Rio das Ostras poderá ter Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
Riverton irá levar a possibilidade da criação do Plano de Mobilidade Urbana para os prefeitos de Quissamã, Carapebus, Campos e Rio das Ostras nesta sexta-feira (26)
O desenvolvimento regional integrado, com incremento à logística e na busca de soluções de mobilidade urbana foram os assuntos da reunião entre o prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB), o secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, o Jorjão, e o secretário Estadual de Transporte, Júlio Lopes, nesta quinta-feira (25), no gabinete do secretário, no Rio. A possibilidade de estudo para um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) regional, ligando Macaé a Rio das Ostras e Macaé a Campos, passando por Carapebus e Quissamã, foi discutida.
De acordo com o secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, a ideia é estudar a viabilidade um Plano de Mobilidade Urbana da região metropolitana do petróleo, tendo Macaé como eixo, já que o município está com o projeto do VLT urbano em estágio avançado de implantação. “Para o transporte ferroviário de dentro do município, estão sendo produzidas quatro composições de trem com dois vagões cada para começar a operar”, informou o prefeito.
Riverton irá levar a possibilidade da criação do Plano de Mobilidade Urbana para os prefeitos de Quissamã, Carapebus, Campos e Rio das Ostras nesta sexta-feira (26), durante reunião da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) em Quissamã. “O impacto do desenvolvimento econômico em Macaé é evidente com o crescimento da população e a necessidade do aumento dos serviços públicos de educação, saúde e infraestrutura para atender a demanda. A mobilidade urbana, o fluxo de veículos e o trânsito são questões que também sofremos o impacto direto e precisam ser resolvidas para agilizar o cotidiano dos moradores e também o tráfego de veículos de carga que abastecem o arranjo do petróleo”, observou o prefeito.
Segundo Riverton, a duplicação da Rodovia Amaral Peixoto, a RJ-106, entre Macaé e Rio das Ostras, a busca por uma nova via entre Novo Cavaleiros e Imboassica são ações que tentam minimizar o impacto viário na cidade. Por dia, são 21.524 automóveis em média que circulam pela RJ-106, no Parque de Tubos, além de 1.267 ônibus e 1.585 caminhões.
- O estudo regional visa conhecer o deslocamento intra e inter municípios. Nosso objetivo é traçar uma diretriz de viabilidade econômica para a região, para trazer mais segurança viária, mais velocidade e integração entre os municípios de Macaé, Rio das Ostras e Campos, passando por Carapebus e Quissamã. De início, será um estudo, ainda inédito na região, com possibilidade de se pensar em uma integração macro – pontuou o secretário de Mobilidade Urbana de Macaé, Jorjão Siqueira.
Por dia, a estimativa é que 90 mil viagens passem pelo Parque de Tubos. A extensão do VLT para Campos também é justificada pelo número de circulação de veículos entre a RJ-106 no Lagomar e a BR-101 por dia: 15.946 automóveis, 2.294 ônibus, 2.697 caminhões. A estimativa é que sejam realizadas 115 mil viagens por dia no trecho. “O Plano de Mobilidade Urbana seria um instrumento para orientação das ações executivas para os investimentos em infraestrutura tanto do sistema viário como dos sistemas de transporte coletivo”, pontuou Jorjão.
VLT: secretário estadual destaca avanço
O secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, destacou a importância da implantação do VLT em Macaé durante o encontro nesta quinta. “Quero agradecer ao prefeito e ao secretário Jorjão, que ajudam a recuperar o parque ferroviário do estado, que é uma meta do aumento da mobilidade pública. Todos os estudos da secretaria mostram que estamos indo para um nó da mobilidade se não buscarmos alternativas novas. Com o barateamento do automóvel, estamos com projeção de dobrar a frota circulante, sem capacidade de dobrar a infraestrutura rodoviária. As dificuldades de mobilidade poderão aumentar, mas com novas integrações e alternativas, podemos resolver esta questão, como o Plano de Mobilidade Urbana para a região do petróleo”, disse.
Lopes acrescentou que a secretaria de Transportes possui um convênio junto ao Banco Mundial para a revisão do Plano Diretor de Transportes Urbanos do Rio de Janeiro, com estudos que visam melhorar a mobilidade no interior do estado. “A ideia é fazer um estudo que contemple a melhoria da mobilidade em Macaé, Rio das Ostras, Carapebus, Quissamã e Campos”, citou.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!