| Rio das Ostras Jornal
CIDADE

Rio das Ostras promove encontro para 200 alunos monitores de informática

Estudantes participaram de atividades na Secretaria de Educação

O I Encontro dos Monitores de Informática Educativa reuniu cerca de 200 alunos da rede municipal de Rio das Ostras. Realizado na Secretaria de Educação na sexta-feira, dia 6, o evento promoveu a integração entre os monitores e possibilitou que adquirissem novos conhecimentos sobre o assunto.

“Nosso objetivo foi promover um momento de interação no qual pudéssemos mostrar a esses jovens monitores que a atuação deles é essencial para o bom funcionamento das salas de informática das escolas”, afirma Johnny Charles, gestor de Tecnologias Educacionais.

Rio das Ostras conta com 16 salas de informática nas escolas e uma na Secretaria de Educação, nas quais atuam os cerca de 250 monitores com idades entre 12 e 19 anos. Desse grupo saem os integrantes do Programa de Pró-Interação (Print) que, após um processo seletivo, atuam na informática educativa como bolsistas.

Sílvio de Oliveira, de 15 anos, aluno do Ciep Municipalizado Mestre Marçal, atualmente é bolsista do Print. Antes, atuou na monitoria voluntária e diz que toda essa experiência tem sido muito positiva.

“Eu me sinto valorizado por ter meu potencial reconhecido e isso fez aumentar minha auto-estima. Atuo na própria Secretaria de Educação e conheço todos os funcionários”, conta Sílvio.

A monitora Flaynnah Mello, de 14 anos, aluna da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira, sonha em fazer a mesma trajetória de Sílvio.

“Penso em ser bolsista, mas já venho aprendendo muito na sala de informática. É interessante que a gente ensina e aprende ao mesmo tempo”, explica.

Emmanuel Teles também tem 14 anos e estuda no Colégio Municipal Professora América Abdalla, onde atua como monitor da sala de informática desde 2008. “Agora quero fazer o curso de Web Design da Secretaria de Educação”, planeja. “O encontro de monitores foi muito bom e pude conhecer novas pessoas e rever colegas”, diz ele.

Presenças – A secretária de Educação, Maria Lina Paixão, e a subsecretária Hovenia Duarte participaram do encontro e tiraram dúvidas dos monitores sobre os programas e ações da rede municipal de Ensino. O evento também contou com gincana, reunindo perguntas e tarefas sobre a informática, além de momento de confraternização com lanche.

Rio das Ostras joga mal e é derrotado pelo Fenix na 1ª partida da semifinal
O Fênix saiu na frente do Rio das Ostras Futebol Clube na briga por uma vaga na final da Série C.
Neste domingo (8/11), a equipe do Sul Fluminense derrotou o Alvinegro da Região dos Lagos por 2 a 0, gols de Léo e Glauber, em partida disputada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O Fênix foi melhor durante a maior parte do jogo e teve o trabalho facilitado diante da postura da equipe de Toninho dos Santos, que se preocupava apenas em defender.
Com o resultado, o Fênix pode até perder por 1 a 0, no Estádio Ostrão, no próximo domingo (15/11), que garante a vaga na final. Para se classificar, o Rio das Ostras terá que vencer o Fênix por uma diferença de três gols. Em caso de vitória por dois gols, a vaga será decidida através da disputa de pênaltis. Na outra semifinal, o Sampaio Corrêa derrotou o Castelo Branco por 3 a 0, na Arena Guanabara, em Araruama, e pode até perder por 2 a 0 no jogo de volta.
O jogo
Jogando com três volantes no meio – Anderson, Taiada e Vinícius –, o técnico Toninho dos Santos já indicava que a principal preocupação do time seria se defender. Com apenas Diego Ribeiro na armação, o Rio das Ostras se ressentia de criatividade e tinha dificuldades para chegar próximo ao gol do Fênix. O atacante Renan era obrigado a recuar para buscar jogo. Mesmo jogando com três homens a frente da zaga, o Rio das Ostras tinha problemas para segurar o Fênix, que explorava o toque de bola dos meias Glauber e Bené, além da velocidade dos atacantes Rodrigo e Lucas.
Apesar do domínio dos donos da casa, foi o Rio das Ostras que assustou primeiro, aos 14. Renan recebeu na esquerda passou como quis pela zaga do Fênix, invadiu a área e chutou. A bola explodiu na defesa e sobrou para Diego Ribeiro. O meia soltou o foguete, e novamente a bola foi desviada pela zaga. Anderson pegou a sobra na meia-lua e, de virada, mandou para o gol. O goleiro Caio teve que se esticar todo para salvar o Fênix.
A resposta dos donos da casa veio um minuto depois. Glauber cobrou falta da esquerda, Rodrigo por pouco não alcançou. A bola quicou na frente de Dida, que, no susto, defendeu. A zaga aliviou antes que o centroavante Lucas chegasse. Aos 18, foi a vez de Lucas fazer grande jogada pela direita, passar por Alemão e cruzar para trás. Por pouco Bené não alcança.
Aos 25, Renan desperdiçou bom contra-ataque, com três jogadores do Rio das Ostras contra dois defensores do Fênix. O atacante preferiu lançar Vinícius na direita, quando Pimenta corria livre na esquerda, nas costas da zaga do Fênix. O volante não conseguiu dar prosseguimento na jogada.
Dida salvou o Rio das Ostras mais uma vez aos 31. Bené cobrou escanteio na segunda trave, Léo subiu mais do que todo mundo e cabeceou no canto esquerdo. Dida voou e fez grande defesa. Os donos da casa ainda desperdiçaram outras duas oportunidades na primeira etapa, com Glauber e Rodrigo.
Diante da superioridade do Fênix, o técnico Toninho promove uma mudança tática no time, recuando Anderson para a zaga, com o time passando a jogar no 3-5-2. A mudança não surtiu o efeito desejado e, em menos de 5 minutos o Fênix teve duas oportunidades para marcar com Rodrigo.
Aos 7, um lance polêmico. Glauber se enrola e perde a bola. Diego Ribeiro lança em profundidade para Renan que sairia na cara de Caio. Mas o bandeira Igor Bertozzi Matos marca impedimento, para revolta dos jogadores do Rio das Ostras.
No minuto seguinte, o Fênix abriu o placar, depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou para Glauber na esquerda, o camisa 10 levantou na segunda trave para Léo, livre, cabecear no canto de Dida. Fênix 1 a 0. Atordoado com o gol, Toninho promove a entrada do meia Cuiabá – após 15 dias afastado do time por contusão – no lugar de Taiada. O Rio das Ostras sobe de produção e passa a tocar a bola. Diego Ribeiro, o mais lúcido do time, Renan e Cuiabá passam a levar perigo ao time do Fênix.
Apesar da melhora, os donos da casa continuam pressionando e marcam o 2º gol, aos 15. Bené faz boa jogada pela esquerda e cruza rasteiro. A bola passa por toda a extensão do gol até Glauber, que, por trás da zaga, faz o segundo do Fênix. Festa para a animada torcida no estádio do Volta Redonda.
O Fenix passa a administrar a vantagem e dá campo ao Rio das Ostras. O alvinegro cresce de produção. Aos 18 e aos 20, o time chega bem com Renan e Diego Ribeiro arriscando de fora da área.
Aos 22, quase o Rio das Ostras desconta. Boa trama da equipe, Cuiabá tabela com Renan e toca para Diego Ribeiro. O camisa 10 lança de primeira para Pimenta, que invade a área livre, mas chuta em cima de Caio. A pressão da equipe continua, mas o Fênix mantém o controle da partida e por pouco, em duas oportunidades não faz o terceiro, com Rodrigo e Bené. Já nos acréscimos, o Rio das Ostras quase diminui. Falta de frente para o gol de Caio. O capitão Felipe solta a bomba e o goleiro do Fênix espalma com dificuldade. Pimenta pega a sobra e chuta em cima da defesa do Fênix. O time pede toque de mão, mas o árbitro, Philip Georg Bennett, não dá bola.
E ficou mesmo nisso: Fênix 2 a 0 no Rio das Ostras. Domingo (15/11), às 16h, no Ostrão, o capítulo final dessa história.
Jogadores reconhecem péssima atuação, mas reclamam do cansaço e do calor em Volta Redonda
Antes de enfrentar o Fênix, apontada desde o início da competição como uma das favoritas para o conquista do título da Série C, o Rio das Ostras encarou 5h30 de viagem da Região dos Lagos a Volta Redonda e o forte calor que fazia na cidade. O desgaste foi apontado como um dos motivos para a péssima atuação do time em Volta Redonda.
“É claro que esses não foram os fatores determinantes para jogarmos mal. Mas o time sentiu essa viagem. Estávamos travados em campo. Infelizmente, não conseguimos o nosso objetivo”, resume o lateral-esquerdo Vitor.
Apesar da derrota, Vitor acredita que o Rio das Ostras tem condições de superar o Fênix em casa, com o apoio da torcida. “Vamos entrar com tudo. Somos fortes em casa. Não vai faltar luta”, destaca.
Diferentemente do Rio das Ostras, o Fênix deve viajar no sábado (14/11) para Cabo Frio e vir para o Ostrão horas antes da partida.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade