Expectativa é de que a cidade tenha uma movimentação econômica de R$ 5 milhões durante o evento
A uma semana do início do Festival, a taxa de ocupação da rede hoteleira já chega a 80% em Rio das Ostras.
Não é à toa que o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio de Janeiro. A realização desse evento comprovadamente aquece a economia da cidade e de toda região.
De acordo com os dados da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras, a média de injeção de recursos no município é de cerca de R$ 5 milhões. E dados de entidades comerciais dos municípios vizinhos de Búzios e Macaé também comprovam o aumento do fluxo de turistas.
A uma semana do início do Festival, a taxa de ocupação da rede hoteleira já chega a 80% em Rio das Ostras. Segundo a secretaria de turismo de Casimiro de Abreu, de acordo com as pesquisas realizadas nos meios de hospedagem do distrito Barra de São João, é observado um aumento significativo motivado pelo Festival.
Em seu primeiro ano de atividade, o Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau já reconhece o Festival de Jazz como um dos melhores eventos da cidade. “É um evento de projeção internacional, que traz público do Brasil inteiro e do exterior que utiliza a rede hoteleira, frequenta bares e restaurantes e consome no comércio. Isso aquece a economia da cidade num período de baixa temporada, quando a circulação do dinheiro normalmente seria menor”, disse Paula Meireles, presidente da instituição.
Nem só a rede hoteleira é beneficiada. Os bares e restaurantes também registram um aumento expressivo de um público diferenciado durante o período do Festival. Pedro Rodrigues, proprietário do Bartrô, analisa o movimento nesse período e acredita que também é uma boa oportunidade para dar visibilidade ao negócio. “Me estruturei este ano para estar na praça de alimentação do Festival de Jazz e realizar eventos no restaurante também. A visibilidade que temos, reflete na empresa diretamente”, explicou.
Artesanato no Festival – Também com objetivo de incentivar a economia alternativa, a Prefeitura de Rio das Ostras abre espaço na Cidade do Jazz para exposição e venda de artesanato. Projetos sociais ligados a secretaria de Bem-Estar Social, artesãos da Fundação Rio das Ostras de Cultura e ONGs fazem sucesso com peças temáticas.
Izabel Thomaz da ONG Mare – Meio Ambiente, Respeito e Esporte – ressalta o sucesso de vendas. “Todos os anos vendemos tudo que levamos para o Festival de Jazz. É ótimo para divulgar nosso trabalho e arrecadar recursos para o desenvolvimento dos projetos”, contou.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!