Os benefícios oferecidos pela Previdência Social através das contribuições mensais.
Aposentadoria e auxílio-doença são alguns deles.
Uma vez por mês, o Programa de Atendimento Integral à Família (Paif) realiza palestra com tema pré-determinado e de interesse da comunidade. O Projeto “Arte em Fibra”, coordenado pela assistente social Elizângela Barros da Costa, conta atualmente com 28 artesãos cadastrados. Eles participaram de uma palestra no auditório do CRAS, cujo objetivo foi informar sobre os vários tipos de benefícios previdenciários.
O “Arte em Fibra” aproveita todos os itens da bananeira para confecção de objetos de decoração e utensílios domésticos. É um dos vários projetos de geração de renda desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que funcionam ainda como complemento salarial. Não há vínculo empregatício com a prefeitura. Apesar de autônomos, nem todos os artesãos contribuem com a Previdência Social.
A palestra serviu para orientar os artesãos sobre os benefícios oferecidos pela Previdência Social através das contribuições mensais. Aposentadoria e auxílio-doença são alguns deles. “Há muitas dúvidas quanto aos direitos trabalhistas e à seguridade social. Vim para tentar ajudar a esclarecê-las”, disse a representante da agência do INSS em Macaé, Vanessa Ramos de Carvalho.
Idade mínima do segurado, tempo de contribuição indicado para se aposentar, valores dos benefícios foram algumas das questões levantadas pelos artesãos. Entre eles, Célia Santos Souza e Zenilda Bragança. Para elas, as informações ajudarão no planejamento de contribuição e futura aposentadoria. Segundo a coordenadora Elizângela Costa, o projeto está disposto a realizar novos encontros para orientar e esclarecer os assistidos pelo Paif.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!