Casimiro de Abreu dá o primeiro passo para ter pólo da UENF | Rio das Ostras Jornal

Casimiro de Abreu dá o primeiro passo para ter pólo da UENF

Cidade poderá ter em breve um complexo universitário da UENF.

Será necessário buscar apoio da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) e do governador Sérgio Cabral.

A afirmação é do prefeito de Casimiro de Abreu, Antonio Marcos, que assinou na manhã de quinta-feira, dia 4, no plenário da Câmara dos Vereadores, um protocolo de intenções com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). “O mais importante já fizemos: tivemos coragem para começar a executar as ações para a vinda do pólo para Casimiro de Abreu”, disse Antonio, destacando que iniciativas e investimentos na educação do município têm demonstrado que essa é uma das prioridades da administração municipal.

O prefeito também afirmou que será necessário buscar apoio da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) e do governador Sérgio Cabral. “É importante que todos estejam unidos, inclusive a Câmara dos Vereadores e a população, para que essa ação não fique somente no protocolo. Vou lutar para que a universidade venha para Casimiro de Abreu”, frisou Antonio.

De acordo com o reitor da UENF, Almir Junior de Carvalho, Casimiro de Abreu é um município estratégico para a instalação da UENF, que está entre as 15 melhores universidades do país, entre 200 avaliadas. “A vinda da universidade para Casimiro de Abreu depende muito da vontade da população. O município não pode investir na universidade, somente oferecer espaço e infraestrutura, já que tem obrigação com a educação fundamental. Por isso o apoio do Governo do Estado será importantíssimo”, disse o reitor.

Embora o processo possa demorar a ser executado, Almir destacou a importância de um pólo para o fomento econômico e cultural do município. “Queremos construir um projeto de campus que possa ser parte do desenvolvimento de Casimiro”, afirmou o reitor.

O presidente da Câmara dos Vereadores, João Medeiros Neto, destacou que há uma visão de integrar a educação com as partes tecnológica e industrial, num complexo educacional. “Nós entendemos que existam etapas, mas esse pontapé inicial é muito importante para a vinda da universidade pública para Casimiro. O poder legislativo vai participar desse processo, pois temos o compromisso com o município. Não acredito em oposição num projeto como esse”, disse Medeiros.

A secretária de Educação, Maria Inês Ávila, frisou que a vinda de um campus está além da visão só do governo municipal. “É uma satisfação ver os nossos diretores, incluindo os de escolas estaduais e particulares, participando desse momento histórico. Temos um longo caminho pela frente e com força de vontade iremos conseguir fixar as demandas”, afirmou Maria Inês.

PRESENÇAS -A assinatura do protocolo de intenções contou com a presença do vice-reitor Antonio Abel Carrasquilla, dos vereadores Quinha, Pezão e Bitó, além do secretariado e representantes da sociedade civil. Também estiveram presentes os colaboradores Eduardo Batista Neiva, geofísico e ex-presidente do instituto de metrologia e tecnologia de Macaé; Rogério Sales, consultor de gestão do conhecimento e José Stivanin, especialista em telecomunicações.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!