Vinte genótipos já identificados anteriormente serão estudados até o fim deste ano.
No fim deste ano, as plantações que estão no sítio agrícola serão avaliadas novamente pela Embrapa.
A Fundação Municipal Casimiro de Abreu recebeu nesta terça-feira, dia 13, a visita de um técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que veio ao município para avaliar as diversas espécies de bananas.
Vinte genótipos já identificados anteriormente serão estudados até o fim deste ano. Casimiro de Abreu é o único município do Estado que faz parte do experimento iniciado em 2007. “Essa região é representativa no cultivo da banana e por isso nos atende na questão das análises”, disse Amarantino Nicole, técnico da Embrapa.
O trabalho visa estudar as diversas características da fruta como sabor, resistência a doenças e porte da planta, para então identificar os melhores tipos. Estes serão encaminhados para o laboratório para fazer a micropropagação, que consiste na produção rápida de milhares de clones de uma planta, a partir de uma única célula vegetal.
No fim deste ano, as plantações que estão no sítio agrícola serão avaliadas novamente pela Embrapa. “Essa informação referente a produção de bananas é importante para propagarmos os melhores tipos e assim termos uma entrada melhor no mercado e atendermos toda a região”, explicou Alexandre.
Magno, presidente da Fundação Municipal. Todo o processo é acompanhado semanalmente pelo engenheiro agrônomo Rodrigo Guedes, técnico da Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura.
FARINHA - A Fundação Municipal de Casimiro de Abreu desenvolveu uma farinha feita com a banana, para reaproveitar frutas verdes e outras que não serão utilizadas para venda. A banana é desidratada e triturada e depois de pronta tem sido utilizada como paliativo em tratamentos de desnutrição, de portadores de HIV e de pessoas que possuem o colesterol e a diabetes elevados.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!