NOTICIAS RIO DE JANEIRO | Rio das Ostras Jornal

NOTICIAS RIO DE JANEIRO

Abelhas invadem apartamento na Zona Sul
Proprietária teve que contratar apicultor para retirá-las. Imóvel fica no Jardim Botânico.
Uma família que mora no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, teve muito trabalho para se ver livre de "vizinhas indesejáveis": um enxame de abelhas.    A proprietária do local, Roberta Pezoli, contou que ligou para a patrulha ambiental, Defesa Civil e bombeiros, mas estes informaram que não podiam fazer nada e deram telefones de apicultores para retirar as abelhas. “Ou você paga uma pessoa para tirar ou você vive com as abelhas”, contou ela. 
O apicultor foi ao local e conseguiu tirá-las. Ele alerta que ninguém deve tentar tirar sozinho o enxame. Ele dá dicas para aqueles que também são vítimas das abelhas.  “Não jogar água e nenhum tipo de substância. E esperar. Provavelmente, depois que elas descansarem, elas vão seguir viagem, se não seguir viagem, procure uma pessoa especializada para retirar o enxame e transportá-lo para um local de produção. Tem técnicas”, João Carlos Souza, apicultor.  Os bombeiros informaram que a retirada de abelhas não é feita pelas autoridades, e sim por apicultores, que tem roupas próprias e técnicas para chegar perto das colméias. 

Religiosa critica decisão da Igreja de excomungar médicos 

Rio - Em artigo divulgado pela Internet, a freira Ivone Gebara criticou a decisão da Igreja Católica de excomungar os responsáveis pelo aborto a que foi submetida uma menina de 9 anos, estuprada pelo padastro.

Teóloga, autora de vários livros, ela escreveu: “Como membro da comunidade cristã, louvo a atitude do Dr. Rivaldo Mendes de Albuquerque e da equipe do CISAM de Recife assim como da mãe da menina e de todas as organizações e pessoas que acudiram a ela neste momento de sofrimento (...).”

CISMA CATÓLICO

Ivone diz que bispos, inclusive o papa, provocam um cisma (divisão) entre católicos. Afirma que o comando da Igreja “não pode instaurar uma guerra santa em nome de Deus para salvaguardar coisas que julga serem vontade e prerrogativa de Deus”. Leia o artigo completo aqui.

PUNIÇÃO

O texto foi publicado no site Adital, agência de notícias ligada a entidades cristãs. Ivone já foi punida pelo Vaticano por ter feito declarações que contrariavam posições da Igreja.

Queda na conta de luz  Consumidores residenciais da Ampla vão pagar 1,23% menos, a partir de domingo. Mas tarifas vão subir 0,82% em média 

BRASÍLIA E RIO - A conta de luz ficará mais barata, a partir de domingo, para consumidores residenciais da Ampla. A redução de 1,23% foi anunciada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A revisão tarifária, no entanto, vai tornar mais caras outras tarifas da concessionária. Segundo a agência, os valores vão subir 0,82% em média. Clientesindustriais podem ter desde queda de 3,53% a alta de 5,73%. A Aneel atende hoje 2,3 milhões de unidades consumidoras, em 66 municípios do interior do Estado do Rio.

Por meio de nota divulgada à imprensa, a agência explicou como chegou à nova taxa. A diferença entre o efeito médio da revisão apresentado em audiência pública (1,45%) e o índice aprovado (0,82%) deve-se à diminuição da parcela do cálculo referente aos custos gerenciáveis pela Ampla, entre outras razões, esclareceu.  As tarifas serão diferenciadas de acordo com as classes de consumo. A nota da Aneel justifica as mudanças: “Os percentuais negativos para os consumidores em baixa tensão (residenciais) refletem os ganhos deprodutividade da empresa, a redução do custo médio de capital (que define a remuneração das concessionárias) e a redução das perdas não técnicas (furtos, principalmente) que a empresa obteve desde a primeira revisão tarifária, em 2004”.  Os números aprovados ontem pela diretoria da Aneel são maiores que os previstos na proposta de revisão publicada para consulta pública no dia 21 de janeiro. Na ocasião, estava acertado que haveria aumento para a tarifa de 3,68% para a alta tensão e redução de 1,22% para a baixa tensão (residências). O entendimento surgiu após a agência acatar uma solicitação da Ampla relativa à primeira revisão.

PARTE DA DECISÃO SERÁ CONTESTADA

A Ampla não vai contestar a redução de tarifa para os consumidores residenciais, mas vai recorrer da decisão em relação aos demais reajustes. De acordo com a concessionária, a Aneel fez projeções de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) bem acima das feitas pela distribuidora. José Alves, diretor de regulamentação da Ampla, disse que no último trimestre do ano passado as fábricas deram férias coletivas aos funcionários.  A Aneel, por sua vez, está prevendo crescimento de 6% do mercado em 2009/2010. “Nossa projeção é de avanço de 2,6% em 2009. Com os dados de hoje, é até otimista”, disse. O diretor questionou se haverá crescimento do mercado industrial de 6% no Rio.

Internet no trabalho: acesso negado 
Atividades corriqueiras na Internet doméstica podem ser proibidas em ambiente de trabalho. Quem desrespeita as regras está sujeito a punições e até demissão. Saiba como se proteger 
Rio - Mandar scraps para amigos no Orkut, assistir vídeos no YouTube, usar e-mail para resolver problemas pessoais, trocar informações por bate-papo no Live Messenger (MSN). Atividades corriqueiras como essas, que fazem parte da rotina de qualquer internauta, podem provocar sérios problemas em ambiente corporativo, ou seja, nos computadores do local de trabalho.  A desobediência às políticas de segurança da informação da empresa podem acabar em advertência e até demissão. No fim das contas, o dono do computador e do acesso à rede é o patrão, que pode até ler o que você escreve no webmail. Parece exagero, mas não é. As empresas têm direito a monitorar o uso dos PCs, a bloquear o acesso a sites considerados perigosos e determinar como as ferramentas podem ser usadas. O limite entre uso privado e corporativo da rede é polêmica, mas dicas simples podem proteger empregado e empregador de possíveis abusos. As punições só podem ser aplicadas se houver regras claras. A advogada Patrícia Peck, especializada em Direito Digital, explica que a melhor forma de resguardar todas as partes é contar com uma política transparente e bem divulgada. “As normas devem dizer o que pode feito e o que é proibido. Elas devem estar visíveis para que o funcionário saiba que está entrando em ambiente monitorado e possa decidir”, avisa ela.  A punição pode variar de uma advertência até a demissão no caso de reincidência ou de infração grave. A empresa não precisa comprovar que teve prejuízo, basta comprovar o descumprimento das regras. No setor público, ainda se aplica a Lei 8112/90, que diz que o servidor não pode fazer uso particular de recursos públicos. “Em ano de crise, as empresas estão mais avessas ao risco e aos custos gerados por vazamento de informação. Em 2009 deve aumentar o monitoramento e a aplicação de punições para quem burla as regras”, avalia. Além do desvio de dados confidenciais, manifestações negativas contra o empregador e proteção contra ameaças digitais são as justificativas das companhias, protegidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas, que determina que cabe à empregadora definir regras de uso para ferramentas de trabalho, caso do computador e da conexão à Internet. E-mail corporativo, sites impróprios, instalação de softwares e uso de comunicadores instantâneos, como o Live Messenger, são os principais alvos das empresas. Mas até as mensagens pessoais podem passar pelas ferramentas de monitoramento. Se a empresa tem normas prévias sobre tráfego de dados em sua rede, a gravação das informações de acesso não é invasão de privacidade. Por isso, fique atento e procure se informar sobre as regras da empresa para o uso dos computadores e do acesso à Internet. E deixe para trocar scraps em casa.

União: Servidores ganham facilitador para aquisição da casa própria 

Rio - Servidores federais ganharam ontem um facilitador para a aquisição da casa própria.

 Funcionários dos órgãos pertencentes ao Sipec (Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal) que pretendem financiar a compra de imóveis por meio do convênio entre Ministério doPlanejamento, Banco do Brasil e Caixa agora podem retirar no Siape (www.siapenet.gov.br) o comprovante de identificação funcional. Essa certidão se tornou necessária porque muitos servidores que não faziam parte do Sipec procuravam as agências para financiar o imóvel. Mas, ao fim do processo, eram informados que não tinham direito ao benefício. O documento pode ser emitido tanto pelo servidor (ativo, aposentado ou pensionista) quanto pela unidade de recursos humanos do órgão.

O funcionário que preferir retirar a papelada na Internet deve seguir os seguintes passos: na página inicial acessar o módulo servidor/pensionista: declarações, financiamento imóvel. Se o documento for emitido pelo órgão, o servidor deverá acessar o módulo órgão: órgão/upag, declarações, declaração de financiamento de imóvel. Para gerar a declaração, a unidade de recursos humanos deverá informar o nome, identificação única ou órgão e matrícula do servidor. Segundo o Planejamento, para garantir a segurança das informações, a declaração conta com um número único de autenticação, que poderá ser confirmado pelos bancos na página inicial do Siapenet, no menu serviços, autenticação, declaração para financiamento de imóvel.

Regra de trânsito na sala de aula  Estado inicia em 10 escolas programa para educar futuros motoristas 
Rio - Para diminuir os altos índices de acidentes, estudantes das redes estadual e municipal de ensino vão ter aulas de Educação no Trânsito. O projeto, que ainda está em fase de elaboração, deve abordar o assunto nas disciplinas que já estão na grade dos alunos. Até o fim deste semestre, 10 escolas do estado participarão do programa, que será estendido no ano que vem para as demais instituições.

“Incluir a Educação no Trânsito nos ensinos Fundamental e Médio é um projeto antigo. Se as crianças tiverem noção das leis de trânsito, com certeza o número de acidentes vai diminuir. Daqui a alguns anos, eles estarão na rua dirigindo com consciência”, explica o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Rogério Onofre.

Ainda não está definido o tipo de material didático que será usado. A idéia é capacitar os próprios professores para dar noções de trânsito para os estudantes. Amanhã haverá nova reunião para definir como o projeto será levado adiante.

210 mil alunos de escolas municipais do Rio fizeram o provão para identificar analfabetos funcionais. Dia 19, haverá testes de Português e Matemática. O resultado sai no dia 30 e os alunos terão acesso às notas.

Caça a assassino de fotógrafo  Polícia realiza operação no Jacarezinho, mas suspeito escapa 

Rio - Cem policiais de três delegacias especializadas fizeram uma operação, ontem, na Favela do Jacarezinho, em busca de um suspeito de assassinar o fotógrafo de O DIA André AZ, em uma tentativa de assalto no dia 25, na Avenida Brasil. O bandido, que não teve o nome revelado, escapou. Nas buscas realizadas na comunidade, agentes da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) capturaram um outro acusado de homicídio foragido da Justiça: Silas de Souza Paixão, 23 anos.

Também foram apreendidos cerca de 80 quilos de maconha e duas motos roubadas. De acordo com o titular da Dcod, Marcus Vinícius Braga, o suspeito de matar o jornalista mora no Jacarezinho e não na Cidade Alta, em Cordovil, onde dois irmãos, menores de idade, foram mortos e tiveram seus corpos carbonizados na semana passada.  Na ocasião, a polícia chegou a suspeitar da participação da dupla no crime, mas a 38ª DP (Brás de Pina), onde a morte dos irmãos foi registrada, logo descartou essa possibilidade.

SUSPEITO DA MANGUEIRA

Na operação, agentes da Dcod, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae) cercaram os principais acessos ao Jacarezinho por volta das 9h30. Em um dos becos, duas mochilas cheias de maconha foram abandonadas por traficantes que fugiram com a chegada da polícia. A polícia também recebeu informações de que o outro bandido seria do Morro da Mangueira. Eles estariam juntos, na Cidade Alta, e voltavam para a Mangueira quando resolveram abordar o fotógrafo, que, ao ver a arma, teria acelerado e acabou baleado na pista central da Avenida Brasil. A bala perfurou o braço, pulmão e atingiu o coração.  Depois de perder a direção de sua moto Tornado, André bateu na mureta e caiu na pista seletiva do sentido Zona Oeste, e acabou atropelado. O caso foi registrado e está sendo investigado pela 22ª DP (Penha).

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!