| Rio das Ostras Jornal
NOTICIAS BRASIL / MUNDO

Bahia é o sétimo estado a registrar suspeita de gripe suína

Homem de 40 anos voltou de viagem nos EUA com sintomas da doença. Ministério da Saúde diz que está acompanhando os casos.

Um homem de 40 anos foi internado em Salvador, na segunda-feira (27), com sintomas da gripe suína. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, ele chegou de Miami, nos Estados Unidos, com febre, tosse e dores no corpo e está passando por exames.

 

O Ministério da Saúde informa que está acompanhando todos os casos suspeitos da doença. Até a tarde de segunda, o governo federal registrava 11 pacientes com sintomas da doença. São três casos em Minas Gerais; dois no Rio de Janeiro; dois no Amazonas; um no Rio Grande do Norte; um em São Paulo e um no Pará. O ministério diz que não há evidências de que o vírus da gripe suína esteja circulando no Brasil. 

Automedicação

Um remédio que inibe a multiplicação de vírus da gripe está sumindo das farmácias. Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz um alerta. “Não há motivo para correr às farmácias para tentar adquirir um medicamento. A automedicação é altamente prejudicial”, diz o diretor de portos e aeroportos da Anvisa José Agenor Álvares da Silva. 

Basta um espirro e já tem gente que suspeita do pior. “O cidadão que não viajou, que não teve contato com ninguém proveniente dessas áreas, não tem que se preocupar agora”, garante o professor de doenças infecciosas da Universidade de Brasília, Cristiano Barros de Mello.  O Ministério da Saúde liberou um número do Disque-Saúde para tirar dúvidas da população sobre a gripe suína: 0800 611997. 

Fiscalização

O governo brasileiro prometeu intensificar a fiscalização nos aeroportos. Todos os voos que chegam do México e dos Estados Unidos devem ser monitorados. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirma que implantou planos de contigência em dez aeroportos do Brasil.

 

O assessor da Gerência de Portos e Aeroportos da Anvisa, Cristiano Gregis, diz que uma equipe se dirige a aeronaves que chegam de áreas afetadas e questiona os comissários de bordo sobre o trajeto e se alguém apresentou sintomas durante a viagem.  Gregis diz que quem vai viajar deve receber material informativo no check-in e por meio de avisos sonoros. "A Anvisa também conta com centro para atendimento de viajantes no aeroporto. Quem tiver dúvidas pode se dirigir até lá para esclarecimentos. É importante que as pessoas sigam as recomendações. Não há razão para pânico", afirma.  Os pacientes com sintomas da gripe suína devem ser encaminhados a hospitais preparados para atender esses casos. Para chegar à unidade de saúde, o viajante deve receber uma máscara cirúrgica e seguir em uma ambulância adequada.  Também há planos para contigência nos portos.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas só viajem para o México se for absolutamente necessário. 

Medicamento para gripe suína está esgotado em farmácia de aeroporto

Fabricante do Tamiflu diz que remédio só pode ser vendido com receita.  Brasileiros desistem de viagem de lua-de-mel para Cancún.

Prestes a embarcar para a Cidade do México, a modelo brasileira Elis Chaib, que vive na capital mexicana está apreensiva. O desfile que faria na semana que vem foi adiado. E o que ouve dos amigos que estão lá não é nada animador.

“O pessoal está muito apavorado, nas ruas todo mundo de máscara. As escolas estão fechadas, o cinema, tudo fechado”, diz a modelo

 

Depois de três meses de férias no Brasil, a mexicana Laura, dona de um albergue no México, volta pra casa preocupada com a família e com o próprio negócio. O turismo perdeu fôlego com a gripe suína.

 

“É estranho, nunca havia passado isso”, afirma a mexicana.

O voo da companhia Aeromexico, na noite desta segunda-feira (27), não partiu lotado. A gripe suína se transformou numa dor de cabeça para Rafael e Cristiane. Eles se casaram no sábado. Arrumaram as malas para a lua-de-mel em Cancún, no México, mas desistiram na fila do check in.

 

“A gente não vai. Acabamos de decidir que está cancelada a viagem e vamos ver outro roteiro agora. Acho que não vale a pena o risco”, avalia Rafael.

 

Quem desembarca vindo do México e dos Estados Unidos é recepcionado com um panfleto da Vigilância Sanitária sobre a gripe suína e cuidados para reduzir os riscos de contaminação. Alguns passageiros chegaram usando máscaras de proteção.

Tamiflu

Em uma farmácia do aeroporto, o estoque de máscaras e do remédio Tamiflu, indicado para gripe suína, está esgotado.

 

Mas o fabricante diz que o Tamiflu só deve ser vendido com receita médica e o Ministério da Saúde informou que tem estoque do medicamento suficiente para tratar nove milhões de pacientes.

'Parecia um filme de ficção científica', diz brasileiro ao voltar do México

Dentista relatou clima na Cidade do México por causa da gripe suína. Viajantes chegaram ao Brasil com máscaras cirúrgicas.

O cirurgião-dentista Gilberto Pucca chegou de Cidade do México na manhã desta segunda-feira (27) preocupado com a possibilidade de ter contraído a gripe suína, doença que se espalhou como epidemia no México, embora não apresentasse sintomas.

 

“Existe o temor porque estávamos em uma área de risco. Parecia um filme de ficção científica”, disse Pucca, que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos com uma máscara cirúrgica recebida no país como precaução.  Segundo o Ministério da Saúde, um caso é considerado suspeito de gripe suína quando a pessoa apresenta febre alta de maneira repentina, acompanhada de tosse, dor de cabeça ou dores nos músculos e nas articulações. 

Fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acompanharam nesta manhã o desembarque do voo 0014 da Aeroméxico e do voo 1689 da Companhia Mexicana de Aviacion no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Mesmo assim, passageiros entrevistados pelo G1relataram falta de orientações.  “Só abordaram quem saiu do avião com máscara”, disse o arquiteto Felipe Lopez Annunziato, de 27 anos, que foi ao México para surfar no vilarejo de Nexpa e só notou o clima de epidemia quando chegou à Cidade do México na última quinta-feira (23).  “Quando a gente chegou na Cidade do México, não sabia o que estava acontecendo”, contou o surfista, que passou 10 dias no país. 

As estudantes brasileiras Marilá Costa Andrade, de 22 anos, e Stephane Pedro, de 20 anos, voltaram para São Paulo, porque familiares ficaram preocupados com o risco de contágio. “Fiquei assustada. Estava sozinha em outro país”, disse Marilá que cursa ciências da comunicação na Universidade do Vale do México.

 

Mesmo com o risco de retorno ao México, as duas brasileiras já compraram a passagem de volta.

 

O controle da epidemia é a esperança na qual também se apóia o casal Ximena De La Parra e Rodrigo Carnivale. O brasileiro e a mexicana aguardavam, com máscaras cirúrgicas, a mãe de Ximena, Charo De La Parra, no saguão de desembarque do Aeroporto de Guarulhos, que veio para o casamento deles na sexta-feira (1º de maio) no Brasil. A cerimônia no México está marcada para o dia 30 de maio, apesar das incertezas quanto à evolução da gripe suína. "As pessoas estão preocupadas no México. Pode ficar pior", lamentou Charo, embora a família não cogite desmarcar a cerimônia.

 

No Brasil ainda não há caso confirmado de gripe suína. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), descartou que os dois casos suspeitos de pacientes internados no HospitalEmílio Ribas sejam gripe suína. Em Belo Horizonte, um casal foi internado para exames depois que apresentou sintomas da doença no voo de volta do México.

 

Nos aeroportos internacionais, viajantes que apresentem sintomas nos voos devem preencher um formulário chamado Termo de Controle Sanitário de Viajantes (TCSV) fornecido por fiscais da Anvisa para registrar dados sobre o voo, os sintomas e informações pessoais. A vigilância monitora passageiros de voos dos Estados Unidos e do México. Uma dentista brasileira que chegou de Atlanta nesta segunda-feira (27) preencheu uma cópia de documento porque relatou sintomas de gripe, segundo fiscais da Anvisa.

EUA adiantam balanço dos 100 dias de governo Obama, que se mantém pop

Pesquisas mostram que a população aprova o início do governo democrata. Analistas de relações internacionais dão nota 6,34 à atuação do presidente.

Barack Hussein Obama completa nesta semana sua primeira marca temporal simbólica desde que assumiu a Presidência. Na quinta-feira (30), ele comemora 100 dias no poder, mas, antes disso, a imprensa e os institutos de pesquisa do país já começaram, desde o último fim de semana, a avaliar seu governo nestes primeiros três meses. Os dados mostram que o presidente mantém em altos níveis sua aprovação pela população norte-americana, continuando avaliado de forma positiva pela maior parte das pessoas, segundo pesquisas e análises divulgadas desde o último final de semana.

O governo Obama é considerado excelente e bom por 56% das pessoas, segundo o instituto Gallup. A mesma pesquisa diz que apenas 20% das pessoas acham que sua administração é terrível ou ruim até o momento. Entre os democratas (seu partido), a avaliação positiva chega a 88%, enquanto até 20% dos opositores republicanos concordam que seu trabalho é bom ou excelente.

A ação do governo em relação à economia, que acabou dominando a agenda de Obama por conta da crise financeira, é apontada tanto como o que fez de melhor (27%) quanto pelo que fez de pior (28%), caracterizando uma diferença ideológica dos entrevistados. Neste início de governo, Obama tomou uma série de medidas que acarretam gastos por parte de governo, visando recuperar a economia do país e evitar que a recessão se prolongue.

Melhor em duas décadas A aprovação de Obama é mais alta dos últimos 20 anos nesta altura do mandato, segundo pesquisa divulgada no sábado (25) pela rede de TV ABC News e pelo jornal “Washington Post”, revelando que 69% dos americanos aprovam seu trabalho. Por este levantamento, percebe-se mais fortemente uma divisão partidária: 93% dos democratas aprovam sua gestão, mas apenas 36% dos republicanos concordam.

Entre os entrevistados, 54% afirmaram que Obama está fazendo trabalho melhor que o esperado, muito à frente dos ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton em seus 100 primeiros dias, com 39% e 35% de aprovação respectivamente.

 

Ao todo, 63% dos americanos acreditam que Obama conseguiu fazer bastante em seus três primeiros meses de gestão. Segundo a pesquisa, 37% acham que ele fez o mesmo tanto que Clinton. Se antes do juramento de Obama, 19% achavam que o país estava indo por um bom caminho, agora este percentual é de 50%.

Política Externa

Em termos da atuação internacional de Obama nesses primeiros dias de governo, um painel formado pela revista “Foreign Policy” reuniu a avaliação de 35 analistas. A nota de Obama, segundo eles, resultou numa média de 6,34 (de dez pontos). Os analistas deram conceitos de D a A à atuação de Obama (incluindo + ou – em cada conceito, indo de D (1) a A+ (10)). O presidente recebeu 11 conceitos A (sendo um A+ e cinco A-), 16 notas B, 7 conceitos C e apenas 1 conceito D.

 

A nota mais alta foi dada pelo analista sênior do Council of Foreign Relations, Stephen Sestanovich, especialista em estudos da Rússia e da Eurásia. Ele explicou sua nota dizendo que, “até o momento, tudo é por presença em ‘sala de aula’”, se referindo à grande preocupação de Obama com as relações internacionais nos primeiros dias de governo.

 

A mais baixa (D, equivalente a nota 1) foi dada por Elliott Abrams, especialista em estudos do Oriente Médio do Council on Foreign Relations, que atuou nos governos de Ronald Reagan e de George W. Bush. Abrams atacou o que chamou de “tour das desculpas”, do presidente, que defende uma política mais conciliadora com o resto do mundo. Abrams diz ainda que Obama abandonou os “bravos jovens” que lutam por direitos humanos em lugares como a Venezuela.

Despesa do STF com passagens aéreas aumentou 320% em cinco anos

Em 2008, Supremo gastou R$ 1,1 milhão com passagens. Cota anual de cada ministro é de R$ 42,8 mil, informou tribunal.

Os gastos do Supremo Tribunal Federal (STF) com a compra de passagens para seus ministros e funcionários aumentaram cerca de 320% entre 2003 e 2008.

Dados divulgados nesta segunda (27) pela Corte indicam que em 2003 foram consumidos um total de R$ 269.833,38 com as passagens. Em 2008, o valor passou para R$ 1.133.187,04. Neste ano, a soma já está em R$ 304.662,18. Os destinos das viagens não foram informados pelo tribunal.  Conforme informações do Supremo, cada ministro do tribunal dispõe atualmente de uma cota anual de R$ 42.848,20 para compra de passagens. Esses bilhetes devem ser usados basicamente para as idas e voltas dos ministros às suas cidades de origem. De acordo com o STF, o dinheiro não pode ser usado para compra de passagens para familiares nem terceiros.  No ano passado, os ministros gastaram R$ 215.555,14 com passagens da cota, o que significa o uso individual de cerca de R$ 1,6 mil por mês. Neste ano, o gasto total dos ministros está em R$ 41.196,34.

 

Há também as passagens compradas para que ministros representam o tribunal em viagens institucionais. Essas passagens estão fora da cota individual dos ministros, de R$ 42.848,20 por ano. Em 2008, foram gastos com as viagens de representação de ministros R$ 188.576,72 e neste ano, R$ 58.609,23.  A maior parte dos recursos consumidos foi utilizada com a compra de bilhetes para servidores do tribunal. Em 2008, o valor foi de R$ 729.055,18 e em 2007, R$ 451.477,16. Em 2003, foram gastos R$ 82.566,50.

Coelho gigante criado no Espírito Santo pode chegar a um metro

Animais com até 7,5 kg são criados para o abate e reprodução.  Já minicoelhos de até 2 kg são procurados para companhia.

Com mais de 200 coelhos de espécies variadas, o aposentado Oscar José Fernandes, de 65 anos, está lançando moda no Espírito Santo. O ex-técnico em telecomunicações tem criações de coelhos há 40 anos, mas há pouco mais de um ano e meio começou a inovar: Fernandes vende coelhos gigantes de até 7,5 kg e quase um metro de comprimento e minicoelhos que não passam de 2 kg.

 

“Os coelhos gigantes são vendidos geralmente para reprodução, porque rendem muita carne e podem ir para o abate mais rapidamente, já que chegam a atingir 5 kg com 5 meses, por exemplo. Já os minicoelhos são muito procurados como animais de companhia, em vez de cachorros ou gatos. Eles são muito mancinhos e ótimos para viver em casa”, diz ao G1. Um filhote de minicoelho custa cerca de R$ 50. Já o custo do quilo da carne de coelho é de, em média, R$ 15.

Fernandes afirma que não tem coragem de matar os bichinhos em seu criadouro, que funciona em sua casa, na cidade de Marataízes (ES). Sua criação de coelhos gigantes começou a partir de uma curiosidade. “Vi uma matéria sobre coelhos gigantes e comprei alguns em São Paulo. Desde então passei a investir na reprodução dos animais para vender. Já fiz até alguns cruzamentos entre coelhos médios e gigantes para criar espécies híbridas, que são muito procuradas”, afirma.

 

Os cruzamentos são feitos entre coelhos da mesma família. Para evitar, portanto, a consanguinidade, o aposentado conta que já encomendou novos coelhos gigantes vindos do Sul do país.

Índia terena vence concurso de beleza indígena em MS

Candidatas desfilaram com trajes típicos e acessórios feitos por elas. Segunda e terceira colocadas também são da etnia terena.

A índia terena Valéria Marcelino Figueiredo, 18 anos, foi a vencedora do 1º concurso de Beleza Indígena do Pantanal, que elegeu, no sábado (25), a índia mais bonita de Mato Grosso do Sul. Em segundo e terceiro lugar ficaram as também terenas Fernanda dos Santos Mendes, 17 anos, e Yasmin Nogueira Takaiama, 14 anos, respectivamente.

 

De acordo com a organização do evento, a participação das candidatas empolgou os espectadores. “A mulher indígena sofre duplamente o preconceito da sociedade, por ser indígena e mulher. O 1º Beleza Indígena do Pantanal exaltou a nossa beleza e mostrou a nossa riqueza cultural. Foi emocionante", diz a terena Silvana Dias de Souza, uma das idealizadoras do concurso.

O concurso ocorreu em Campo Grande, no Parque do Sóter, e reuniu 17 candidatas das etnias ofaié, terena, guarany kaiwá, atikum, kadiwéu e guató. As concorrentes ao título foram escolhidas nas edições locais do Beleza Indígena realizadas nas aldeias. O processo foi acompanhado pessoalmente por Silvana.

 

As índias desfilaram com trajes típicos e acessórios produzidos por elas mesmas. Na torcida, membros das tribos lotaram o parque. Além de um prêmio simbólico em dinheiro, a primeira colocada ganhou uma televisão; a segunda colocada, uma câmera fotográfica digital; e a terceira, um book fotográfico.

Papa visita região devastada por terremoto na Itália

Bento XVI pediu a Deus que ouça o 'grito silencioso' das vítimas. Tremor em 6 de abril provocou quase 300 mortes em Abruzzo.

O papa Bento XVI visitou nesta terça-feira (28) L'Aquila, a capital da região central italiana de Abruzzo, uma das localidades mais atingidas pelo terremoto de 6 de abril que deixou quase 300 mortos. Ele visitou a Basílica Santa Maria di Collemaggio e a Casa do Estudante.  Em Onna, primeira etapa de sua visita à região afetada pelo terremoto, ele visitou um campo de refugiados e pediu a Deus que ouça o "grito silencioso" das vítimas do tremor.

A primeira parada na capital foi na Basílica Santa Maria di Collemaggio, um dos templos mais atingidos pelo terremoto, onde estão guardados os restos mortais do papa Celestino V.  Bento XVI entrou na basílica pela porta santa existente na mesma, acompanhado dos Bombeiros e da Defesa Civil, e, após orar por alguns momentos diante dos restos de Celestino V, doou seu pálio.  Da basílica, o papa foi para a Casa do Estudante, no centro de L'Aquila, sob cujos escombros morreram oito jovens, e manterá um encontro com um grupo de estudantes. 

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!