De acordo com pesquisa do IBGE, 97% das cidades não oferece este atendimento.
Nova Friburgo é uma delas
Violência doméstica. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que a maioria das cidades brasileiras não possuiu um abrigo para mulheres que sofrem maus tratos em casa. Um dos problemas que elas enfrentam é não ter para onde ir depois de fazer uma denúncia.
Uma mulher não se identifica por vergonha e também por medo. A história dessa mulher é marcada pelo desrespeito e violência dentro do casamento. Com medo de perder a vida, ela pediu ajuda, mas para ficar longe do agressor, ela teve também que ficar longe de toda a família. Na cidade dela não existe abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica, e ela teve que ir para o Rio de Janeiro.
No Brasil, apesar de 97% das cidades oferecerem algum tipo de assitência social para mulheres vítimas de violência, o número de abrigos ainda é pequeno. Apenas 3% das cidades oferecem este tipo de atendimento.
Os dados são do IBGE e, Nova Friburgo é uma dessas cidades, sem uma casa abrigo. Essas casas servem para dar suporte à mulheres que correm risco de morrer. No centro de referência da mulher de Nova Friburgo, a coordenadora jurídica Rosângela Cassano conta que, cerca de 50% dos atendimentos no mês, são de mulheres que já tinham sido agredidas e, na maioria das vezes, já fizeram ocorrência contra os agressores. Se na cidade tivesse uma casa abrigo, ela acredita que esse número diminuiria bastante.
A assessoria de imprensa do governo do estado disse que existe no governo federal um projeto para a instalação de um abrigo para atender as mulheres da região serrana vítimas de agressão. Mas não há prazo para a criação desse espaço. Casos de agressão podem ser denunciados pelo telefone 180, uma central nacional que funciona 24 horas. O atendimento também é feito pelos centros de referência, presentes em várias cidades. Em Nova Friburgo o telefone é (22) 2525-9226.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!