Nessa época do ano o litoral do Rio de Janeiro recebe diversas espécies de baleias que migram para se reproduzir
Biólogos da Fundação Oswaldo Cruz investigam as causas da morte das duas baleias encontradas na Região dos Lagos.
Os animais mortos são importantes para a pesquisa, já que nessa época do ano o litoral do Rio de Janeiro recebe diversas espécies de baleia. Elas migram para as águas quentes de Abrolhos, na Bahia, para se reproduzir, mas nesse caminho muitas morrem antes de chegar ao destino, e também é comum algumas se desprenderem do grupo. Nos últimos 30 dias, duas morreram encalhadas na Região dos Lagos.
O grupo de especialistas da fundação Oswaldo Cruz é formado por biólogos e ambientalistas do projeto Aves, Quelônios e Mamíferos da Bacia de Campos, que observam animais mortos encontrados nas praias entre Saquarema e Casimiro de Abreu. Eles percorrem o litoral da Região dos Lagos, e agora o alvo das pesquisas são as baleias Jubarte, que têm aparecido no litoral do Rio de Janeiro. A primeira foi em Arraial do Cabo, no mês passado, um macho de 10 metros que já encalhou morto. A segunda baleia foi encontrada no fim de semana, e media 12 metros, e também teria morrido antes de encalhar.
Apesar de ser comum o aparecimento destas baleias no litoral do estado, os especialistas alertam: se mais uma baleia aparecer morta na região a situação se torna preocupante, porque o excesso de mortes pode interferir na reprodução dos animais.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!