Menino de 13 anos era único manifestante quando G1 esteve no local.
Via que dá acesso ao edifício onde ocorrem reuniões foi bloqueada.
O forte esquema de segurança nas imediações do prédio onde ocorrem as reuniões do G20 nesta sexta-feira (12), em Seul, na Coreia do Sul, inibe protestos. Próximo ao evento, o único manifestante que a reportagem do G1 localizou era um menino de 13 anos.
Jonathans Lea nasceu na Coreia do Sul, mas mora nos Estados Unidos. Com um cartaz nas mãos, ele pedia que o G20 intercedesse por um tratado de paz permanente entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte.
“Quero a ajuda dos líderes do G20 para que haja paz entre as duas Coreias e uma península livre de armas nucleares”, disse.
Cerca de 50 mil policiais trabalham para garantir a segurança dos chefes de Estado dos países que fazem parte do G20. A via que dá acesso ao edifício que sedia as reuniões foi bloqueada para impedir o acesso de pessoas não credenciadas. Cães farejadores verificam o conteúdo dos poucos carros autorizados a trafegar pela rua.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente eleita, Dilma Rousseff, já chegaram à reunião de cúpula, que promete intensos debates sobre a chamada “guerra cambial”.
O Brasil e outros países emergentes criticam a política monetária dos Estados Unidos de desvalorização do dólar.
Na quinta, Dilma afirmou que a política monetária dos EUA gera um "protecionismo camuflado" por parte dos outros países como forma de proteção.
Já o governo norte-americano reclama de países com grande superávit na balança comercial, como China e Alemanha. Em Seul, o presidente Barack Obama defendeu a medida do Federal Reserve (Banco Central norte-americano) de adquirir US$ 600 bilhões em títulos.
A decisão do Fed, que injetará US$ 600 bilhões na economia, foi recebida com duras críticas por vários países, que consideram a medida como uma manobra para desvalorizar o dólar e, consequentemente, beneficiar as exportações americanas.
A reunião do G20 começou às 9h30 (horário local) e deve terminar às 15h30, com a divulgação de um comunicado oficial que trará as principais resoluções do grupo.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!