NOTICIAS REGIÃO
Fim de semana violento: sete homicídios registrados
O fim de semana foi violento na Região dos Lagos, foram registrados sete homicídios e cinco só em Cabo Frio.
Os crimes aconteceram nos bairros Tangará, Jardim Peró, Caiçara e na comunidade do Morubá. Ainda em Cabo Frio, Valmir Rodrigues de Oliveira foi preso em flagrante depois de tentar matar a tiros uma pessoa na praça do bairro São Cristóvão.
Em São Pedro da Aldeia, um homem foi assassinado no bairro Campo Redondo na madrugada de sábado. E no domingo, em Búzios, a polícia encontrou o corpo de um homem com a cabeça decepada, o corpos está no IML de Cabo Frio e até o início da noite de ontem ainda não tinha sido identificado.
Polícia encontra arma do assassinato do engenheiro da AUTRAN
A pistola 9 milímetros foi encontrada, junto com algumas cápsulas, dentro de uma pochete, em uma mata.
Através de uma denúncia anônima, a Polícia Militar de Nova Friburgo encontrou, na noite deste sábado, uma pochete com uma pistola 9 mm e algumas cápsulas. O material foi achado em uma mata em Conquista.
A arma teria sido usada no homicídio que aconteceu em 20 de julho, onde o engenheiro e diretor de tráfego da Autarquia Municipal de Trânsito da cidade, Conrado Frederico Sichel, de 57 anos, morreu depois de uma tentativa de assalto às 14 horas, na garagem da Agência dos Correios, no Centro do município.
Os dois homens que cometeram o crime foram presos no mesmo dia. Alexandre Passarele da Mata Junior, de 35 anos, e Alexandre Soares de Lima, de 26, estão na Polinter, no Rio de Janeiro. A polícia continua investigando o caso.
Aprovados em concurso público de Macaé serão chamados a partir de 1° de setembro
Os aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de Macaé no ano passado começarão a ser convocados a partir do dia 1º de setembro.
O anúncio foi feito pelo prefeito Riverton Mussi, na ocasião da abertura das Primeiras Jornadas Norte Fluminense de Relações do Trabalho, Cidadania e Meio Ambiente, na última segunda-feira (17).
Segundo Riverton, os candidatos serão chamados de acordo com as necessidades de profissionais para as vagas concorridas. “Com a homologação do concurso, nós já podemos começar a chamar os aprovados. Eles serão chamados gradualmente, de acordo com as nossas necessidades”, afirmou. Entre os que passaram na prova, a ansiedade é grande, já que foram tantos os adiamentos relacionados às provas e depois com relação a divulgação da lista de aprovados, que só aconteceu oficialmente no dia 26 de julho.
O Concurso Público 01/2008, com vagas para a Prefeitura de Macaé e Fundação Municipal Hospitalar de Saúde, foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário (IBAP-RJ). Depois de serem adiadas diversas vezes, as provas objetivas foram realizadas no dia 29 de março e as práticas no dia 14 de abril.
Após a realização das provas, diversos gabaritos foram publicados e republicados causando indignação por parte dos candidatos. A partir de agora, a previsão é de que pelo menos os 150 cargos iniciais sejam chamados até o final do ano.
Petrobras descobre mais petróleo leve na Bacia de Campos
A Petrobras anunciou nova descoberta de petróleo leve no pós-sal (reservatórios carbonáticos) na Bacia de Campos, com a perfuração do poço 1-BRSA-713-RJS (1-RJS-661), informalmente denominado Aruanã, na Concessão Exploratória BM-C-36 (bloco C-M-401), onde é operadora exclusiva.
Análises preliminares indicam a presença de volumes recuperáveis em torno de 280 milhões de barris de petróleo leve (28º API) e com boa produtividade. O Bloco BM-C-36 foi adquirido na sétima rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ocorrida nos dias 17 e 18 de outubro de 2005.
O poço descobridor está localizado a cerca de 120 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, em águas onde a profundidade é de 976 metros. A descoberta foi comprovada por avaliações (teste de formação em poço revestido) em reservatórios localizados entre 2.993 e 3.123 metros de profundidade. A descoberta será, em seguida, objeto de Plano de Avaliação a ser apresentado à ANP.
Marlim Sul
Em reservatórios geologicamente semelhantes à esta descoberta, também na Bacia de Campos, no Campo de Marlim Sul, a Petrobras perfurou dois poços 6-MLS-122-RJS (Jurará) e 6-MLS-146D-RJS (Muçuã), nos anos de 2007 e 2009, em águas de 1.200 metros de profundidade. Esses poços permitiram estimativas, em conjunto, de 350 milhões de barris recuperáveis de petróleo de 27º API. O desenvolvimento desses projetos está previsto no Plano Estratégico 2009-2013, com início de produção em implantação na plataforma P-51, que já produz petróleo na área e, em 2011, na plataforma P-56, que está em construção.
Marlim Leste
Também neste tipo de reservatório é importante lembrar o conhecimento adquirido na exploração do campo de Marlim Leste, com o poço 6-MLL-14-RJS, informalmente denominado Jabuti (2005). Em águas de 1.300 metros e a120 km da costa, este poço identificou reservatório com volume recuperável de cerca de 345 milhões de barris de petróleo de 28º API. O primeiro óleo desse reservatório foi produzido em 2008 com a plataforma FPSO Seillean.
Considerando que já existem estruturas de produção e de escoamento de petróleo e gás na área, a produção dessas três áreas em conjunto vai contribuir, a curto e médio prazos, para o crescimento da curva de produção da Companhia.
As descobertas de Jabuti e Jurará já estão computadas nas Reservas Provadas da Petrobras de 2008.
Recordes
No campo de Marlim Leste foi alcançado o recorde mundial de profundidade de água para produção no tipo de reservatório da descoberta anunciada hoje (carbonatos) em fevereiro de 2009, com a perfuração do poço 7-MLL-54HP que atingiu 1.413 metros de água. Em maio de 2009 foi alcançado, ainda, o recorde de produção de petróleo por poço, atingindo 43.588 barris diários.
Os bons resultados que estão sendo obtidos pela Petrobras, refletem os esforços, o conhecimento técnico e a avançada tecnologia aplicados pela Companhia na busca de novas descobertas, tanto em áreas de concessões de produção como em regiões pioneiras.
Macaé conta com quase 200 mil habitantes, divulga IBGE
A população macaense que antes era de 188.787, aumentou para 194.413. Foi o que divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã de ontem (14).
A data de referência do levantamento é 1º de julho e, de acordo com a estimativa, a população brasileira passou de 189.612.814 para 191.480.630 pessoas.
Para a estimativa, são consideradas as taxas de natalidade, mortalidade e migração. Os dados do IBGE consideram os 26 estados do país e o Distrito Federal. São estimadas, ao todo, as populações de 5.565 municípios brasileiros.
Segundo o IBGE, São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, contando com 11 milhões de habitantes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 6 milhões, e Salvador, com 3 milhões de pessoas. Já a cidade que tem a menor população do país é Borá, em São Paulo, com 837 habitantes.
Em Macaé, a população cresceu menos do que o esperado, que seria superior a 200 mil habitantes. Mesmo assim, o município apresentou crescimento considerável, o que contribui para o inchaço populacional. Já Rio das Ostras, município que também sofre com o inchaço populacional de pessoas que preferem morar na cidade devido ao custo de vida mais baixo, passou de 91.085 habitantes para 96.622.
A estimativa da população residente nos municípios é divulgada todos os anos, em cumprimento ao que determina a lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e o artigo 102 da Lei nº 8443, de 16 de julho de 1992. As estimativas são importantes para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos. O parâmetro é usado pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
Censo 2010
Como Macaé possui um ritmo diferenciado de crescimento populacional, o Censo 2010 vai exigir trabalho redobrado da equipe do IBGE e necessitará da participação de diversas representações municipais, entre órgãos públicos, instituições privadas e grupos da sociedade civil organizada.
Por este motivo, a equipe de gerência do IBGE no município já começou, um ano antes, a buscar auxílios para conseguir contornar o problema que está diretamente ligado ao fenômeno do inchaço populacional, a formação de comunidades e bairros que ainda não fazem parte do mapa oficial de Macaé.
Neste processo, o IBGE precisará utilizar dados coletados por uma empresa contratada para realizar o serviço de levantamento setorial da cidade, demarcando através de informações e imagens digitais, as áreas onde deverá ser realizada a contagem populacional.
No entanto, o órgão federal também necessitará do auxílio do poder executivo municipal e de outros segmentos da sociedade, afim de conseguir identificar e ter acesso a esses novos “pedaços” da cidade.
Além da equipe efetiva do IBGE, será realizado concurso público para admissão contratual temporária de mais de 300 pessoas que irão atuar como recenseadores, ou seja, agentes que irão percorrer todas as residências do município para realizar a contagem populacional. Profissionais das áreas administrativa e informática também serão contratados, através de processo seletivo, para atuar na realização do Censo 2010.
Cidade Universitária: novos cursos começam nesta segunda
A partir desta segunda-feira (24), a prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai iniciar uma importante etapa no processo histórico do conhecimento da cidade.
Começam as aulas dos três novos cursos na área de Saúde - Medicina, Nutrição e Enfermagem - que passam a integrar na Cidade Universitária as 12 graduações gratuitas oferecidas pelo município. As palavras do reitor da UFRJ, Aluísio Teixeira remetem a importância dessa iniciativa: “Iniciamos aqui uma contribuição inestimável para o Brasil”.
As aulas dos novos cursos da área de saúde adotarão uma grade curricular pioneira. Elas serão direcionadas para integração entre o universitário e a comunidade. As graduações serão voltadas para a atenção básica, onde os universitários atuarão na prática, inicialmente, nas comunidades. A idéia da Universidade é direcionar os futuros profissionais a buscarem projetos e ações que atendam os anseios e necessidades da população.
Para a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, este é um momento da união. “Novas parcerias estão sendo estabelecidas entre Macaé e a UFRJ com os novos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição. O prefeito Riverton Mussi construiu a Cidade Universitária implantando o ensino superior gratuito em Macaé”, disse Marilena.
Os universitários do primeiro e quarto período irão vivenciar suas práticas nas escolas e no Programa Saúde da Família (PSF). Apenas no quinto período do curso, os alunos começarão seu estágio no Hospital Público de Macaé (HPM). A Educação tem estudado todo processo de implantação dos cursos desde sua grade curricular até a estrutura dos laboratórios.
O reitor Aluísio Teixeira afirmou estar satisfeito com a parceria realizada com o município, e o fato de Macaé ser pioneira no processo de interiorização dos cursos que a instituição oferece, integrando assim, as ações do poder Federal, Estadual e Municipal. Ele ainda acrescentou que o modelo implantado no município, servirá de modelo nacional. "Reunimos nessa parceria o interesse de levarmos nossa excelência de ensino ao interior, ao comprometimento do município em aprimorar sua educação".
Cursos de Saúde em Macaé são os mais concorridos no País
O resultado dessa iniciativa pôde ser conferido no último vestibular realizado para o curso de Medicina. Além de ser a graduação mais disputada de todo o país, dez das 30 vagas concorridas no vestibular ficaram com candidatos macaenses, comprovando o interesse do jovem no município em cursar sua Universidade na própria cidade. Juntamente com os cursos de Enfermagem e Obstetrícia, as graduações representam um marco na história do ensino da Prefeitura de Macaé e da UFRJ. Esta é a primeira vez que a instituição leva seu curso de Medicina para outro município com uma proposta diferenciada de ensino superior, onde Prefeitura e Universidade interagem no espaço físico e pedagógico.
A coordenadora do curso de Medicina, Vera Haulfon, disse que a parceria no município é "uma conquista de corações e mentes". A professora informou que as propostas para o curso de graduação em Medicina de Macaé, terão modelos pedagógicos baseado no conhecimento da realidade local, tendo como base o currículo detalhado em cada período e disciplina como a “Saúde da Comunidade”, entre outros temas.
Para o curso de Enfermagem, a prefeitura de Macaé também fez uma parceria, desta vez com a Escola de Enfermagem Ana Nery. Assim, os alunos do curso atuarão no município em atividades preventivas de saúde nas escolas municipais. A professora e coordenadora do curso de graduação de Enfermagem e Obstetrícia, Dra Maria Antonieta Rubio Tyrrel e a professora e coordenadora do curso de graduação em Nutrição, a macaense Dra Beatriz Ribeiro, também apresentaram os desafios propostos na implantação da interiorização da UFRJ. “A relação candidato vaga no vestibular foi igual a do Rio de Janeiro o que comprovou o interesse das pessoas no curso de Nutrição. Seis aprovados residem em Macaé, inclusive o primeiro lugar, isso significa que 30% dos 20 aprovados são daqui”, disse Beatriz.
Ensino gratuito: levando todos os níveis da Educação à população
A prefeitura de Macaé é pioneira na criação de um complexo universitário onde se encontram as principais universidades do país, oferecidos à população macaense gratuitamente. Criada em 2007, na primeira gestão do prefeito Riverton Mussi, a Cidade Universitária de Macaé possui atualmente seus 12 cursos, divididos entres as Universidades UFRJ e UFF e a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), única faculdade 100% municipal da região.
A FeMASS oferece os cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. A UFF oferece Direito, Administração e Ciências Contábeis. E a UFRJ, os cursos de Medicina, Química, Farmácia, Nutrição, Ciências Biológicas e Enfermagem. Atualmente estão matriculados na Cidade Universitária, cerca de 1500 alunos, com vestibulares realizados anualmente mostrando a grande procura dos jovens na formação do ensino superior. Segundo levantamento realizado pelo Complexo Universitário, 80% dos alunos reside no próprio município e desse total 68% trabalham.
Mestre evolucionista tem história em Barra de São João
Na tarde desta quarta-feira, dia 19, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Casimiro de Abreu, através do Núcleo de Apoio ao Profissional da Educação (NAPE) trouxe ao município a pesquisadora Fátima Brito, da Casa da Ciência do Rio de Janeiro.
O objetivo foi apresentar o projeto Caminhos de Darwin, que aborda a história dos 172 anos da viagem do cientista ao Rio de Janeiro, os 150 anos da Teoria da Evolução das Espécies e os 200 anos de nascimento do pai da Teoria Evolucionista. O encontro aconteceu na Sala Popular de cinema Humberto Mauro e reuniu diversos representantes do Governo Municipal.
A passagem da expedição “Caminhos de Darwin” já aconteceu uma vez em Barra de São João e está prevista para acontecer novamente em outubro.
Na ocasião, foi inaugurada na beira do rio São João uma placa com informações sobre a passagem do cientista Charles Darwin.
Os relatos no diário do evolucionista contam que, quando esteve em Barra, atravessou o rio São João, enquanto seus companheiros, membros da comitiva, atravessaram a cavalo.
O tataraneto de Darwin, Randal Keynes, que é escritor e cientista, é o líder da expedição, organizada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, pela Casa da Ciência da UFRJ e pelo o Departamento de Recursos Minerais, com a participação de pesquisadores, estudantes e cientistas.
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!