Em época de divulgação das listas de aprovados nos principais vestibulares do país, jovens guerreiros comemoram a mudança de vida. Eles saíram de bairros pobres, estudaram em escolas públicas, se dedicaram e chegaram às melhores universidades do país.
Os livros pré-vestibulares agora são uma pilha no canto de casa. Foram aposentados, depois de seis anos de uso. Desde 2003, Priscila Bezerra da Silva tentava uma vaga de mecânica de projeto na Fatec, em São Paulo. E conseguiu. “[Me sinto] vitoriosa, nervosa, apreensiva, mas aliviada. Tudo isso junto, mas é uma questão de alivio por ter entrado em uma faculdade pública, uma faculdade que eu sempre quis”, comemora. A manicure sempre estudou em escola pública e precisou se esforçar muito para ganhar da concorrência. “Foi estressante, puxado, corrido. Quase não saía, mal comia direito, ficava horas a fio acordada”, lembra a estudante. Ada Geralda da Silva insistiu por quatro anos até que a universidade, que parecia tão distante, encheu os olhos desta jovem de alegria. “Não estou acreditando até agora. É indescritível, é inacreditável.”
Ela conquistou uma das 1,7 mil vagas de engenharia de uma universidade pública. Sem cursinho, com persistência. “Já era para eu estar me formando, mas devido à situação financeira, não consegui entrar na faculdade particular. Tive que estudar bastante para chegar aqui”, diz a estudante. Nos canaviais de Pernambuco, Jonas Lopes da Silva ganhou cicatrizes e a força para querer outra vida. Com 24 anos, filho de um pedreiro e de uma cortadora de cana, ultrapassou 34 candidatos e entrou no curso de medicina da universidade estadual, um dos mais disputados de Pernambuco. “Não tenho como dizer a minha felicidade. Dá vontade de sair correndo nos quatro do mundo gritando”, diz a mãe de Jonas, Edileusa Maria da Silva. “O sonho de ver meu filho estudando medicina é uma alegria”, completa o pai de Jonas, José Lopes da Silva. Foram quatro anos de tentativas, morou em alojamento para estudantes, pagou o estudo com trabalho e passou até fome.
Futuro
Medicina, mecânica, engenharia - para cada um deles, a profissão escolhida é a melhor. É ela que vai ajudar a escrever o futuro. “Um futuro de várias amizades, uma boa educação, saindo formada de uma faculdade boa”, espera Priscila Bezerra da Silva. “Eu pretendo estudar bastante e me tornar uma pessoa melhor, ter a formação que meu pai não conseguiu ter”, planeja Ada Geralda da Silva. “Não suporto ver as pessoas sofrendo. Olho para elas e me vejo com um bisturi”, comenta o estudante Jonas Lopes da Silva. As aulas dele só começam em agosto. Enquanto isso, o estudante está trabalhando. Vai usar o dinheiro para comprar os livros do curso de medicina e também para reformar a casa dos pais.
O cantor José Ramiro Sobrinho, de 70 anos, o Pena Branca da ex-dupla sertaneja Pena Branca e Xavantinho, será enterrado às 17h no Cemitério Parque dos Pinheiros, na Zona Norte de São Paulo. Ele morreu após passar mal em casa, no bairro do Jaçanã, também na Zona Norte, na segunda-feira (8).
Pena Branca teve um infarto e foi levado para o hospital, mas não resistiu. De acordo com o cemitério, o corpo do cantor ainda não havia chegado ao local pouco antes das 9h30, e ainda não está confirmado o horário do início do vel
Pena Branca e Xavantinho começaram a cantar em 1962. Em 1968, a dupla veio para São Paulo para tentar a carreira artística.
Agentes da Vigilância Sanitária do estado de São Paulo interditaram o berçário e a maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes depois de encontrarem irregularidades no hospital, como insetos vivos e mortos sobre os materiais hospitalares, móveis sujos e a ausência do chefe da área de observação. A visita dos agentes ao hospital aconteceu na sexta-feira (5). Esta é a segunda interdição na Santa Casa da cidade da Grande São Paulo em menos de três meses.
A Santa Casa de Mogi foi fechada pela primeira vez em novembro do ano passado, quando oito bebês morreram na UTI, seis deles de infecção hospitalar. De lá para cá, só partos de emergência foram feitos no hospital, que era referência em partos de alto risco. As gestantes que procuram a Santa Casa estão sendo encaminhadas para maternidades e hospitais da região.
A Câmara Municipal da cidade deverá votar nesta terça-feira (9) um pedido de verba suplementar para o hospital. O projeto de destinar recursos é uma iniciativa da Prefeitura de Mogi, que não pretende intervir no hospital. A prefeitura pretende que a maternidade e o berçário da Santa Casa interditados voltem a funcionar em 60 dias.
Jogador de videogame pagará US$ 1,3 milhões à Nintendo por download ilegal
Ele colocou 'New super Mario Bros.' na web seis dias antes do lançamento.
Título vendeu mais de 10 milhões de cópias mundialmente em três meses.
O gamer australiano James Burt, de 24 anos, terá pagar cerca de US$ 1,3 milhão à Nintendo por ter disponibilizado ilegalmente na internet um jogo seis dias antes do seu lançamento. A empresa afirmou nesta terça-feira (9) que venceu a ação contra o homem que pirateou “New super Mario Bros. Wii” no dia 6 de novembro passado.
De acordo com a Nintendo, o valor que será pago pelo jogador compensará as perdas que a empresa teve ao ver as vendas do game prejudicadas pela ação de pirataria. “Usamos uma tecnologia sofisticada que permitiu rastrearmos o homem, que colocou a primeira cópia de ‘New super Mario Bros. Wii’ na internet”.
Burt adquiriu uma cópia do jogo, um dos maiores sucessos de 2009 no console Wii, quando uma loja acidentalmente colocou o título em suas prateleiras antes do lançamento. O jovem, então, disponibilizou o game na internet e, rapidamente, milhares de pessoas fizeram o download ilegal. “Não foi um problema apenas na Austrália, foi um problema global”, disse Rose Lappin, diretora da Nintendo Australia. “Houve milhares e milhares de downloads ilegais e isso causou prejuízos à Nintendo e à indústria. Quando o game é colocado na internet, todo o mundo o tem”.
Lançado em novembro de 2009, “New super Mario Bros. Wii” vendeu mais de 10 milhões de cópias mundialmente em três meses.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!