Rio das Ostras vai ganhar Centro Vocacional Tecnológico
Convidado pelo presidente da Câmara Municipal, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, falou da importância de um CVT
A população riostrense vai ganhar, em 2010, mais uma excelente oportunidade de capacitação profissional com a implantação de um Centro Vocacional Tecnológico – CVT no município. Essa é a idéia do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, que realizou uma palestra sobre o tema, na Câmara Municipal, no último dia 12, a convite do vereador Carlos Afonso.
Abrindo sua palestra, Alexandre Cardoso explicou que o CVT é uma escola profissional para jovens e adultos com o objetivo de gerar emprego e renda em toda a região. “O primeiro passo a ser dado para implantação de uma unidade em Rio das Ostras é realizar uma pesquisa para definir qual a vocação do município, tendo em vista que existem CVTs em inúmeras áreas. Em seguida, a equipe de arquitetura responsável pelos Centros, em conjunto com o Poder Executivo, vai montar o projeto de acordo com os cursos que serão implantados. Depois de tudo definido, a previsão é de que em 60 dias o CVT já esteja implantado, tendo em vista que todas as unidades são modulares”, explicou.
Para a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Kátia Brandão, a vinda de um CVT para a cidade será fundamental para a capacitação da população. “Temos que analisar essa vocação com muito cuidado por causa da empregabilidade na área de petróleo e gás que temos aqui na região”, esclareceu.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Afonso, é importante desenvolver mecanismos para capacitação dos cidadãos riostrenses. “Há uma preocupação muito grande em atender a demanda profissional existente na cidade, tendo em vista que a população cresce dia a dia. A implantação de um CVT em Rio das Ostras é uma forma de dar oportunidade a todos. Também não podemos perder o momento em quecomeçamos a definir as questões relativas ao pré-sal e ao pólo petroquímico, por exemplo. Será necessária mão-de-obra específica para estas duas situações e temos que capacitar os nossos moradores”, explicou.
Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo. Os CVTs estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando-se em conta a vocação da região onde se insere, promovendo a melhoria dos processos.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!