CIDADE
Rio das Ostras entra na campanha de incentivo ao teste anti-HIV
Como forma de incentivar a população a realizar, de forma consciente e espontânea, o teste anti-HIV, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras entra na campanha “Fique Sabendo”, do Governo Federal.
De 30 de novembro a 4 de dezembro, equipes do programa municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids irão orientar a comunidade sobre prevenção e tratamento da Aids e dar oportunidade às pessoas de realizar o teste na hora. As ações acontecem em unidades de saúde e no Pólo Universitário de Rio das Ostras, da UFF.
A campanha marca o Dia Mundial de Prevenção contra a Aids, em 1º de dezembro. Este ano, a Secretaria de Saúde conta com uma nova tecnologia implantada pelo Ministério da Saúde: o Teste Rápido Diagnóstico (TRD), realizado com sangue de punção digital. Por este exame, o resultado definitivo é liberado em apenas 40 minutos.
Na campanha de 2008, foram realizados 273 exames em Rio das Ostras. Estes exames foram processados pelo Laboratório Central Noel Nutels
Programação - A programação começa dia 30, segunda-feira, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, a partir de 13h30. No dia 1º de dezembro, as atividades acontecem no posto de Saúde do Praia Ancora, às 9h, e, no dia 2, no Polo Universitário da UFF, de 9h às18h. Dia 3, a campanha será realizada no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, a partir de 9h, e no posto de saúde de Nova Esperança, às 14h. Encerrando a programação, no dia 4, as atividades acontecem no Centro de Saúde de Nova Cidade.
Fique Sabendo – Com a mensagem principal “não importa se o seu teste deu positivo ou negativo, você pode ser feliz de qualquer jeito”, a campanha do Ministério da Saúde espera incentivar as pessoas a realizar o teste anti-HIV. O Governo Federal estima que existam cerca de 600 mil pessoas vivendo com o HIV no Brasil. Dessas, em torno de 400 mil não conhecem sua condição. Assim, o conhecimento dessa informação pode prevenir a infecção de milhares de pessoas. Além disso, o diagnóstico precoce também é importante para a realização
de um tratamento que garanta uma vida com melhor qualidade para o paciente. O diagnóstico também faz uma grande diferença na gravidez. Mães soropositivas aumentam suas chances de terem filhos sem o HIV se forem orientadas corretamente.
Programa - A Prefeitura de Rio das Ostras mantém um programa específico para atendimento integral e orientação a pessoas portadoras de Doenças Sexualmente Transmissíveis, como hepatites B e C e Aids. O programa inclui também qualificação dos profissionais, grupos de adesão, ações educativas, visitas domiciliares e parcerias com instituições afins. Atualmente, o Programa, coordenado pela enfermeira Bianca Monteiro, atende atualmente a 248 pacientes, entre adultos e crianças.
Rosana Ricalde e Felipe Barbosa também fazem palestra para alunos da escola de artes e ofício, que expõem seus trabalhos no local
Talentos consagrados da arte contemporânea, Felipe Barbosa , Rosana Ricalde e Clara Arthaud transformam a Fundição Escola de Artes e Ofício, em Rio das Ostras, em espaço de exposição e palestra. A mostra “Ecos” será inaugurada na sexta-feira, 4, às 18h, e fica em cartaz até o dia 18, reunindo também trabalhos dos alunos da Fundição, unidade da Fundação de Cultura da cidade.
A exposição “Ecos” é um projeto que surgiu da necessidade de se popularizar a arte contemporânea no município e abordar os problemas ecológicos, um assunto de interesse de toda a sociedade. Para a mostra, artistas plásticos, instrutores e professores da Fundição trabalharam nas obras coletivamente e, dessa forma, o processo de criação teve participação de todos.
Além dos trabalhs dos alunos e professores da Fundição, serão expostas obras de Rosana Ricalde, Felipe Barbosa e Clara Arthaud, nomes reconhecidos internacionalmente que atualmente moram em Rio das Ostras. Os três e o publicitário e artista plástico Micarlos Medeiros também fazem palestras durante o evento, nas quais falam da visão pessoal sobre arte e o processo de criação de suas peças.
As palestras serão realizadas nos dias 8 (Clara Arthaud), 9 (Micarlos Medeiros), 10 (Felipe Barbosa) e 11 de dezembro (Rosana Ricalde), sempre às 15h. Já a mostra poderá ser visitada de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados e domingos, das 13h às 16h. A entrada é franca.
Artistas – Rosana Ricalde, ganhadora do Prêmio Marco Antônio Vilaça, é formada em gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Em seus trabalhos, apropria-se de objetos e elementos encontrados no cotidiano urbano. Realiza intervenções que dialogam com a arquitetura e as perspectivas visuais da cidade.
Mestre em Belas Artes pela UFRJ, Felipe Barbosa brinca com os objetos do cotidiano, que ganham novas formas. Felipe utiliza a costura de meios, as esculturas e as fotografias em seus trabalhos e tem no currículo exposições realizadas na Itália, Estados Unidos e Alemanha.
Clara Arthaud trabalha como escultora e foi uma das percussoras do movimento Artes de Portas Abertas, no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Foi Clara também que idealizou a fachada do Centro de Formação Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Micarlos Medeiros é formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Além de atuar nessa área, também cria trabalhos experimentais de imagens, tendo recebido menção honrosa em concurso da revista Colors (Benetton) e participado de mostras Internacional de Arte Postal.
Serviço:
Fundição Escola de Artes e Ofício
Rua Beija-Flor, s/nº
Colinas - Rio das Ostras Tel.: (22) 2760-5361
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!