CIDADE
Prefeito de Rio das Ostras fecha parceria com Estado e cidade recebe tomógrafo móvel
Serviço estará disponível até dia 20 de novembro e contribui para ampliar atendimento na Região
Até o próximo dia 20, sexta-feira, o Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada da Secretaria Estadual de Saúde estará sediado em Rio das Ostras, na Praça José Pereira Câmara, no Centro. Por esforço do prefeito Carlos Augusto, Rio das Ostras foi escolhida como cidade-polo desse serviço na região, o que amplia o atendimento aos usuários das redes municipais da cidade e de mais nove municípios.
O serviço pode realizar até 60 exames por dia e atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que estejam com exames agendados por meio da rede municipal. Os pacientes moradores de Rio das Ostras começaram a ser atendidos no primeiro dia de funcionamento e continuam realizando seus exames, conforme encaminhamento da Secretaria Municipal de Saúde.
Instalado numa carreta especial, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos. O tomógrafo é operado por médicos radiologistas, com especialização na área e o resultado do exame é entregue à prefeitura.
A planilha com os exames a serem agendados é preparada com antecedência, antes da chegada do tomógrafo ao município; assim é possível prever quantos exames vão ocorrer no período em que o serviço permanecer naquela localidade. Para fazer o exame, é necessário prescrição de um médico especialista.
Estão sendo atendidos, além de moradores de Rio das Ostras, usuários do SUS de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Macaé, Conceição de Macabu e Carapebus.
Tomógrafo – A permanência do serviço móvel de tomografia do Estado amplia o atendimento aos riostrenses, que já contam com um tomógrafo computadorizado funcionando no Hospital Municipal. A aquisição do aparelho pelo município foi fundamental para reduzir o tempo de espera dos moradores por esse tipo de exame e reduzir custos da Prefeitura com deslocamento de pacientes e terceirização do serviço.
"Apagão" atinge Rio das Ostras e a metade do país
Cidade fica as escuras
Um blecaute de grandes proporções atingiu Rio das Ostras e parte do país entre o fim da noite de ontem e a madrugada de hoje. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido às 22h15 e só voltou às 03h30 desta quarta-feira.
A falta de energia foi provocada por problemas na hidrelétrica de Itaipu e atingiu os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco e mais o Distrito Federal. O apagão também atingiu cidades do Paraguai.
Em Rio das Ostras, toda a iluminação de rua , bem como a energia residencial e a cidade em geral ficou as escuras.
O presidente de Itaipu, Jorge Samek, disse em entrevista ao canal de TV Globonews que a região Sul do país também já está com o fornecimento normalizado e que boa parte de São Paulo também já estava normalizado. Segundo a assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema (ONS), caíram 17 mil megawatts, equivalente à carga consumida pelo estado de São Paulo.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse o mais provável é que um temporal tenha causado o problema em Itaipu. Em nota, a hidrelétrica disse que a causa do blecaute não teve origem na usina de Itaipu. A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outros, fenômeno que se costuma chamar de efeito dominó.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!