Esquema de segurança inibe protestos no G20 | Rio das Ostras Jornal

Esquema de segurança inibe protestos no G20

Menino de 13 anos era único manifestante quando G1 esteve no local.

Via que dá acesso ao edifício onde ocorrem reuniões foi bloqueada.

O forte esquema de segurança nas imediações do prédio onde ocorrem as reuniões do G20 nesta sexta-feira (12), em Seul, na Coreia do Sul, inibe protestos. Próximo ao evento, o único manifestante que a reportagem do G1 localizou era um menino de 13 anos.

Jonathans Lea nasceu na Coreia do Sul, mas mora nos Estados Unidos. Com um cartaz nas mãos, ele pedia que o G20 intercedesse por um tratado de paz permanente entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte.

“Quero a ajuda dos líderes do G20 para que haja paz entre as duas Coreias e uma península livre de armas nucleares”, disse.

Cerca de 50 mil policiais trabalham para garantir a segurança dos chefes de Estado dos países que fazem parte do G20. A via que dá acesso ao edifício que sedia as reuniões foi bloqueada para impedir o acesso de pessoas não credenciadas. Cães farejadores verificam o conteúdo dos poucos carros autorizados a trafegar pela rua.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente eleita, Dilma Rousseff, já chegaram à reunião de cúpula, que promete intensos debates sobre a chamada “guerra cambial”.

O Brasil e outros países emergentes criticam a política monetária dos Estados Unidos de desvalorização do dólar.

Na quinta, Dilma afirmou que a política monetária dos EUA gera um "protecionismo camuflado" por parte dos outros países como forma de proteção.

Já o governo norte-americano reclama de países com grande superávit na balança comercial, como China e Alemanha. Em Seul, o presidente Barack Obama defendeu a medida do Federal Reserve (Banco Central norte-americano) de adquirir US$ 600 bilhões em títulos.

A decisão do Fed, que injetará US$ 600 bilhões na economia, foi recebida com duras críticas por vários países, que consideram a medida como uma manobra para desvalorizar o dólar e, consequentemente, beneficiar as exportações americanas.

A reunião do G20 começou às 9h30 (horário local) e deve terminar às 15h30, com a divulgação de um comunicado oficial que trará as principais resoluções do grupo.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!