CIDADE
Rio das Ostras garante vaga na Série B
Goleiro Dida se consagra como herói na disputa de pênaltis e classifica Alvinegro da Região dos Lagos para a Segundona em 2010
Por Leonardo Ramos
Após empate sem gols no tempo normal, o Rio das Ostras Futebol Clube venceu o Castelo Branco, por 8 a 7, em disputa de pênaltis, e garantiu a terceira colocação da Série C e, consequentemente, a última vaga para a Segundona em 2010. A partida foi realizada, no último domingo, 29/11, no Estádio Proletário Guilherme da Silveira, em Bangu. Dida foi o herói da classificação ao defender duas penalidades e converter a sua, com categoria.
O goleiro Gabriel, do Castelo Branco, defendeu o chute do capitão Felipe, enquanto as cobranças de Tiago Amaral e Michel pararam na muralha Alvinegra.
Além do Rio das Ostras, Sampaio Corrêa e Fênix garantiram a classificação para a Série B. O Sampaio conquistou o título da competição ao derrotar o Fênix por 3 a 0, em Araruama. No primeiro jogo da decisão, disputado no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fênix ficou em situação delicada ao ser derrotado por 3 a 1.
O jogo
Após o empate em 0 a 0 no jogo de ida, em Rio das Ostras, as duas equipes entraram em campo preocupadas em não sofrer o gol que daria boa vantagem ao adversário. Jogando com o apoio da torcida, o Castelo Branco demonstrou respeito ao Rio das Ostras e escalou a equipe com três zagueiros.
Já o técnico Toninho dos Santos teve um problema inusitado, o aniversário de Pimenta. O atacante, um dos destaques da equipe na competição, completou 23 anos no dia do jogo. Como o regulamento permite a participação de apenas três jogadores com idade superior a 23 anos por partida, Toninho teve que abrir mão de um dos titulares. Sobrou para o lateral-esquerdo Vitor, um dos mais experientes do grupo, com 27 anos, que foi substituído pelo jovem Pará, de 20 anos.
O Rio das Ostras foi melhor no primeiro tempo, principalmente na segunda metade. Pimenta e Renan tinham dificuldades em encontrar espaço no setor defensivo do Castelo Branco. Na melhor chance, Pimenta fez boa jogada e chutou por cima, sem perigo para o gol de Gabriel. O Castelo apostava suas fichas no vice-artilheiro da competição, Tiago Amaral, e nos alas Leandrinho e Tiago, mas esbarrava no sistema defensivo do Rio das Ostras.
Vaga para a Série B é decidida nos pênaltis
No segundo tempo, o Castelo Branco partiu para cima dos visitantes, mas não chegou a oferecer perigo real ao gol de Dida. Apoiados pela sua torcida, os donos da casa pressionaram, mas não teve jeito, o jogo terminou 0 a 0, decretando o quarto empate entre as equipes na competição. O 3º colocado da Série C seria conhecido através da disputa de pênaltis.
O sorteio determinou que o Rio das Ostras iniciasse as cobranças. E logo na primeira o capitão Felipe cobrou mal e possibilitou a defesa de Gabriel. Carlinhos colocou o Castelo em vantagem. Renan, Dida – com direito a paradinha –, Bruno e Pimenta converteram para o Rio das Ostras. No lado do Castelo, Mendonça, Gilmar, e Renan acertaram as suas cobranças. O artilheiro Tiago Amaral foi o escolhido para fechar a série do Castelo, caso marcasse classificaria o time da Universidade. Mas a estrela de Dida brilhou. O goleiro voou no canto direito para fazer linda defesa e recolocar o Rio das Ostras no jogo.
A partir daí, as cobranças passaram a ser alternadas. Apesar da pressão, Juninho, Pará, Vinícius e Anderson converteram suas penalidades com maestria. Hygor, Daniel e Tiago Costa também acertaram. Dida defendeu o chute do volante Michel e garantiu a vitória do Rio das Ostras. Final emocionante 8 a 7. E a consagração de Dida como herói da classificação do Rio das Ostras.
Ficha Técnica
Castelo Branco 0 (7) x (8) 0 Rio das Ostras
Local: Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho (Moça Bonita), em Bangu
Árbitro: Uberlan de Souza Vasconcelos.
Auxiliares: Mauro Francisco de Souza e Iurimar Rocha da Silva.
Cartões amarelos
Rio das Ostras: Dida e Pará
Castelo Branco: Gabriel; Leandro (Gilmar), Mendonça, Daniel e Michel; Tiago Costa, Hygor, Édson e Renan; Tiago Amaral e Carlinhos. Técnico: Paulo César.
Rio das Ostras: Dida; Bruno, Felipe, Diego Guerra e Vinícius; Pará, Isaac, Rômulo (Anderson) e Cuiabá (Juninho); Pimenta e Renan. Técnico: Toninho Santos.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!