| Rio das Ostras Jornal
NOTICIAS BRASIL / MUNDO

Condomínios de luxo da Barra jogam esgoto em rios e lagoas

Biólogo diz que rios da região são "valões de esgoto"; empresa de águas promete despoluição de lagoas até 2016

A região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, área nobre da zona oeste do Rio de Janeiro e uma das mais ricas em belezas naturais da cidade, ainda tem sistema de saneamento precário. Grande parte dos condomínios de luxo não possue rede coletora de esgoto e continua jogando sujeira nos rios e lagoas, alertam representantes de associação de moradores e ambientalistas. Morador da Barra, o biólogo Mário Moscatelli afirma que todos os rios da Barra da Tijuca e Jacarepaguá são "valões de esgoto". De acordo com ele, a região produz de 5.000 a 6.000 litros de esgoto por segundo. Mas apenas 30% disso são levados para a estação de tratamento da Barra da Tijuca, calcula o biólogo. - Há uma demanda reprimida de 30 anos. Nesse tempo, o assunto não foi prioridade. O oceanógrafo David Zee, vice-presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, diz que a situação melhorou nos últimos anos, mas que ainda não atende às necessidades da região. Zee afirma que áreas de alto valor imobiliário da região, como o Jardim Oceânico e o Itanhangá, despejam o esgoto nos rios e lagoas. Ele conta que mesmo com os condomínios sendo obrigados a construírem estações de tratamento, o esgoto são jogados na natureza. Responsável pelo sistema de saneamento, a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto) informou que 80% da Barra da Tijuca já foi incluída na rede de esgoto. Sem informar a quantidade de detritos produzidos na região, a empresa diz que a estação de tratamento da Barra tem capacidade de captar, por segundo, 1.000 litros de esgoto. A Cedae acredita que, até o final de 2010, a estação de tratamento da Barra da Tijuca terá capacidade para captar até 2.500 litros de esgoto por segundo. A companhia anunciou que pretende inaugurar duas novas ligações com a estação de tratamento, uma na lagoa da Tijuca e outra no Recreio dos Bandeirantes. A empresa ainda ressalta investimentos desde 2007, como o emissário submarino da Barra da Tijuca, que é uma tubulação para lançar esgoto no mar, e a estação de tratamento, em funcionamento desde julho passado. A Cedae promete que, em 2016, todas as lagoas da região estarão despoluídas.

Stefhany: “Às vezes, dizer que se é virgem vira motivo de piada”

A jovem fala sobre sexualidade, a vontade de participar de A Fazenda e muito mais

Ela está em um dos vídeos que se tornaram fenômeno da internet nos últimos seis meses. Por causa do sucesso de Eu Sou Stefhany, a cantora tem feito cerca de 30 shows por mês. Pessoalmente, Stefhany se mostra bem segura para uma jovem que acabou de completar 18 anos. E ela não vacilou em responder, quando questionada se se sentia uma garota sexy.

- Me acho muito sexy. Acho que todas as meninas da minha idade têm de falar isso e se sentir assim. Mas não cairia na vulgarização, não posaria nua, por exemplo.

A conversa sobre sexualidade continua. Stefhany se mostra tímida e revela que é virgem.

- Já tive um relacionamento, mas não aconteceu nada íntimo. Para mim, é mais ou menos traquilo falar sobre o assunto. Às vezes, dizer que se é virgem vira motivo de piada. Há meninas que até são virgens, mas preferem não dizer porque têm medo de parecer ridiculas.

Para Stefhany, que não está namorando, esse é um momento muito delicado para a mulher e é necessário pensar bem.

- Estou aguardando a hora certa. Não é porque me sinto sexy, que sou obrigada a fazer sexo. Tem de ter sentimento. Não é a idade o que conta.

Especialista, Barrichello se diz de “braços abertos” para a chuva no GP do Brasil

Brasileiro precisa tirar cinco pontos de Jenson Button para manter as chances de título

O piloto Rubens Barrichello, da Brawn GP, declarou nesta terça-feira (13) que está de “braços abertos” para que chova no GP do Brasil de Fórmula 1, neste domingo (18), no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Para se manter na luta pelo título, Barrichello precisa tirar pelo menos cinco pontos do inglês Jenson Button, também da Brawn, na corrida de Interlagos. Button tem 14 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe, restando duas corridas para o fim da temporada.

A previsão para o fim de semana em São Paulo é de tempo fechado, com boas possibilidades de chuva, especialmente a partir de sexta-feira (16), quando serão disputadas as duas primeiras sessões de treinos livres.

- A chuva traz sempre aquela loteria, o inesperado pode acontecer. Eu adoro a chuva, ando bem e estou de braços abertos para isso.

O brasileiro tem um histórico de bons desempenhos em corridas debaixo de chuva, como no GP da Europa de 1993 (em seu primeiro ano na F-1), Mônaco em 1997 (foi ao pódio com a Stewart), Alemanha em 2000 (sua primeira vitória na categoria) e Inglaterra em 2008 (com a Honda, voltou ao pódio após três anos).

Argentinos enfrentam uruguaios para ir à Copa e “salvar” Maradona

Ídolo que conquistou um Mundial como jogador pode entrar para a história como o técnico que deixou a Argentina fora do torneio pela primeira vez em 40 anos

O clássico sul-americano Uruguai x Argentina, ofuscado nas últimas décadas devido à decadência uruguaia, volta a ter significado histórico nesta quarta-feira (14), quando as equipes se enfrentam na partida que pode deixar o time argentino fora da Copa pela primeira vez desde 1970. O jogo do estádio Centenário, em Montevidéu, às 19h (horário de Brasília), também pode marcar negativamente a carreira do técnico Diego Armando Maradona, 15 anos depois de ter se despedido das Copas do Mundo com um doping, pela substância proibida efedrina, no Mundial dos Estados Unidos, em 1994. Quarta colocada das eliminatórias sul-americanas, com 25 pontos, a Argentina tem um ponto a mais que o Uruguai, quinto. Os quatro primeiros avançam diretamente à Copa, enquanto o time seguinte terá de disputar uma repescagem contra uma equipe da Concacaf, que engloba as Américas do Norte e Central.
O problema da Argentina é que esta é a última rodada, o jogo é fora de casa e o Equador, sexto, tem 23 pontos. Os equatorianos enfrentarão o Chile em Santiago, com os adversários já classificados para o Mundial e sem nenhuma necessidade de resultado. Se a Argentina for superada pelo Uruguai e o Equador bater o Chile, o time de Maradona e do atacante Lionel Messi não disputará o Mundial. Mesmo se os equatorianos não vencerem, a Argentina precisa de pelo menos um empate para não ter de disputar a repescagem. Quatro títulos mundiais estarão em campo no Centenário - dois para cada seleção. A Argentina não chega à final de uma Copa do Mundo desde 1990, na Itália. Já o Uruguai vive o problema de ser o único time com título mundial que não se classificou para três das últimas quatro Copas. O retrospecto entre os times em eliminatórias da Copa do Mundo dá vantagem para a equipe de Maradona. São sete jogos, com três vitórias argentinas, três empates e um triunfo uruguaio. Atuando fora de casa, entretanto, a Argentina tem dois empates e uma derrota. A eliminação também seria um duro golpe às ambições de Lionel Messi. Favorito para ser eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, por conta do título do Barcelona na Liga dos Campeões da Uefa, ele pode ter sua escolha colocada em dúvida caso não consiga ajudar o país a disputar o Mundial. Para Maradona, um triunfo pode ter um significado maior. Idolatrado como jogador na Argentina, ele tem sofrido críticas pelas suas decisões como treinador e, depois de ser campeão do mundo em 1986, tem a chance de evitar a terceira decepção seguida em Copas: em 1990, foi derrotado pela Alemanha na final; em 1994, houve o doping no meio da competição. Para o jogo, o treinador deve deixar no banco o atacante Martín Palermo, autor do gol da vitória contra o Peru, no último sábado (10).

México prende fugitivo exibicionista graças ao Facebook

As autoridades americanas conseguiram capturar um fugitivo da Justiça graças ao seu exibicionismo no site de relacionamentos Facebook.

As autoridades americanas conseguiram capturar um fugitivo da Justiça graças ao seu exibicionismo no site de relacionamentos Facebook. O fugitivo Maxi Sopo gabava-se, através de mensagens no Facebook, de seu luxuoso estilo de vida no resort mexicano de Cancun. Sopo também adicionou um ex-integrante do departamento de Justiça à sua lista de amigos, que ajudou o governo americano a rastreá-lo.

As autoridades americanas disseram que Sopo e um comparsa roubaram mais de US$ 200 mil em fraudes bancárias. Graças ao exibicionismo do fugitivo, as autoridades americanas o localizaram e informaram a polícia mexicana, que o prendeu. Sopo será extraditado para os Estados Unidos.

'Paraíso'

Sopo publicou no Facebook que estava "vivendo no paraíso" e que estava lá "só para se divertir".

"Ele estava colocando posts [recados] sobre como a vida é bonita e sobre como ele estava se divertindo com os amigos", disse o promotor americano Michael Scoville.

"Ele definitivamente não estava vivendo como nós queríamos que vivesse, dadas as acusações pendentes contra ele", disse.

Sopo, um camaronês de 26 anos, mudou-se para os Estados Unidos em 2003 e trabalhava vendendo flores em boates na cidade de Seattle. Foi na noite em Seattle que Sopo conheceu o ex-integrante do departamento de Justiça e o adicionou à sua lista de amigos no Facebook.

O ex-oficial não fazia ideia que o camaronês era foragido da Justiça. Ao descobrir, ele conseguiu apurar onde Sopo estava vivendo e avisou as autoridades mexicanas, que o prenderam no mês passado.

Suspensão de menino que levou utensílio de camping para escola é revogada

Garoto de 6 anos levou instrumento com faca, garfo e colher. Ele foi punido pela escola com suspensão de 45 dias, nos EUA.

Um menino de seis anos que havia sido suspenso por levar um utensílio de camping com garfo, faca e colher para a escola teve a punição revogada nesta quarta-feira (14), em Delaware (EUA). Zachary Christie ficaria 45 dias em casa, mas a instituição decidiu retirar o castigo.

"Eu quero que ele volte o mais rápido possível. Mas também quero que ele saiba que ele tem voz e que quando as coisas não estão certas ele pode levantar e falar", disse Debbie Christie, mãe do garoto.

Um porta-voz da escola afirmou que mais mudanças no código de conduta da instituição virão nos próximos meses. A punição dada a Zachary é uma de muitas ocorridas nos últimos anos e levantou debate sobre se as escolas devem mesmo adotar políticas de tolerância zero - amplamente usadas após os ataques cometidos por alunos.

Acaba nesta quarta o prazo para pedido de mudança de cidade do Enem

Candidatos devem acessar o site do Inep. MEC enviará depois a confirmação do local de prova.

O prazo para pedir a mudança de cidade onde o estudante fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acaba nesta quarta-feira (14). Os candidatos devem acessar o site www.inep.gov.br. A prova foi remarcada para 5 e 6 de dezembro, após o vazamento do exame.

Os pedidos serão analisados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que aplica a prova. Segundo o ministério, os locais serão confirmados pelos "meios habituais", ou seja, pelo correio, e-mail ou SMS, além do site do Inep.

A prova será aplicada pelo Cespe/UnB e a Fundação Cesgranrio, que serão responsáveis pela impressão, aplicação e correção; os Correios, pela distribuição em caráter especial; a Polícia Federal (PF), pela parte da inteligência.

A PF vai acompanhar todo o processo, desde a saída das provas do Inep até a distribuição. A Força Nacional de Segurança pode também participar do processo. Segundo Haddad, as Forças Armadas se colocaram à disposição.

Veja mudanças em alguns dos principais vestibulares por causa do Enem

Um ano depois da morte de Eloá, Nayara muda de escola e tenta retomar a vida

Pai e avó afirmam que ela está bem, mas evita falar sobre o assunto. Tribunais analisam recursos que pedem liberdade para Lindemberg.

Um ano depois de tentar salvar a vida de sua amiga, Eloá Cristina Pimentel, a estudante Nayara Rodrigues da Silva, de 16 anos, busca retomar a própria rotina. Em 16 de outubro de 2008, liberada do cativeiro, Nayara decidiu voltar ao apartamento em Santo André, no ABC, onde Lindemberg Alves Fernandes manteve sua amiga refém por mais de 100 horas. No dia seguinte, ferida com um tiro no rosto, Nayara foi resgatada muito ferida do apartamento. Atingida por dois tiros, um na cabeça e outro na virilha, Eloá morreu. A família doou os órgãos de Eloá. Nayara passou por atendimento psicológico e retomou os estudos.

"Ela tenta levar a vida dela, mas não é uma coisa fácil. Ela ainda é uma criança", diz a avó de Nayara, Neusa Rodrigues da Silva. "Isso tudo deixa ela nervosa", afirma. Agora com 16 anos, Nayara mudou de escola, mas é reconhecida por onde vai. "Ela está estudando, levando a vida de qualquer adolescente, mas todo mundo a questiona sempre", diz o advogado de Nayara, Marcelo Augusto de Oliveira. "Estamos bem, mas ela não toca no assunto", diz o pai da menina, o autônomo Luciano Vieira.

Preso em flagrante e denunciado por sequestro, cárcere privado, tentativa de homicídio, homicídio e posse ilegal de arma, Lindemberg aguarda julgamento na Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo. "Está um pouco devagar [o início do julgamento]", reclama o pai de Nayara. A defesa de Lindemberg impetrou dois habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça, um com pedido de liberdade provisória e outro para suspender o andamento do processo. As liminares foram negadas, mas o gabinete do ministro Celso Limongi analisa o mérito das ações e já recebeu pareceres do Ministério Público Federal sobre o assunto. Lindemberg também aguarda a manifestação do desembargador Pedro Menin, da 16ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça, que analisa recurso contra a decisão que leva Lindemberg ao Tribunal do Júri. A advogada de Lindemberg, Ana Lúcia Assad, disse em entrevista por telefone que ele está bem de saúde, vive em uma cela junto com outros presos e recebe quinzenalmente a visita da mãe e das irmãs. De acordo com ela, Lindemberg é um preso de bom comportamento. "Ele nunca foi punido. Nunca teve nenhum problema", afirmou.

Senado instala nesta quarta comissão de reforma do Código de Processo Civil

Presidente da comissão quer mudanças para tornar a Justiça mais ágil. Diminuição dos recursos contra decisões judiciais é uma das propostas.

O Senado instala nesta quarta-feira (14), às 11h30, a Comissão Especial de Reforma do Código de Processo Civil. O objetivo dos juristas que participam da comissão será propor mudanças agilizem a Justiça. O prazo para a elaboração do anteprojeto é de 180 dias, a serem contados a partir de 1º de novembro. De acordo com Luiz Fux, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) designado para presidir a comissão, a ideia é concluir os trabalhos dentro do prazo previsto, para que a reforma seja votada ainda no primeiro semestre do ano que vem, antes do início da campanha eleitoral de 2010. Segundo Fux, as mudanças que serão propostas poderão tornar mais “ágeis e simples” a prestação judicial e o acesso do cidadão à Justiça. “Há no ar uma ideia de simplificação dos procedimentos e o enxugamento do código, que tem pontos não eficientes”, disse o ministro.

Propostas

Ao G1, Luiz Fux enumerou quatro propostas que devem ser sugeridas e analisadas ao longo dos trabalhos da comissão. Entre as medidas está a diminuição na quantidade de recursos previstos contra decisões judiciais. “Há uma forte tendência de se enxugar o numero de recursos previstos no código. Essa excessiva quantidade de recursos possíveis é uma das grandes responsáveis pela morosidade [do Poder Judiciário]”, disse.

Outras sugestões são a fixação do caráter vinculante para as decisões com entendimento pacificado no STJ e a implementação do processo eletrônico como regra no Poder Judiciário – já existe uma lei que trata da digitalização dos processos, mas o Código de Processo Civil (CPC) ainda não está adaptado à realidade do “mundo virtual”. “O computador agora é o domicílio do cidadão”, afirmou Fux. O ministro também disse que pretende tratar na comissão da “desjudicialização” de questões que não precisam necessariamente passar pelo Judiciário. Segundo ele, casos de partilha, divórcio e demarcação de terras, por exemplo, poderiam ser resolvidos na esfera administrativa, “indo para a Justiça só em casos de conflito”. “Na realidade, a comissão se instalará e a ideia é fatiar o código entre os componentes e cada um contribuir com uma fatia. Depois, vamos discuti-lo em um segundo momento para definir as mudanças”, explicou Luiz Fux.

“O código vem sofrendo alterações há duas décadas, que têm visado trazer uma Justiça mais eficiente. Mas ainda assim há uma reclamação de morosidade. O que vamos debater é a criação de medidas que possam tornar a Justiça mais ágil", completou o ministro.

Código

Editado em 1973, no auge do governo militar, o Código de Processo Civil é considerado por juristas como um material de “boa técnica jurídica”. No entanto, diz o ministro, há instrumentos que podem ser aprimorados para trazer mais celeridade aos processos judiciais. Desde a década de 1990, o código já recebeu 64 normas legais que o alteraram de alguma forma. Nos mais de 35 anos do CPC, porém, nenhuma grande reforma foi feita. Assim, segundo o presidente da comissão, as evoluções que chegaram à Justiça ainda não estão incorporadas no código. O CPC define regras para concessão de mandados de segurança, reintegração de posse, alteração de cláusulas contratuais, suspensão de cobrança de impostos, além de normas sobre recursos e penhora de bens, entre outras medidas.

Facebook confirma ter perdido dados de 150 mil usuários

Falha técnica em 'um único banco de dados' causou danos na rede social. Empresa estima que problema atingiu menos de 0,05% membros do site.
Milhares de usuários que ficaram sem acesso ao Facebook na semana passada tiveram uma surpresa após a restauração do serviço: a perda de dados de seus perfis, como fotos, mensagens e modificações no status de amigos publicadas recentemente. Segundo estimativas da companhia, o problema atingiu menos de 0,05% dos usuários do Facebook. Numa rede social com cerca de 300 milhões de usuários, o número de vítimas pode chegar a 150 mil pessoas, alertou a CNet News. De acordo com o Facebook, os usuários atingidos começaram a receber avisos de “manutenção” em seus perfis no dia 3 de outubro, quando foi identificado “um problema técnico com um único banco de dados”. Os usuários atingidos pelo problema receberam a seguinte mensagem padrão: “Você pode não ter sido capaz de acessar a sua conta ao longo dos últimos dias. Pedimos desculpas pelo inconveniente. Uma questão técnica afetou um número reduzido de contas no Facebook, incluindo a sua. Fizemos o nosso melhor para restaurar sua conta ao seu estado mais recente, mas alguns dados e configurações podem não ser os mais atuais. Por questão de segurança, redefinimos algumas configurações de privacidade para as mais restritivas. Você pode querer revisar suas configurações de privacidade e redefini-las.” Questionado sobre o silêncio da companhia até o momento sobre o caso, o porta-voz do Facebook, Brandee Barker, disse que a rede social agiu dessa forma para ter tempo de analisar melhor qual a causa do problema e repassar aos usuários informações mais precisas.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!