Aeroporto de Macaé registra diminuição de operações aéreas
Números de pousos e decolagens registrados no Aeroporto de Macaé caíram em 2009
Apesar de ainda ocupar posição de destaque no cenário aéreo brasileiro, o Aeroporto de Macaé registrou uma queda no número de pousos e decolagens realizados ao longo de 2009, o que levou a base macaense a cair também no ranking dos 67 aeroportos operados pela Infraero no país. Mesmo com a diminuição do volume de operações, ocasionada por diferentes situações ocorridas ao longo do ano passado, o terminal continua sendo considerado como o principal da região.
De acordo com dados revelados nesta semana pela superintendência do Aeroporto de Macaé, ao longo do ano passado, 374.377 passageiros circularam pelo terminal do município, 11.274 a menos que o volume registrado em 2008, 385.651. Para realizar o transporte do volume de passageiros, foram executados exatos 57.410 pousos e decolagens, contra os 61.558 ocorridos em 2008, uma redução de 4.148 procedimentos.
Os números registrados em 2009 fizeram com que o Aeroporto de Macaé caísse da 11ª posição, para a 14ª no ranking da Infraero referente ao número total de passageiros transportados pelos 67 aeroportos brasileiros.
Já no ranking geral de pousos e decolagens, o Aeroporto de Macaé acabou subindo, passando da 35ª posição para a 33ª neste ano. Movimentado principalmente pelas operações das aeronaves que realizam os voos offshores, correspondente a 90% dos serviços realizados na base macaense, o Aeroporto de Macaé atua de acordo com a oscilação das atividades realizadas nas unidades de exploração e produção de petróleo da Bacia de Campos, apontada como um dos responsáveis pela redução dos números.
“Ao longo de 2009 registramos alguns fatores que acabaram contribuindo com a diminuição desses números. Porém, isso não nos surpreende, já que estamos dentro da média de oscilação ocasionada pela atividade de exploração de petróleo no município”, apontou o superintendente do Aeroporto, Hélio Batista dos Santos Filho.
Além das variações da atividade petrolífera, Hélio afirmou que o crescimento da atividade do turismo aéreo, em crescimento em diferentes cidades do Brasil e do mundo, acabou por alavancar a posição de outros aeroportos nacionais, o que contribuiu também com a queda da base macaense nos rankings da Infraero.
“Como não temos o turista que utiliza o modal aéreo, com o aumento desta demanda nos demais aeroportos existe uma tendência para que nossos números diminuam ou se mantenham. Há ainda que se considerar que estamos comparando números com outros 66 aeroportos, entre eles, todos os internacionais”, analisou Hélio.
O superintendente do Aeroporto de Macaé afirmou que, diante das especulações sobre o futuro da exploração de petróleo do Brasil, somada a realização de um projeto de incentivo ao turismo no município, a recuperação da base macaense, tanto no número de operações, como nas posições nos rankings da Infraero, deverá acontecer nos próximos anos.
“Acredito que o município tem potencial de sobra, não apenas para o turismo de negócios, mas também para o turismo ambiental. Se isso for bem trabalhado, acredito que não apenas a cidade vai ganhar, mas também o nosso Aeroporto”, afirmou Hélio.
Pré-vestibular social tem sua aula inaugural
O programa visa atender aos candidatos residentes no município vindos de escolas públicas.
Nesta segunda, 22, a Fundação para a Infância e a Adolescência (FIA) foi palco da aula inaugural do Projeto Pré- Vestibular Social (PVS). Foi feita uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação e pela primeira vez um projeto desse porte é organizado pela prefeitura.Estiveram presentes alunos, professores e representantes do governo municipal como o prefeito Antonio Marcos, as secretárias de Assistência Social, Rosana Lélia, de Educação, Maria Inês Ávila, e de Controle Interno, Vera Bezerra, além das coordenadoras do PVS, Maria Aparecida Otz e Sarah Maia.
O programa visa atender aos candidatos residentes no município vindos de escolas públicas. As 100 vagas( 50 para Casimiro de Abreu e 50 para o distrito de Barra de São João) foram preenchidas através de uma prova na qual os mais de 250 candidatos resolveram questões de disciplinas do Ensino Médio.
Houve um cerimonial com o prefeito e as secretárias das pastas envolvidas, seguido da entrega de material escolar e apostilas para os estudantes, além da apresentação de grupos de dança. A equipe do pré- vestibular se mostrou muito satisfeita com a receptividade e procura do projeto junto à população.
A secretária de Assistência Social Rosana Lélia avaliou a importância de iniciativas como essa: “Este projeto significa desafio e esperança. Nosso desafio é ajudar as pessoas a melhorarem de vida, de forma completa. Uma dessas formas é facilitar o acesso ao estudo, para que se qualifiquem melhor e a esperança é de que as pessoas conquistem o que se determinarem a buscar. Entrar para a universidade é o primeiro passo.”
Muitos alunos vêem no projeto a porta de entrada para um futuro com mais oportunidades de crescimento e alguns deles defendem que nunca é tarde para mudar de profissão , como a técnica de enfermagem Luciete Barreira, 40 anos : “ Quero aumentar meu leque de conhecimento, pois moro há muitos anos em Casimiro de Abreu e nunca havia visto uma oportunidade como essa. Achei a iniciativa muito bonita. Estão todos de parabéns .”
Aqueles que não foram selecionados para participar do projeto estão com seus nomes em uma lista de espera disposta em ordem de classificação para serem chamados em caso de desistência de algum candidato ao longo do curso. No caso de empate será dada prioridade ao candidato mais jovem.
Abertura dos projetos sociais do PAIF será nesta quinta
A cerimônia de abertura será no dia 25
A Secretaria de Assistência Social vai dar início aos projetos do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF) em março. A cerimônia de abertura será no dia 25, quinta, a partir das 14h do no Espaço Arte Natural (Casa do Artesanato). O evento terá a presença de alunos coordenadores dos projetos, instrutores das oficinas e secretários municipais.
Os projetos atendem cerca de 250 famílias, entre adolescentes, mulheres e idosos. Ao todo, beneficiam mais de 300 pessoas. Confira alguns deles:
Arte em Fibra – Programa de geração de renda onde são ensinadas técnicas de artesanato com a fibra de bananeira, com a qual são produzidas bolsas, bonés, porta CDs, etc.Os produtos são comercializados nos quiosques da prefeitura, no Espaço Arte Natural ( Casa do Artesanato ) e em feiras.
Questão de Mulher – Reuniões, palestras, oficinas e cursos para mulheres, entre eles, o de salão de cabeleireiro, que tem o objetivo de promover a emancipação financeira dessas mulheres.
ProJovem – Programa do Governo Federal, que em parceria com a Secretaria de Assistência Social, ministra oficinas de audiovisual, teatro e grafite para jovens de 14 a 17 anos.
Renovar – Dirigido a pessoas da 3ª idade, promove atividades com música, cerâmica, tapeçaria e bordado onde centenas de idosos aprendem as técnicas de execução.
Semente - Gestantes e mães que amamentam são o foco do programa onde são ministradas palestras sobre temas ligados á maternidade, além de cursos de confecção do enxoval dos bebês. Elas também recebem atendimento de médicos, psicólogos e assistentes sociais.
Convite da Fundação Municipal Casimiro de Abreu
Semana Agroindustrial de Desenvolvimento Municipal.
O Prefeito do Município de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos de Lemos Machado, e o Presidente da Fundação Municipal de Agricultura, Alexandre Magno Teixeira Pinto, convidam V.Sª. para a Semana Agroindustrial de Desenvolvimento Municipal.
De 02 à 04 de março de 2010, das 13h30 às 17h.
Palestrante: Marco Aurélio Correa Pacheco - Consultor de Agroindústria.
Local: Fundação Municipal de Agricultura. Estrada Eduardo Zac Zuc Tahan, s/n° - Vargem Grande - Casimiro de Abreu
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!