CIDADE
Peça “Abajur Lilás”, de Plínio Marcos, sobe ao palco do Teatro Popular esse final de semana
Espetáculo proibido por 21 anos pela ditadura militar mostra um universo de miséria e exploração
Nos últimos finais de semana do mês de janeiro o Teatro Popular de Rio das Ostras apresenta uma das mais premiadas e censuradas peças do poeta e dramaturgo Plínio Marcos, “Abajur Lilás”. Em cartaz do dia 22 ao 24 e do dia 29 ao 31,sempre às 21 horas, a montagem trata da relação de poder entre o dono de um bordel e três prostitutas que ali moram e trabalham.
Proibida pela ditadura militar durante 21 anos, a peça mostra um universo de miséria e exploração. Plínio Marcos expõe as entranhas de um poder ilegítimo e opressor em clara alusão à situação política e social da época em que o texto foi escrito.
No elenco estão atores atuantes na cidade, incluindo ex-alunos do Centro de Formação Artística de Rio das Ostras, da Fundação de Cultura da cidade, dirigidos por Vivaldo Franco.
Autor - Ícone do chamado Teatro Maldito, Plínio Marcos foi um dos autores mais premiados e combatidos do cenário teatral brasileiro dos últimos 50 anos. Proibido pela censura da ditadura por mais de 20 anos, perseguido política e artisticamente, nunca abriu mão de suas convicções e de seu estilo dramatúrgico, recheado de tipos marginais, espelho de uma sociedade machista, autoritária e injusta.
Diretor – Vivaldo Franco iniciou sua carreira artística como ator em 1978, no grupo Tafetá de Teatro Popular, no subúrbio carioca. Bacharel em Artes Cênicas pela UniRio, tem pós-graduação em Teoria da Arte (Uerj). Nestes 31 anos de carreira, dirigiu e produziu mais de 20 espetáculos teatrais. Desde 2006 é professor de Interpretação da Escola de Teatro do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro de Rio das Ostras.
Elenco – Participam da peça os atores Alexandre Domingos, Barbara Saboya, Carla Andrea, Carlos Henrique Pimentel, Diego Carvalho, Eliane Soares, Marcelo Evangelista, Néia Oliveira, Norma Maia e Uriara Maciel.
Serviço – O Teatro Popular fica na Avenida Amazonas, s/nº - Centro. Dias 12, 13, 14 e 15 deste mês, às 20h. Ingressos a R$20 e R$10 (estudantes e maiores de 65 anos).
Rio das Ostras mobiliza população no combate a Dengue
Cerca de 3.500 pessoas receberam informações sobre a doença no último fim de semana
O trabalho de sensibilização do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras sobre a Dengue já é sucesso. No último fim de semana, cerca de 3.500 pessoas receberam informações sobre o combate ao mosquito da dengue, durante a ação realizada na Praça José Pereira Câmara
A Prefeitura intensificou o trabalho com ações nos finais de semana de janeiro. No último final de semana, a tenda da Saúde armada na praça recebeu 170 visitas ao minilaboratório. Os guardas sanitários orientaram 3.200 pessoas com a distribuição de panfletos educativos e atenderão seis denúncias de locais infestados.
A ação preventiva tem a aprovação da população. Luiz Márcio, morador do Nova Esperança, acredita no trabalho de esclarecimento. “Isso é ótimo. As pessoas precisam saber como ajudar a combater o mosquito para poder fazer a sua parte”. Segundo informações da Coordenação de Vigilância em Saúde, o resultado da ação foi positiva e superou as expectativas.
Por conta do sucesso das ações realizadas na cidade no controle do mosquito, Rio das Ostras foi contemplada pelo Ministério da Saúde com mais um veículo e dois equipamentos para aspersão perifocal de U.B.V. (fumacê).
O trabalho de sensibilização continua até o fim do mês. As equipes da Secretaria de Saúde vão estar nas ruas da cidade orientando a população, distribuindo folhetos informativos, atendendo às solicitações de moradores e turistas, realizando trabalho especial de visitação de residências, além de dispor de um minilaboratório para que as pessoas possam conhecer de perto as características do Aedes aegypti.
No próximo fim de semana, dias 23 e 24, estarão na Praça da Baleia, em Costazul; e dias 30 e 31, na Praça São Pedro, no Centro. As ações acontecem das 9h às 14h. A distribuição dos folhetos acontecerá por toda orla e nos semáforos da cidade.
Mutirão em Rocha Leão
A equipe do programa de combate a dengue fará um mutirão em Rocha Leão no próximo dia 22, sexta-feira. A ação tem o objetivo de manter os baixos índices de infestação do mosquito na localidade. Os guarda sanitários irão visitar todos os domicílios, orientando os moradores e eliminando possíveis focos. Haverá ainda colocação de telas em caixas d'água, aplicação de UBV (fumacê) perifocal, dentre outras ações de prevenção da doença.
Para informações sobre a dengue e como preveni-la, a população deve procurar a Vigilância Sanitária, pelo telefone 2764-6295.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!