Em Campos, aproximadamente 73 mil eleitores deixaram de votar
A média é superior a registrada no estado, que já é considerada alta.
Nos próximos quatro anos o Brasil será governado por uma mulher: Dilma Rousseff. No Rio de Janeiro a candidata do PT teve 60% dos votos válidos. Dos 92 municípios do Rio de Janeiro ela ganhou em 52 cidades. O candidato tucano, José Serra, teve votação expressiva nas regiões Serrana, dos Lagos, Norte e Noroeste. Mas, o que chamou a atenção neste 2º turno foram as abstenções. Mais de 2,4 milhões de eleitores deixaram de votar.
Depois das eleições, o campista retomou a rotina nesta segunda-feira (1). Mas o movimento pelas ruas não chegou a ser o de costume. E a reposta pode estar nas urnas. A abstenção neste segundo turno superou a do primeiro. Neste domingo (31) aproximadamente 73 mil eleitores de Campos deixaram de votar. Isso representa quase 23% do eleitorado. A média é superior a registrada no estado, que já é considerada alta. O Tribunal Regional Eleitoral já esperava o índice e aponta dois motivos para os dados. O feriado que muita gente emendou e a folga de quase uma semana que os funcionários públicos ganharam.
No maior colégio eleitoral do interior do Rio, a candidata a presidente eleita Dilma Rousseff teve menor número de votos que o candidato José Serra. O presidente do PT no município não acredita que a abstenção tenha prejudicado Dilma, mas se preocupa com os números.
O alto índice de abstenção também é motivo de preocupação para o Tribunal Reginaldo Eleitoral. Para presidente do TRE-RJ, Nametala Jorge, é melhor mudar o calendário de votação quando as eleições caírem perto de um feriado prolongado.
Já pelas ruas a obrigatoriedade do voto divide opiniões.
Sobre as abstenções o próprio presidente do TRE do Rio de Janeiro disse que esse alto número pode ter sido provocado pelo feriado prolongado. E que nas próximas eleições o calendário eleitoral deve ser mais bem analisado. No estúdio do Inter TV esteve o chefe de cartório da 96ª Zona Eleitoral de Cabo Frio, Frederico Almeida.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!