| Rio das Ostras Jornal
REGIÃO

Corregedor do TRE visita Carapebus e anuncia na Câmara uma nova eleição

Cerca de 9,4 mil eleitores devem voltar às urnas para definir o futuro político da cidade escolhendo novo prefeito

Carapebus será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a ter uma nova eleição em 2010. A princípio, sugerida para o dia 31 de janeiro, a informação foi transmitida ontem pela manhã aos vereadores na Câmara Municipal de Carapebus pela juíza Elisabete Franco Longobardi, que estava acompanhada pelo juiz corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Luiz Mello Serra. Ele chegou a Quissamã por volta das 9h num helicóptero da Polícia Militar que pousou no Parque de Exposição e após uma breve reunião com a magistrada eles foram para Carapebus onde se encontraram com a presidente em exercício da Câmara Municipal, vereadora Tânia Cabral (PMDB), e outros vereadores.

Alguns demonstraram surpresa mas todos aguardavam a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julgou há duas semanas o último recurso do candidato Eduardo Cordeiro (PMDB), transitado em julgado. Ainda na tarde de ontem, ao retornar para o Rio de Janeiro, o juiz corregedor Luiz Mello Serra esteve reunido com o colegiado para definir a data da eleição bem como o calendário eleitoral que, segundo a juíza Elisabete Franco Longobardi, seguirá o mesmo rito processual só que, desta vez, sumário, que será encerrado com a escolha do novo prefeito que deverá ser conhecido no mesmo dia após a apuração.

O corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, segundo a juíza, compareceu a Quissamã a convite para demonstrar o apoio do Tribunal e estabelecer critérios de ações que serão tomadas a partir do momento em que for conhecido oficialmente o resultado da reunião de ontem do colegiado, que até o fechamento desta edição ainda não havia terminado.

A juíza Elisabete Franco Longobardi informou que durante o período de transição entre uma e outra eleição a ser anunciada, algumas pessoas estão tirando o título eleitoral para votar. No entanto, nem todos poderão participar do pleito. Somente os eleitores que se inscreveram até o dia 1º de setembro. Todos, além do título, devem apresentar documento de identidade com foto. Ela informou, também, que no período da nova eleição, a 255ª Zona Eleitoral da comarca Carapebus/Quissamã, será transferida para o município de Carapebus a fim de acompanhar e fiscalizar todos os procedimentos que serão estabelecidos no calendário eleitoral a ser divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

O corregedor observou que esta é uma eleição suplementar, portanto com uma fiscalização mais rígida por parte da justiça eleitoral, que deverá colocar fiscais em todos os locais de votação. “Gostaria que vocês ajudassem para que tenhamos uma eleição tranquila em Carapebus. Portanto, qualquer anormalidade deve ser levada a Dra. Elisabete Franco Longobardi”, alertou Mello, observando que a eleição deve seguir todos os trâmites, como realização da convenção, registro de candidatura, propaganda eleitoral, entre outros.

A juíza Elisabete lembrou que vai estar no município durante este período para dar todo apoio aos candidatos e garantir uma eleição limpa e tranquila na cidade. “Estamos aqui para auxiliar e manter a organização nessa eleição”, ressaltou.

Demora na decisão

Enquanto não havia sido definida qualquer decisão sobre as eleições de 2008, o presidente da Câmara Municipal, Sebastião (Tiãozinho) Messa (PTC), eleito com apenas 318 votos, vem exercendo interinamente o cargo de prefeito e, Tânia Cabral (PMDB), vice-presidente, passou a exercer o cargo de presidente do Poder Legislativo.

Nas eleições passadas, o candidato Eduardo Nunes Cordeiro que tentava pela terceira vez voltar ao cargo, acabou impugnado e os votos dele, anulados, não foram contabilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral. O segundo colocado, Amaro Fernandes (PRB), que obteve 4.186 votos, não conseguiu alcançar mais de 50% dos votos válidos e não pôde ocupar o cargo. Jack Manhães (PT), terceiro candidato, teve 199 votos.

A partir daquela decisão, Eduardo Nunes Cordeiro vem recorrendo a todas as instâncias superiores até que, há duas semanas, o TSE julgou o último recurso, confirmando decisão de primeira instância.

Petrobras vai investir U$ 174,4 bilhões nos próximos cinco anos

José Airton Lacerda falou sobre os investimentos da Petrobras para os próximos cinco anos

“Vamos investir no pré-sal sim, mas não deixaremos de investir em Exploração e Produção de petróleo”. Foram essas as palavras utilizadas pelo gerente geral da Bacia de Campos, José Airton Lacerda, para tranquilizar os participantes da reunião da Rede Petro-BC, realizada no Teatro do Sesi, na última quarta-feira (9). Na ocasião, José Airton também apresentou o valor que será investido pela estatal nos próximos cinco anos, do qual a maior parte será destinada a área de Exploração e Produção, o que inclui a Bacia de Campos.

Considerada atualmente como uma das cinco maiores empresas do mundo, a Petrobras exporta sua tecnologia e possui comprometimento com o desenvolvimento sustentável. “Nós tínhamos uma previsão pessimista de que a Petrobras seria a quinta maior empresa do mundo somente em 2020, mas isso aconteceu neste ano. A Petrobras é uma empresa que tem que apresentar resultados, tanto para a população quanto financeiro. Além disso, neste ano fomos apontados pela quarta vez consecutiva pela revista Exame, como a empresa mais almejada pelos jovens que iniciam carreira”, declarou o gerente geral da Bacia de Campos.

Ele ressaltou que atualmente a Bacia de Campos é considerada madura, mas que ainda tem potencial muito grande. São 55 campos em operação pertencentes a Petrobras e 11 campos operados em parceria com outras empresas. “Também temos 40 aeronaves em operação somente na Bacia de Campos, transportando 50 mil passageiros por mês. Ainda tem muito óleo para ser produzido na nossa região e os números tendem a aumentar”, observou.

Nos próximos cinco anos, a Petrobras vai investir U$ 15 bilhões somente na Bacia de Campos, segundo dados apresentados por José Airton. “Desse valor, dois terços serão utilizados apenas em plataformas que já estão em operação. A Petrobras vai duplicar a produção nos próximos 10 anos. Boa parte será proveniente do pré-sal, mas a maioria ainda será da Bacia de Campos. A estimativa é que a produção alcance a marca de dois milhões de barris por dia”, destacou.

De acordo com o Plano de Negócios 2009/2013 da Petrobras, o objetivo é crescer a produção e as reservas de petróleo e gás. “Tem muita coisa para fazer na Bacia de Campos nos campos já existentes, mas estamos sempre tentando descobrir novos pontos de exploração”, acrescentou.

O Plano de Negócios elaborado em 2008, previa o investimento de U$ 112,4 bilhões para todos os setores da Petrobras. Em apenas um ano, este número passou para U$ 174,4 bilhões, que serão investidos no período de 2009 a 2013. “Foi um aumento de U$ 60 bilhões em apenas um ano e desse valor U$ 104 bilhões serão destinados para a Exploração e Produção, o que significa que ela ainda será prioridade nos próximos anos”, salientou.

Com relação ao pré-sal, José Airton frisou que ele não irá influenciar a Bacia de Campos, como é a preocupação da maioria das pessoas. “O pré-sal ainda é um bebê, que vai crescer bastante, mas isso ainda vai demorar alguns anos. Quando isso acontecer, acredito que será uma disputa muito boa para o país, já que ainda temos muita tecnologia para desenvolver na exploração dos campos descobertos”, finalizou Airton.

Senai prorroga inscrição para os cursos técnicos

Para a unidade de Macaé, foram disponibilizadas 140 vagas, distribuídas em três cursos

Previstas para terminar no dia 4 de dezembro, as inscrições para os cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foram prorrogadas até o dia 14 deste mês. Em todo o Estado do Rio de Janeiro estão sendo oferecidos 14 cursos técnicos e o edital prevê 2.422 vagas.

Para a unidade de Macaé, foram disponibilizadas 140 vagas, distribuídas em três cursos: Técnico de Automação Industrial, Técnico de Eletrotécnica e Técnico de Mecânica. Todos eles foram revisados e atualizados recentemente em seus perfis profissionais e conteúdos, e exigem que o candidado esteja cursando no mínimo a segunda série do Ensino Médio.

O Senai vai conceder seis bolsas de estudo integrais em cada turma de curso técnico formada e elas serão concedidas aos candidatos que tiverem melhor desempenho nas provas de seleção, de acordo com a colocação nas provas e com a condição de baixa renda, que deve ser comprovada mediante autodeclaração do candidato.

A inscrição deve ser realizada na unidade do Senai e o interessado deve apresentar original e cópia da identidade e do CPF (inclusive menores), comprovante de escolaridade e pagar R$ 15 referente à taxa de inscrição. Em Macaé, ele está situado na Estrada da Virgem Santa, s/nº, quadra 02, bairro Botafogo. O telefone para contato é (22) 2796-6100.

Conheça os cursos oferecidos em Macaé

Técnico em Automação Industrial - tem por objetivo habilitar profissionais para atuar no projeto, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. O profissional realizará a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. A carga horária é de 1.710 horas.

Técnico de Eletrotécnica - o objetivo do curso é habilitar profissionais para projetar, executar e coordenar a execução de projetos e a manutenção de instalações elétricas residenciais, prediais e industriais, considerando os limites de sua competência técnica e da legislação vigente ao exercício profissional, como também de executar e coordenar as instalações elétricas de centros de transformação, redes de transmissão e distribuição de energia elétrica. O técnico em Eletrotécnica também aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. A carga horária é de 1.720 horas.

Técnico de Mecânica - tem por objetivo habilitar profissionais para atuar na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. O profissional planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e relacionadas a segurança. Além disso, o técnico de Mecânica controla processos de fabricação, aplica técnicas de medição e ensaios e especifica materiais para construção mecânica. A carga horária é de 1.458 horas.

Carro furtado é abandonado tumultuando trânsito
Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10), os condutores que trafegavam pela Rua Jandira Perlingeiro, no Centro, foram surpreendidos pelo Fiat Stilo placa LOH 7458, cor prata, abandonado próximo a passagem de nível, sob o semáforo, obstruindo o trânsito.
Agentes e auxiliares de trânsito atuaram no local para que o veículo fosse retirado, liberando o tráfego.
Ficou constatado, após verificação, que o veículo tinha sido furtado de uma residência no Parque Valentina Miranda. No trajeto da fuga, o condutor bateu contra o meio-fio, quebrando a roda e deixando rastro de destruição na via, que teve tachões arrancados do asfalto. Após tentativa de conserto, sem sucesso, o veículo foi abandonado. O reboque da Mactran retirou-o do local, liberando o trânsito por volta das 9h30.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!