| Rio das Ostras Jornal
CIDADE RIO DAS OSTRAS
Evento em Rio das Ostras consolida Consórcio Intermunicipal de Saúde
I Encontro do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea reuniu prefeitos e comunidade
Como um passo importante na consolidação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea, Rio das Ostras sediou o primeiro encontro entre os municípios integrantes nesta sexta-feira, 21 de agosto. O evento, que reuniu centenas de pessoas, é um marco histórico de união entre as cidades em prol da melhoria da Saúde na Região. A iniciativa ganhou mais força com a adesão do município de Silva Jardim.
Recepcionados pelo prefeito Carlos Augusto e vice-prefeito Wilton Broder, compareceram à cerimônia os prefeitos de São Pedro da Aldeia, Carlindo Filho; de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso (Andinho); de Araruama, André Mônica; de Cabo Frio, Marquinho Mendes; de Casimiro de Abreu, Antonio Marcos; de Iguaba, Oscar Magalhães; a prefeita de Saquarema, Franciane Motta, e o vice-prefeito de Búzios, Alexandre Martins. Também esteve presente o gestor municipal de Silva Jardim, Marcelo Zelão, cidade que acaba de aderir ao Consórcio.
Em seu discurso, Carlos Augusto destacou a importância do Consórcio como um instrumento ágil e eficiente de gestão e captação de recursos. A iniciativa vai reforçar o potencial de cada município, criando centros de referência de acordo com a especialidade de destaque em cada cidade.
“É a primeira vez que prefeitos e secretários da região dão as mãos, de forma solidária, para mudar a realidade da Saúde, com apoio dos governo federal e estadual”, afirmou Carlos Augusto.
O governador Sérgio Cabral enviou uma mensagem de incentivo, na qual defende a iniciativa como o melhor caminho para a Saúde no âmbito municipal e garantiu o apoio do Governo do Estado.
O Consórcio vai organizar o fluxo de atendimento, ampliando e potencializando o que os municípios têm de melhor na área da Saúde. A iniciativa funciona com base em planos de metas, a partir das estimativas de atendimentos e serviços. Ao todo, serão beneficiadas cerca de 800 mil pessoas.
Recursos - O próximo passo para oficialização do Consórcio de Saúde é a aprovação de leis municipais que o transforme em pessoa jurídica para que possa começar a receber recursos estadual e federal.
A Baixada Litorânea tem um déficit real de 690 leitos, sendo 25 de UTI para adultos. Porém, conta com um número superior ao exigido pelo Ministério da Saúde de mamógrafos e aparelhos de ultrassom – o que indica que o uso desses equipamentos deve ser otimizado, segundo dados apresentados pelo secretário de Saúde de Arraial do Cabo, Marcelo Paiva.
O Secretário de Saúde de Rio das Ostras, Sérgio Manhães, apresentou um histórico da Saúde no Brasil e as características da rede do município. “Sabemos que a saída para a rede pública é o investimento na Saúde Básica; porém, em Rio das Ostras, temos a consciência de que não podemos esquecer a média e alta complexidade. Criamos uma Unidade de Dor Torácica para atender o que é a maior causa de morte no País, as doenças cardiovasculares”, explicou Sérgio Manhães.
Rosemarie Teixeira, secretária de Planejamento do município, lembrou as dificuldades ocasionadas pela necessidade crescente de investimentos em Saúde, dado o aumento populacional vertiginoso na região. “Rio das Ostras foi o sétimo município que mais cresceu no Brasil em 2008 e o maior em crescimento absoluto”, disse a secretária. “Temos que superar nossos investimentos em Saúde, assim como Educação”, completou.
Presenças – Além dos prefeitos, estavam presentes o presidente da Câmara Municipal de Rio das Ostras, Carlos Afonso Fernandes e os demais vereadores do município, secretários municipais, o coordenador regional da defensoria pública, Petrúcio Malafaia, servidores e comunidade. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani, não pôde comparecer.

Educação no Trânsito para a terceira idade

Integrantes do projeto Feliz Idade, da Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, participaram na tarde da última terça-feira, dia 18, no Parque da Cidade, de uma aula de educação no trânsito, ministrada por profissionais da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano.

Na ocasião, os idosos tiveram noções de conduta no trânsito não só para motoristas, mas também para pedestres, passageiros e ciclistas e ainda aprenderam um pouco de legislação.

O projeto Feliz Idade tem o objetivo de dar mais qualidade de vida à terceira idade. Para isso, realiza encontros regulares com palestras, aulas de artesanato, dança, alongamento, relaxamento, Tai Chi Chuan e teatro. Para se inscrever no Feliz Idade, basta ter mais de 60 e comparecer com cópias dos documentos nos Centros de Referência de Assistência Social do Jardim Campomar, Mariléa ou Cidade Praiana.

Rio das Ostras marca presença em evento internacional

Cerca de 50 caminhantes vão participar do 4º Walking Rio, domingo, dia 23, na orla da Zona Sul

Uma parceria entre as secretarias de Turismo, Indústria e Comércio e de Esporte e Lazer levará 50 caminhantes de Rio das Ostras para participar do 4º Walking Rio - uma Caminhada na Natureza Internacional pelas praias do Leblon, Ipanema, Copacabana e Leme, organizada pela ONG Anda Brasil.

O ônibus que levará os caminhantes sairá às 6h30 de domingo, dia 23, da sede da secretaria de Turismo (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro – Extensão do Bosque) e tem retorno previsto para às 16h.

O ponto de partida do Walking Rio será no final da praia do Leblon, na esquina da rua Visconde de Albuquerque, a partir das 8h, e o circuito termina na Praça do Forte do Leme, totalizando um percurso de 10km.

A caminhada na natureza é um esporte não-competitivo que pode ser praticado por adultos, crianças, idosos e portadores de necessidades especiais, porque não existe tempo para cumprir o circuito.

Segundo o secretário de Turismo, Alan Machado, é importante apoiar estas iniciativas como promoção do turismo e da qualidade de vida. “As Caminhadas na Natureza já são uma prática no município e nós contamos com uma associação de caminhantes muito organizada. É importante para a divulgação de Rio das Ostras estar presente em um evento internacional”, disse.

Estimativa populacional do IBGE indica que Rio das Ostras cresceu 6,08% em relação a 2008

Maior taxa de migração do Estado indica que Censo 2010 pode apontar crescimento ainda maior

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última semana a estimativa populacional de todos os municípios do país. Segundo estimou o IBGE, Rio das Ostras conta com uma população de 96.622 habitantes, que corresponde a aumento populacional de 6,08% em relação a 2008. De acordo com a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, a taxa de migração do município de 6,55%, que é a maior do Estado segundo o Censo de 2000, mostra que a tendência é que a população registrada pelo Censo 2010 seja ainda maior.
“Em 2007 demos um salto e o resultado da contagem mostrou que a cidade era a que mais crescia no Estado, com uma taxa de 10,8% ao ano. Isso indica que podemos nos surpreender com o resultado do Censo, já que nossa taxa de migração também é a maior do Estado”, explicou Rosemarie.
Para o prefeito Carlos Augusto esse crescimento se reflete no número de matrículas nas escolas municipais e na necessidade de investimentos cada vez maiores em saúde e obras. “Investimos cerca de R$1 bilhão em infraestrutura nos últimos quatro anos, pois sabemos da necessidade de nos organizar para crescimento atípico do município. Um exemplo é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), projetada para atender a uma população de 250 mil pessoas”, disse o prefeito.
De acordo com Rosemarie, além do impacto no número de habitantes, o trabalho promovido pela Prefeitura para regularizar terrenos e casas sem registro formal também fará a diferença no resultado do Censo 2010. “Nosso trabalho de Regularização Fundiária já cadastrou cerca de 500 famílias e tem o objetivo de regularizar ao todo cerca de 30 mil propriedades. Parte desse trabalho deve ser finalizado esse ano e mostrará, já no Censo 2010, que estamos crescendo ordenadamente”, explicou a secretária.

Inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal estão abertas

Competição será nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil e adulto

A bola vai rolar nas quadras riostrenses a partir de outubro com os campeonatos municipais de futsal nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil e adulto. O torneio das categorias de base está na segunda edição, enquanto os adultos disputam a competição pela quinta vez.

Para que os atletas possam mostras suas habilidades, primeiro eles terão que se inscrever. As inscrições para a categoria adulto já estão abertas e podem ser feitas no Campo Society Gilberto Cabral, na rua Manoel Pedro Freire, s/nº - Nova Cidade. As vagas serão limitadas e restritas a equipes do município. Os times devem ter no máximo 15 atletas com idade a partir dos 18 anos. A primeira reunião técnica da competição será no próximo dia 2 de setembro, a partir das 20h no próprio local de inscrição. Mais informações pelo telefone 2771-0674 com Geilson Bastos Tidinho.

Para os times nas categorias pré-mirim 10 e 11 anos), mirim (12 e 13), infantil (14 e 15) e infanto-juvenil (16 e 17) as inscrições estarão abertas a partir do dia 22 de setembro e poderão ser feitas no Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour. Mais informações pelo telefone 2760-6899 com Pará.

Escola de Vela participa de regata em São Pedro d’Aldeia

No próximo domingo, dia 23, alunos da Escola de Vela da Secretaria de Esporte e Lazer de Rio das Ostras irão disputar XVI Regata “Aviação Naval” realizada pelo Grêmio de Vela da Casa da Praia da Base Aérea e Naval de São Pedro D’Aldeia.

A prova será disputada na Lagoa de Araruama, em frente a Vila dos Oficiais. Rio das Ostras vai disputar com cinco tripulações, sendo três da Classe Dingue e dois da Classe Optimist.

Pronto-Socorro de Rio das Ostras tem atendimento mais ágil e humanizado
Unidade passa a contar com equipe para acolher e orientar os pacientes, priorizando casos graves
A Prefeitura de Rio das Ostras reorganizou o atendimento no Pronto-Socorro para solucionar, de forma mais rápida e humanizada, os casos que chegam até a unidade. Atendendo às recomendações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde implantou um serviço de acolhimento diferenciado, no qual enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais recebem, orientam e encaminham os pacientes conforme suas necessidades e a urgência do caso.
Neste acolhimento, o profissional de Saúde faz uma classificação do risco de vida do paciente, realiza um primeiro atendimento ou encaminha para outros serviços.
Os casos de emergência – como politraumatismos graves – continuam sendo atendidos imediatamente. Em situações que não haja risco de vida, a pessoa será acolhida, orientada sobre sua situação e informada sobre o tempo de espera, enquanto aguarda o atendimento. São priorizados os casos que exigem mais cuidados, como idosos, crianças e gestantes.
“O objetivo dessa reorganização é agilizar o atendimento, diminuir a ansiedade das pessoas, aumentar sua satisfação, além de criar um ambiente de trabalho mais equilibrado também para os profissionais de Saúde”, diz a coordenadora de Enfermagem do Pronto-Socorro, Roselene Ramalho.
A coordenadora ainda explica que as unidades de emergência têm normalmente uma imagem negativa dada as condições em que as pessoas buscam os pronto-socorros. “Ouvir o paciente e preparar o ambiente para recebê-lo é muito importante para mudar essa imagem”, completa a enfermeira.
Dentro das novas diretrizes, os profissionais da recepção da unidade também estão sendo capacitados para informar os usuários e encaminhá-los ao acolhimento.
“Com o novo fluxo estamos conseguindo também agilizar a marcação de consultas e exames, uma vez que seja identificada a necessidade”, destaca Roselene.
Informar para atender melhor – Outro aspecto importante dessa reorganização é diminuir o numero de atendimentos não-emergenciais no Pronto-Socorro. Quando o paciente não necessita de socorro imediato, ele não deixará de ser atendido, porém será orientado a procurar os postos de saúde, policlínica ou outras unidades para continuar ao tratamento. A orientação correta desafoga o serviço de emergência.
“Pode-se dizer que mais da metade dos atendimentos realizados no Pronto-Socorro não são urgentes nem de emergência e devem ser realizados nas unidades básicas”, afirma Roselene Ramalho.
Para que a população esteja informada, o novo acolhimento inclui palestras educativas e o trabalho dos assistentes sociais, responsáveis por direcionar a população aos outros serviços públicos.
Teatro Popular de Rio das Ostras apresenta comédia de Ariano Suassuna

Atores da cidade encenam ‘O Casamento Suspeitoso’ em dois finais de semana

Comédia de costumes que já arrancou muitas gargalhadas da platéia, ‘O Casamento Suspeitoso’, de Ariano Suassuna, estréia neste sábado,dia 22, no Teatro Popular de Rio das Ostras, para curta temporada. Encenado pelo grupo local “Atores de Rio das Ostras”, o espetáculo também fica em cartaz no domingo, 23, e nos dias 29 e 30, sempre às 20h.

Escrita em 1957, a comédia trata do tema casamento por dinheiro. A ação se passa na casa da matriarca de uma família, dona Guida. O velho golpe do baú é o fio condutor da trama, cujo enredo flerta com a literatura de cordel e os folguedos populares do Nordeste.

O enlace será entre Geraldo e Lúcia. Ele é o único filho de uma família rica da cidade, e está prestes a receber uma gorda herança familiar. Mas a mãe do rapaz, Dona Guida, desconfia da índole da moça e faz tudo para acabar com o casamento. O noivo, por sua vez, nem imagina que a sua noiva é uma trambiqueira e que, junto à mãe Susana e seu amante Roberto Flávio, está armando um golpe para depená-lo.

Empregados de Dona Guida, Canção (figura tomada emprestada do bumba-meu-boi que lembra alguns personagens das comédias de Molière) e o atrapalhado Gaspar, também se envolvem na história. Os dois tentam atrapalhar o casamento e tirar vantagem da situação envolvendo o Juiz Nunes e o Frei Roque em suas trapalhadas.

Personagens que se passam por outros, tramoias planejadas que são descobertas, cenas absurdas e quiproquós engraçados recheiam a trama. Ninguém imaginaria que um casamento fosse dar em tanta confusão.

Secretaria de Esporte e Lazer promove Torneio de Bodyboard

No próximo sábado, dia 22, a Praia de Costazul vai ficar muito mais movimentada.

A partir das 8h, a Secretaria de Esporte e Lazer promove um Torneio de Bodyboard com a participação dos alunos do projeto Escola de Bodyboarding.

Atletas do município que praticam o esporte também estão confirmados no evento que tem como objetivo oferecer um dia de integração, lazer e prática esportiva, além de proporcionar um intercâmbio entre os atletas.

Prefeitura de Rio das Ostras solicita a Ampla solução para postes que ameaçam cair

Notificação foi enviada à concessionária há mais de um mês

A Prefeitura de Rio das Ostras enviou a Ampla há mais de mês uma solicitação para que a concessionária verificasse a situação dos postes que estão em iminência de cair, nas esquinas da Inajara com as ruas Santa Mônica e José Gonçalves de Oliveira, no Nova Cidade. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Nilton Teixeira a empresa ainda não respondeu à Prefeitura e nem tomou providências para solucionar o problema.

Teixeira explicou ainda que os postes de rede de baixa e alta tensão colocam a vida dos moradores em risco. “Nossa preocupação é o acidente que a queda dos postes pode causar. Por isso enviamos um ofício notificando a empresa no início de julho. Não cabe a Prefeitura solucionar esse problema, por isso estamos cobrando a Ampla”, disse o secretário.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Nova Cidade, Marcelo Ferreira, há seis meses os moradores da localidade telefonam para Ampla para cobrar uma solução e até o momento nada foi resolvido. “A cada dia a situação piora”, disse Ferreira.

O secretário informou que, caso a Ampla não tome providências, a Prefeitura vai procurar meios jurídicos necessários para tentar solucionar a questão.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!