REGIÃO
Juíza eleitoral condena ex-prefeito Tricano a mais de seis anos por compra de votos
A juíza eleitoral de Teresópolis, Daniela Assumpção, condenou o ex-prefeito Mário Tricano a seis anos e oito meses de reclusão pela prática do crime de compra de votos.
O prazo para recorrer da decisão é de dez dias e passou a contar na segunda-feira (1). A assessoria do ex-prefeito disse que vai recorrer.
Educação abre seleção interna para professores de língua estrangeira
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abre inscrições para a seleção de professores de inglês e de espanhol, servidores da rede municipal de ensino, que desejem ministrar aulas no Centro de Idiomas de Macaé.
Os interessados devem encaminhar currículo por e-mail ou entregá-lo na sede da Secretaria ou na Cidade Universitária, até quarta-feira (4). O processo seletivo será nos dias 9 e 10 de dezembro. O Centro começará a funcionar em fevereiro, próximo ao Senai, na Virgem Santa. O curso completo de inglês terá duração de quatro anos e meio e o de espanhol, quatro anos.
Oitenta alunos da rede pública, de 10 a 18 anos, serão beneficiados já no próximo semestre. A proposta da Educação é contribuir para o acesso ao mercado de trabalho e ao ensino superior. Os interessados deverão entregar seus currículos, das 8h às 17h, para Liliane Fonseca, coordenadora de área de Língua Inglesa da Secretaria, na sala 36 da Semed, ou encaminhá-lo pelo e-mail: prof.liliane@gmail. Os currículos também podem ser entregues no Centrexs, 3º andar do prédio da Funemac, na Cidade Universitária, ou enviados pelo e-mail centrexs@funemac.edu.br. Mais informações pelos telefones 2796-2528 e 2796-2531, por Ruth ou Larissa.
A prova escrita, que será realizada às 13h do dia 09 de dezembro, valerá dez pontos. Cada candidato terá 3h para fazer a redação. Para ser aprovado, o professor precisará obter no mínimo de 60% da pontuação. No dia 10, às 8h, acontecerão as provas orais, com duração de até 30 minutos. Após uma entrevista, o candidato deverá apresentar, em no máximo 20 minutos, a unidade didática sorteada no dia anterior. Cada uma dessas fases valerá cinco pontos. O candidato deverá obter 60% dos pontos depois de somadas as notas das duas fases da prova oral.
Dois professores serão contratados já no próximo semestre. A Secretaria de Educação abrirá um banco de dados para cadastro dos profissionais que serão convocados nas etapas posteriores do projeto. Todos os aprovados deverão passar por um curso de qualificação para docentes do Centro de Idiomas de Macaé, em janeiro.
O projeto piloto, que começou a ser elaborado em agosto, será implantado a partir de fevereiro do próximo ano com quatro turmas com vinte alunos de nível básico, duas de manhã e duas à tarde. Mais tarde, será ampliado para o turno da noite com os níveis intermediário e avançado. A proposta do projeto é que o estudante conclua o curso dominando uma língua.
Às escolas municipais receberão um quantitativo de vagas proporcional ao número de alunos e a seleção dos estudantes será feita pela unidade de ensino. O aprendizado de língua estrangeira é necessário para ingresso no mercado de trabalho competitivo nas áreas offshore, de comércio, de turismo, entre outras. Por isso, o curso gratuito adotará o método comunicativo. “O aluno sairá com domínio de leitura, de escrita e principalmente fluência na fala. Além disso, esse conhecimento favorecerá seu ingresso no nível superior”, disse a prefeita em exercício, Marilena Garcia.
Futuramente, o Centro atenderá estudantes das demais redes públicas. Mais informações sobre o processo de seleção interna no site da Funemac www.funemac.edu.br.
Jurubatiba: acesso à lagoa será fechado para início de obras no Parque
Responsável pela administração do Parque Nacional de Jurubatiba, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio) vai fechar a partir do próximo dia 14 o acesso à Lagoa de Jurubatiba, em Macaé.
Bastante procurada nos finais de semana, a Lagoa fica dentro da área do Parque e vai receber obras de infraestrutura para receber melhor os visitantes. O projeto faz parte da implantação do primeiro Centro de Visitantes do Parque, que conta com apoio da prefeitura. Nos próximos dias, o local vai receber placas orientando os visitantes sobre a medida.
- Hoje, a Lagoa costuma receber até três mil pessoas por dia nos finais de semana. O local possui páreas perigosas para banho, e não oferece nenhum ainfraestrutura de lazer. Vamos fechar o acesso apenas durante as obras de construção do Centro de Visitantes, que dará muito mais conforto para quem for a Jurubatiba. Sabemos que muita gente vai ficar triste neste período, mas garanto que vai valer a pena esperar, explicou o chefe do Parque, Carlos Alexandre Fortuna.
De acordo com ele, a previsão é de que as obras comecem ainda este mês e fiquem prontas até março. Durante as obras, uma equipe de segurança estará no local 24 horas orientando os visitantes sobre a necessidade de fechamento do acesso. O local vai receber estacionamento, posto de salva-vidas, banheiros, quiosque, torre de observação e uma sala de primeiros socorros, além do Centro de Visitantes.
Macaé terá mais uma escola com total acessibilidade em 2010
A prefeitura de Macaé está construindo a terceira escola da rede municipal com total acessibilidade.
A escola, no bairro Parque Aeroporto, terá 20 salas de aula, rampa de acesso ao segundo andar e está sendo construída com tijolos térmicos - que não absorvem calor ou frio. A prefeita em exercício, Marilena Garcia, e secretários municipais visitaram nesta terça-feira (1) vários locais na cidade onde a prefeitura está reformando escolas ou locais onde podem ser construídas novas unidades de ensino.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!