O perfil que o mercado procura para as vagas temporárias de fim de ano é de pessoas articuladas
Comércio já sente aumento no movimento de vendas
O comércio de Macaé já está se preparando para a chegada do Natal. Com a proximidade do fim de ano, as lojas da cidade estão oferecendo vagas temporárias de trabalho. Esta semana, a Central do Trabalhador de Macaé (CTM), ligada à Secretaria de Trabalho e Renda, divulgou a oferta de 125 novas vagas para o comércio varejista. Ao todo, a lista inclui 832 vagas em diferentes cargos.
Para o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, a procura por funcionários temporários para o comércio pode aumentar ainda mais a partir dos próximos dias. Ele acrescenta que a tendência é de que este ano o número de vagas temporárias para o Natal cresça pelo menos 15 % em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com ele, a queda do dólar este ano também influencia na porcentagem, já que o Brasil exporta menos e tem mais oferta no mercado interno. Também acontece uma maior entrada de produtos importados.
- Temos dois picos de empregos temporários no ano - no mês de maio, por causa do Dia das Mães, e o período de Natal e férias. Durante todo mês de novembro há uma oferta muito grande. Em média, o serviço temporário dura três meses, disse Marcos Crespo., lembrando que também há aquecimento do mercado no mês de janeiro em restaurantes, sorveteria e hotelaria, e durante todo o mês de março, nas papelarias e locais que vendam material escolar.
O perfil que o mercado procura para as vagas temporárias de fim de ano é de pessoas articuladas, desinibidas, que saibam prestar um bom atendimento, e que tenham carisma e disposição para atender.
O secretário lembra que embora o indivíduo apresente grande parte das características exigidas pelo empregador, isso não significa que a pessoa se manterá no emprego. Entre as dicas que a Secretaria de Trabalho e Renda destaca para o interessado em ser efetivado está ser uma pessoa proativa, disposta a mudar de posições dentro da loja; estar sempre solícito para qualquer demanda e disposição para fazer hora-extra, o que para os comerciantes, durante esse período, é fundamental.
Como funciona a Secretaria de Trabalho e Renda
A Secretaria trabalha fazendo a mediação da mão de obra, contando com uma equipe que visita as empresas e comércio, buscando novas vagas de emprego formal. A Secretaria também faz a inserção do jovem aprendiz no mercado de trabalho além de ministrar cursos de qualificação. A Secretaria também conta com o projeto “Qualificar para Empregar”, com foco em pessoas de escolaridade com o Ensino Médio incompleto, para pessoas a partis dos 16 anos.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!