REGIÃO
Novos conselheiros tutelares tomam posse
Tomaram posse na última terça,15, os novos conselheiros tutelares (titulares e suplentes ) de Casimiro de Abreu e Barra de São João.
A cerimônia de posse aconteceu no auditório do PAIF (Programa de Atendimento Integral à Família) e começou com o discurso do presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Arnaldo Linhares, que atentou para a nobreza do cargo : “Não encarem a função de conselheiro tutelar como emprego, mas como sacerdócio, pois vocês encontrarão um quadro terrível de crueldades cometidas contra nossas crianças por seus próprios pais, portanto, a missão de vocês é nobre demais para ser designada apenas como tal.”
Foram eleitos ao todo 15 conselheiros, entre titulares e suplentes, que pela primeira vez foram escolhidos através de uma eleição aberta à população. Os novos conselheiros vão trabalhar junto á famílias desajustadas. A intenção é desenvolver um trabalho conjunto entre o menor, sua família e cada conselheiro, visando prioritariamente a reestruturação dessas famílias e tendo como última alternativa o encaminhamento desses menores á adoção.
Vale destacar a presença maciça de mulheres na equipe, 14, sendo que a maioria delas vai exercer a função pela primeira vez, como a primeira colocada na eleição em Casimiro, Maria Adriana Miranda: “ Trabalhei dez anos na FIA e foi o que me motivou a me candidatar ao cargo, pois vi a necessidade dessas crianças, que passam muitas dificuldades.”
Sobre a única presença masculina, o terceiro colocado na eleição em Casimiro, Leonardo Souza, se diz muito motivado : “ Espero corresponder às expectativas dos que acreditaram em mim e que possa fazer um bom trabalho”.
Programa Curumim apresentará seu musical de Natal
Coral se apresenta na Fundação para a infância e a Adolecência
Os membros do Programa Curumim, projeto social que atende crianças em Casimiro de Abreu, vão dar um show de emoção às 18 horas do próximo dia 18, sexta, com a apresentação do seu coral de Natal na sede da FIA (Fundação para a Infância e a Adolescência).
O Curumim, que tem o apoio da prefeitura através da Secretaria de Assistência Social, atende mais de 300 crianças entre 6 e 14 anos com atividades recreativas, esportivas, culturais e educacionais de reforço escolar, oficinas de teatro, artes, recreação, futebol, judô, capoeira, karatê, dança, música, jogos, acompanhamento nutricional e pedagógico. As ações visam promover inclusão social, criatividade, autonomia e cidadania.
A FIA está situada na Rua Tenente João dos Santos Pessoa, s/n - Bairro Mataruna.
Auto de Natal hoje na Imbetiba
Uma das maiores atrações natalinas de Macaé acontece a partir de hoje na Praia da Imbetiba com o Auto de Natal “Nascimento de Jesus”.
O espetáculo é promovido pela prefeitura, através da Fundação Macaé de Cultura. A peça contará com a participação de seis atores e 12 bailarinos, sob direção de Márcio Gonçalves.
A estrutura montada para encenação do Auto, tem uma perspectiva bem moderna, com uma movimentação cênica fantástica, acompanhada de uma iluminação e sonoplastia de igual qualidade, com dois andares de palco. O figurino feito exclusivamente para a ocasião conta com uma equipe de profissionais especializada nesse tipo de espetáculo.
De acordo com o diretor Márcio Gonçalves, “O Nascimento de Jesus”, apesar de ser uma história tradicionalmente conhecida por todos à mensagem será passada de uma maneira bem clara e objetiva, mas com muita emoção, embalados por uma trilha sonora muito bem produzida, fragmentada de várias músicas instrumentais com uma roupagem contemporânea.
A historia é concentrada em Maria e José, onde se mostrará a relação de amor entre eles antes e depois da Anunciação feita pelo Arcanjo Gabriel. A mensagem do espetáculo está na fé dos personagens de Maria e José, ambos jovens, com capacidade de entender a mensagem de Deus, abandonando um mundo simples para protagonizar essa história da humanidade.
Para a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, o Natal é uma data muito especial, onde os sentimentos de amor e fraternidade se afloram. “O Auto de Natal vem com esse espírito, de proporcionar aos macaenses este momento tão fraterno, que é o nascimento do Menino Jesus”, comentou.
O espetáculo apresentado pelo grupo Faz e Conta Produções Artísticas e Culturais, será encenado até domingo (20), sempre às 20 horas.
Prefeito firma convênio com Defensoria Pública
Dois convênios foram firmados nesta terça-feira (15) entre o prefeito Riverton Mussi, e o defensor público Geral do Estado do Rio de Janeiro (DPGE/RJ), José Raimundo Batista Moreira, no gabinete.
O primeiro garante a cessão de uma área de 2.886 metros quadrados da prefeitura para a Defensoria construir o novo prédio da instituição, em um terreno próximo à entrada da cidade pela RJ-168, perto do novo Fórum e do Ministério Público. O segundo convênio garante a cessão de estagiários de Direito da prefeitura para a Defensoria Pública a partir do próximo mês.
O defensor público Geral do Estado, José Raimundo, destacou que o convênio da cessão da área vai garantir à Defensoria instalações adequadas. “Com o novo prédio, poderemos dar maior conforto aos munícipes e com os estagiários, vamos agregar uma mão-de-obra em qualificação para ajudar os defensores”, comentou o defensor, acrescentando que a demanda da Defensoria Pública é muito grande.
Na assinatura dos convênios, participaram o Procurador Geral do município, Sérgio Tolledo, e defensores públicos. De acordo com o prefeito, a concessão de direito real de uso da área e a cessão dos estagiários visa dar suporte ao importante trabalho realizado pela Defensoria Pública. “Sabemos como os defensores trabalham pelos direitos do cidadão e esses dois convênios são uma forma da prefeitura contribuir para esse trabalho. Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são independentes, mas devem conviver em harmonia”, ressaltou.
Riverton lembrou que a entrada da cidade pela RJ-168 está passando por um processo de crescimento e acentuou a importância do desenvolvimento descentralizado. “Naquela área já estão instalados o Fórum, o Ministério Público, o Hospital Público Municipal; está sendo construída a Câmara, será implantada agora a Defensoria Pública, entre outros órgãos”, contabilizou.
O procurador geral da prefeitura, Sérgio Tolledo, pontuou a importância dos estagiários do curso de Direito que a prefeitura vai ceder já entrarem na área de conhecimento que estudam. Serão 50 estudantes, pelo convênio. Um dos projetos é que os alunos ajudem a Defensoria a implantar, em parceria com a prefeitura, um atendimento nos distritos para esclarecer à população sobre seus direitos.
- Queremos visitar os distritos, informar os cidadãos e mostrar à população onde ela pode exercer seus direitos para, se necessário, ser elaborada uma ação judicial – comentou o defensor público Petrúcio Malafaia.
Campanha ambiental recolhe resíduos tecnológicos na Praça Washington Luiz
Até o próximo dia 22, a população macaense terá a oportunidade de participar de uma campanha que visa incentivar o município a oferecer o destino certo aos resíduos tecnológicos, como pilhas, baterias, componentes eletrônicos em geral e eletrodomésticos danificados.
Implantados na Praça Washington Luiz, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estão recolhendo os materiais, depositados em dois containers que serão encaminhados para uma empresa em São Paulo, especializada em logística reversa, procedimento que consiste no desmonte dos componentes para a separação de substâncias químicas como níquel, cadimo e mercúrio, altamente nocivos a saúde humana e ao meio ambiente.
Aderida por empresas e estabelecimentos comerciais da cidade, que revendem produtos cuja composição possui materiais pesados e radioativos, a campanha é embasada pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), regulamentação vigente que estabelece o gerenciamento ambiental adequado dos resíduos tecnológicos e o descarte correto de pilhas e baterias, assim como a sua reutilização, reciclagem, tratamento e disposição geral.
“O resíduo tecnológico não pode ser descartado junto com o lixo doméstico. Diante disso, implementamos essa campanha para conscientizar a população sobre o procedimento adequado do descarte desses materiais”, apontou o secretário da Semma, Maxwell Vaz.
De acordo com a secretaria, de três em três meses, serão implantados na cidade pontos de coleta voluntária dos resíduos, até que seja criado um ponto fixo de recolhimento dos equipamentos.
A ideia é que a população armazene os materiais em casa para que eles sejam descartados nos períodos de realização da campanha. “Algumas empresas já se apresentaram para assumir o trabalho de criar os ecopontos de recolhimento desses materiais, mas ainda estamos estudando isso”, comentou o secretário.
Até ontem, centenas de pilhas descarregadas, baterias de celulares antigas, monitores, gabinetes de computadores e placas-mãe haviam sido depositadas nos containers dispostos na Praça Washington Luiz.
A expectativa é que até o final da campanha, dia 22, os três depósitos disponibilizados pela secretaria sejam preenchidos para, em seguida, serem transportados para São Paulo. “Além de poluir gravemente o meio ambiente, esses resíduos tecnológicos podem causar doenças sérias ao organismo humano, afetando principalmente o sistema nervoso. A nossa intenção é implantar no município um controle adequado de todos os tipos de resíduo, contando com o apoio da população”, apontou Maxwell.
Resíduos que podem ser coletados:
Pilhas;
Baterias;
DVD's;
TV's;
Vídeos;
Telefones em geral;
Eletrodomésticos;
Hardware;
Filmadoras;
Ferramentas elétricas;
Brinquedos em geral.
Menino de oito anos aparece morto em São Francisco de Itabapoana
O corpo será encaminhado para o IML de Campos. O caso está sendo investigado pela polícia.
A morte, a princípio misteriosa, do menino Elírio dos Santos Nunes, 8 anos, ocorrida ontem em uma propriedade rural na localidade de Santo Antônio de Santa Luzia, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, mobilizou as Polícias Civil e Militar em busca de informações do pai da criança, Sílvio Rosa dos Santos. Isso porque, segundo a tia do menino, Janete Correia Nunes, a criança foi levada deitada no tanque de uma moto, pilotada pelo pai, enrolada em um cobertor, até o Hospital Municipal Manoel Carola. “Quando chegou ao Hospital em Ponto de Cacimbas, Sílvio, conhecido como ‘Tirica’, entregou o filho nos braços de uma recepcionista e, desesperado, desapareceu”, disse. Segundo Janete Correia Nunes, Sílvio “Tiririca”, no dia anterior, havia levado o filho para a propriedade rural da família. A criança chegou ao hospital por volta das 7 horas da manhã sem vida.
O advogado do pai da vítima, Marcelo Crespo Gomes, informou em entrevista que a criança morreu eletrocutada na cerca de arame farpado que divide a propriedade . “No depoimento o pai disse que por volta das 19 horas havia chegado à casa, na propriedade, e entrou para assistir tevê. Disse que chamou o filho várias vezes para entrar. Como o filho demorou e por estar muito cansado ele acabou adormecendo na poltrona da sala. Só por volta das 4h30m, quando acordou, deu por falta do filho e o encontrou caído próximo da cerca de arame”, disse o advogado.
Segundo o laudo do Instituto Médico Legal, o menor morreu eletrocutado. Na propriedade, os peritos da Polícia Técnico Científica de Campos encontraram um fio de aproximadamente 200 metros de extensão que levava energia da residência à capela. O fio apresentava, pelo menos em dois pontos, emendas desencapadas que estavam em contato com o arame farpado. Tudo indica que essas emendas transmitiram corrente elétrica para a cerca. Na 147ª Delegacia de Polícia, onde o caso é investigado, o inquérito policial ainda não foi concluído.
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!