| Rio das Ostras Jornal
Noticias Região

Agência Nacional de Vigilância Sanitária proíbe o uso de formol em salões de beleza

Um sacrifício pela beleza que faz muito mal
Nas prateleiras há todo tipo de produto para deixar os cabelos mais lisos e sem volume. Mas o formol e soluções a base de 37% da substância não poderão ser mais vendidas em farmácias. A determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária é para evitar que pessoas comprem o formol e manipulem, em casa, tratamentos para o cabelo com doses erradas do produto.
Uma situação que era comum na farmácia, como informou a vendedora Roseli de Castro Marques. Serão 180 dias para se adequar a nova determinação. Os salões que usam produtos à base de formol, alertam as clientes sobre a importância de usar apenas a quantidade permitida pela ANVISA. O cabelereiro Evaldo Debossan fala sobre a quantidade permitida e do que pode acontecer com o uso em excesso do produto.
A dermatologista Solange Gonçalves alerta os próprios cabelereiros sobre o uso de produtos à base de formol. Para ela, eles são os que mais podem sofrer prejuízos à saúde. Com a chapinha quente, o formol vira vapor e isso é muito prejudicial à saúde. Em um salão, o formol já foi totalmente eliminado dos tratamentos para o cabelo.
Outras técnicas já estão sendo usadas para as famosas escovas progressivas. Mas as clientes ainda duvidam, será mesmo possível conseguir um bom resultado com produtos sem o formol? O dono do salão Rodrigo Coimbra responde que sim. Hoje, já existe no mercado, produtos sem a substância que, em muitas vezes, dão um resultado até melhor que as escovas progressivas tradicionais.

Nova Friburgo: mudança no projeto do trem suspenso causa polêmica na cidade

Marcos Antônio Caetano Silva, 42 anos, morador da Vilage.
Muitas pessoas discordaram do projeto: "Acho que tem coisa melhor pra fazer na cidade. As crianças de rua, estão jogadas por aí. Elas precisam de assistência.
O que adianta, um trem para atrair turista, e a cidade cheia de desempregados e pedintes pelas ruas?" - disse Lecy Botelho, 68 anos, aposentada. O desemprego também preocupa: "O que seria feito dos motoristas e dos cobradores dos ônibus? Eles dizem que não vão demitir ninguém, mais dizem isso agora.
A cidade não tem emprego. Eu mesma estou desempregada. Gasto cinco reais todos os dias, pra vir ao centro da cidade procurar emprego.
Como seria com o trem? Quanto seria a passagem? Se fosse mais barato, aí sim. Mas acredito que a solução pra abaixar esse valor da passagem, seria uma outra empresa de ônibus, pra fazer concorrência. - preocupa-se a desempregada Cláudia de Oliveira, moradora do bairro São Geraldo. Há também quem nunca acreditou no projeto: "Pra mim isso não é novidade nenhuma. Nunca acreditei. Agora foi o trem, daqui a pouco, vai anunciar que não vai fazer o aeroporto também. Imagina um trem pelo centro da cidade? É inviável. Com essa obra, o trânsito vai piorar, com certeza. Como vai ficar a passagem?" - desacredita Marcos Antônio Caetano Silva, 42 anos, morador da Vilage. Quem viveu na época em que Nova Friburgo tinha uma Maria Fumaça pelo centro da cidade, não acredita que a cidade comporte um projeto tão grandioso: "Eu acreditei. Sempre achei difícil, mais acreditei. O prefeito sempre foi muito audacioso em seus projetos. Eu sou do tempo que a cidade tinha um trem, mais Friburgo cresceu, consequentemente o espaço diminuiu.Imagina um trem pela cidade? No meio desse monte de carro?" Carlos Alberto Schimidt, de 65 anos. Segundo o engenheiro responsável pelo projeto Luiz Cláudio Luz Ferreira, o custo estimado do projeto é de 315 milhões de reais. Ao todo seriam 9 quilômetros de percurso e o trem poderia transportar até 180 passageiros em cada um dos seus 4 vagões. No trajeto do trem não haveria a circulação de ônibus, que ficaria restrita apenas aos bairros. Os ônibus fariam integração juntamente com o trem, através da bilhetagem eletrônica. Luiz, acredita que o sistema não ocasionará desemprego, apesar da extinção dessas linhas.
Segundo ele, aumentaria as linhas dentro dos bairros garantindo o emprego dos motoristas e dos trocadores. A obra deve ser iniciada somente em Julho de 2010, se alguma parceria para fincanciar a obra for fechada, e até o final do governo, em 2012, um trecho do projeto já deve estar concluído.
HPM realiza atendimento de emergência e transfere bebê em helicóptero
Profissionais do Hospital Público de Macaé (HPM) realizaram uma transferência de emergência de um bebê cardíaco, para o Instituto Cardiológico Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
A transferência foi feita na manhã desta quinta-feira (23) de helicóptero, que saiu do heliponto do HPM para o heliponto da Lagoa Rodrigo de Freitas do Rio de Janeiro. De lá, o bebê foi levado ao hospital. A tranferência teve apoio do Corpo de Bombeiros.
A criança nasceu bem, com três quilos, mas dias depois passou mal no berçário. Exames mostraram a transposição dos grandes, ou seja, cardiopatia “cianótica”, que provoca falta de oxigenação e mudança de cor da pele. A equipe encaminhou o bebê para o STI- Neo Natal, onde foi aplicada medicação que mantém o canal arterial aberto. Se o canal fecha, não é liberado o oxigênio.
O paciente com este problema, tem que ser socorrido imediatamente para a realização de uma cirurgia cardíaca. No estado do Rio de Janeiro, somente o Instituto Cardiológico Laranjeiras, realiza esse tipo de cirurgia, comentou a coordenadora do STI –Neo Natal, Jalnéia Ferreira. Segundo o superintendente do HPM, Felipe Barreto, se a criança tivesse alta, teria chances de passar mal e morrer. “A agilidade e a rapidez da equipe médica foi um sucesso, além dos contatos que tivemos com o Instituto Cardiológico, hospital público do Rio de Janeiro, onde é difícil encontrar uma vaga”, explicou. Hoje, o HPM é considerado referência regional – 40% dos atendimentos são de pacientes de cidades vizinhas. A unidade conta com 19 especialidades médicas e modernos equipamentos para atender a quase todo tipo de emergência. O segredo para manter a qualidade é investir na humanização do atendimento: Estamos criando mecanismos para valorizar o vínculo entre profissionais e pacientes. Além da qualidade técnica que temos no HPM, é importante também um atendimento mais humano, que estamos conseguindo manter, disse o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso.
Parceria institucional vai devolver animal silvestre para a Mata Atlântica
Com a parceria da Ong Amigos da Serra, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semmaurb) prossegue com a reabilitação do macaco bugio, no Parque Atalaia, antes de devolvê-lo para seu habitat natural – a Mata Atlântica.
O animal silvestre, que já foi batizado pelos técnicos com o nome de Bahuan, foi mantido durante um bom tempo em cativeiro numa residência macaense. Ele foi entregue após a campanha pró-ativa, promovida pela Semmaurb para que a população levasse os animais silvestres para a Praça Washington Luíz. Segundo o biólogo Alexandre Bezerra, essa espécie - encontrada na Mata Atlântica (da Bahia ao Rio Grande do Sul) e no cerrado - tem uma média de 48 horas até seis meses para ser totalmente reabilitado e isso depende também da alimentação que está recebendo. Antes, no cativeiro ele estava se alimentando de comida caseira, pão e frutas. Como o Bahuan só tem cinco meses, ele terá que aprender a se alimentar sozinho e saber qual o alimento certo a partir de agora. Seu alimento básico deverá ser de folhas como broto de embaúba, de figueira nativa e frutos silvestres, como a aroeira, sustentou o biólogo Alexandre Bezerra. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, do Município, Maxwell Vaz, que esteve nesta semana visitando Bahuan, no Parque Atalaia, mesmo com a entrega de apenas dois animais silvestres, a campanha foi válida. - Por ser uma atividade ilegal, manter os animais silvestres em cativeiro, as pessoas não quiseram se expor. Assim, nós recebemos na Praça Washington Luiz apenas dois animais, uma cobra maturana e o macaco bugio. Mas, a campanha foi válida porque sensibilizou e mobilizou as pessoas a procurarem a secretaria, disse, revelando que a prefeitura já tem um projeto que vai dar condições técnicas para atender a demanda da região, o Centro de Reabilitação dos Animais Silvestres (CRASI). Com relação ao macaco bugio, Vaz disse ainda que Bahuan é uma das espécies importantes de primatas que habitam na Mata Atlântica, que após sofrerem algum tipo de agressão ou serem mantidos em cativeiro são reintroduzidos em seus habitats. Parceria – Depois de reabilitado por técnicos da Semmaurb e uma equipe da Ong Amigos da Serra é que Bahuan poderá ser solto na mata. O presidente da Ong, Leonardo Mussi disse que a organização, localizada na Serra de Macaé, tem feito muitos trabalhos semelhantes pelo meio ambiente. Nossa intenção, nessa parceria com a Semmaurb, é colaborar com a estrutura técnica para a reabilitação e soltura dos animais silvestres. Há mais de dois anos trabalhamos em prol do desenvolvimento sustentável de nossa região – ressaltou. Características – O macaco bugio, também chamado de guariba, macaco ruivo ou gritador barbado é do gênero Alouatta. É um animal de corpo maciço, pesando cerca de 7 Kg, de cabeça e corpo atinge entre 440 a 570 mm, possui cauda preênsil de 510 a 610 mm, a face é desnuda e exibe uma barba vasta, por esta característica é conhecido como macaco barbado. Este gênero possui oito espécies que se distribuem desde o México até a Argentina. São animais diurnos, e chegam a formar grupos de até 15 indivíduos. Alimentam-se de folhas (60%) e frutos.
Eco-ponto de recolhimento de pneus imprestáveis será inaugurado em julho
A prefeitura de Macaé inaugura em julho, o Eco-ponto central que será utilizado para recolhimento de pneus imprestáveis, dentro do projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.
De acordo com o secretário Maxwell Vaz, um galpão, localizado ao lado da nova Delegacia Legal, na Avenida Presidente Sodré, está sendo preparado especialmente para essa finalidade.
De acordo com Vaz, uma equipe da secretária trabalha diariamente para colocar o telhado do galpão. A nossa política será instalar Eco-pontos em outros bairros de Macaé. Queremos implantar a coleta seletiva. Esse projeto já está sendo elaborado pelos nossos técnicos, ressaltou. Ele acrescenta ainda, que o projeto visa se basear nós três Rs (reciclar, reduzir e reaproveitar). O secretário informa que o trabalho realizado no novo galpão destinado aos pneus imprestáveis, será o de implementar uma mentalidade de total reaproveitamento dos pneus. Além de servir de modelo para outras cidades, o programa de recolhimento de pneus de Macaé, que já funciona há dois anos, foi elogiado pela Secretaria Estadual de Saúde e até do Ministério da Saúde, pelo fato de contribuir no combate ao mosquito aedes aegypti (transmissor da dengue), entre outros vetores. O coordenador de resíduos da Semmaurb, Maurício Passeado, conta que com essa quantidade recolhida de matéria-prima, na ordem de 880 toneladas desde que começou, o município está preparado para receber uma usina de beneficiamento, gerando receita e emprego para o município. O objetivo principal do programa é retirar totalmente os pneus do meio ambiente, evitando a poluição de rios, bueiros e canais. O programa faz parte de um convênio de cooperação mútua entre a prefeitura e a Associação Nacional de Indústria de Pneumático (Anip) e conta com a parceria das secretarias de Serviços Públicos (Semusp) e de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os pneus são recolhidos duas vezes por semana pela secretaria Executiva de Meio Ambiente, em 62 pontos da cidade, entre borracheiros e revendedores. Em seguida, a prefeitura leva esse material para a Central de Triagem localizada provisoriamente no bairro de Virgem Santa, completa Maurício. Para o gerente de uma borracharia localizada no centro de Macaé, Emerson Barcelos, a parceira da secretaria foi muito boa, pois contribui com a preservação do meio ambiente. É muito importante que esse programa tenha incentivos, afinal, os pneus são imprestáveis e devem ter o seu destino correto, para não prejudicar a natureza, frisou. Destino dos pneus- A utilização de pneus imprestáveis vem crescendo a cada dia no país e pode ser vistos em diversos produtos, como asfaltos, tapetes adesivos, solado de sapatos e isolamento térmico e acústico.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!