O Centro de Terapia Intensiva conta com a atuação de uma equipe multidisciplinar
Humanização, tecnologia e excelência profissional levam unidade a salvar a vida de cerca de 70% dos pacientes
Os investimentos e serviços humanizados desenvolvidos pelo Centro de Terapia Intensiva – CTI, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, tornaram a unidade uma referência na Região. Este mês, o CTI do Hospital Municipal completou dois anos e comemora dando mais perspectivas de vida aos pacientes. Desde sua inauguração, o CTI já atendeu cerca de 450 pessoas, conseguindo salvar quase 70% dos pacientes internados. “Esse índice é bem positivo, comparando-se aos padrões internacionais de saúde”, explica o coordenador da unidade, o médico Paulo Jóia.
“A implantação do CTI em Rio das Ostras foi um desafio que vencemos e uma conquista para toda a população. Antes nossos pacientes dependiam somente da Central de Vagas do Estado ou de solicitações de internação em outros municípios, o que aumentava o risco de morte dessas pessoas”, disse o secretário de Saúde Sérgio Manhães. “Temos que ter uma visão global de Saúde: investir na Atenção Básica, mas sem esquecer dos serviços de alta complexidade. Assim protegemos a vida de todos”, completou o secretário.
Humanização – A nova gestão do Hospital Municipal, que assumiu a unidade há seis meses, prioriza a humanização do atendimento. Os profissionais de saúde estimulam a recuperação dos pacientes por meio da comunicação personalizada, a partir da troca de informações entre os profissionais e com os familiares. Os pacientes são levados a “passeios” pelo Hospital, para que possam interagir e reconhecer em que período do dia estão. Os internados fazem essas saídas deitados no leito e por vezes até ligados aos aparelhos de respiração e somente quando há condições de saúde, sem risco a essas pessoas.
“Sair de dentro do CTI é um estímulo à recuperação, já que eles passam a interagir com o ambiente, sabendo quando é dia, quando é noite, quando está chovendo ou faz sol”, declarou Paulo Jóia.
O Centro de Terapia Intensiva conta com a atuação de uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem e médicos.
“O CTI funciona com apoio e dedicação de todos os profissionais do Hospital”, disse o coordenador da unidade.
O município deve arcar apenas com a Saúde Básica. Entretanto, a Prefeitura investe em serviços de média e a alta complexidade em saúde, a fim de oferecer um atendimento completo à população. A séria gestão dos recursos de royalties contribuiu para a criação do CTI.
Salvando vidas - Há pouco mais de um ano o técnico em Segurança do Trabalho Augusto Dias sofreu um acidente de moto. Passou 23 dias em coma e atribui sua recuperação “a Deus, ao serviço de Resgate da Prefeitura e ao Centro de Terapia Intensiva do Hospital Municipal”. Augusto, que estava com todos os equipamentos de segurança na hora do acidente, foi resgatado em minutos. Ele ressalta que a sensação é a de ter nascido de novo. “Se não fosse a rapidez no atendimento, não sei se hoje estaria aqui. Recebi um tratamento maravilhoso no CTI do Hospital; a equipe é muito atenciosa e dedicada”, frisou.
Aniversário – Um evento na última segunda-feira, dia 5, no Hospital Municipal, marcou o aniversário do CTI. A celebração reuniu equipes de saúde e administrativa da unidade, além de outros servidores da Secretaria de Saúde. Também estavam presentes o secretário de saúde, Sérgio Manhães, e o diretor-geral do Hospital, Lucas Rodrigues.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!