![]() |
Foto: Divulgação |
A sétima semana de encontro desde o início da implantação do programa aconteceu no Hospital Geral de Guarus
A atuação do Núcleo de Internação e Regulação (NIR) do Hospital Geral de Guarus (HGG) foi um dos assuntos discutidos na sétima reunião presencial de implantação do projeto Lean nas Emergências no hospital. Nesta fase, que já ultrapassa 50% do processo, a equipe de consultoria está avaliando os resultados implementados até aqui com uso de ferramentas estudadas e sugeridas pelo Lean.
O NIR é responsável por admitir pacientes atendidos na Emergência e que necessitam de cuidados mais específicos e demorados que dependem de uma internação. Assim, de acordo com a avaliação do seu quadro clínico, o paciente pode ser encaminhado para vários setores do hospital, como repousos, clínica médica, clínica cirúrgica e até Unidade de Pacientes Graves (UPG). Mas além disso, o NIR cuida também de transferências para outras unidades de saúde do município e até mesmo para outras cidades ou capital do estado para atendimentos direcionados.
“O NIR é uma unidade técnico-administrativa que monitora o paciente desde sua entrada no hospital até seu desfecho final que pode ser a alta, transferência ou o óbito. Para este trabalho ser feito integralmente tem que haver comprometimento da equipe que monitora esse paciente diversas vezes por dia tentando sinalizar para as unidades de transferência qual é o perfil de cada paciente para possibilitar essas vagas", afirma Luisa Barreto, diretora clínica do HGG.
O superintendente do HGG, médico Vitor Mussi completou que o NIR funciona 24 horas ininterruptas para garantir o máximo de imediatismo quando a vaga surge, seja para nova internação ou exames específicos em outras unidades de saúde. “Além disso, o NIR também é o setor pelo qual as outras unidades de saúde buscam contato com o HGG. É uma via de mão dupla. O NIR é porta de entrada, por exemplo, para a nossa clínica pediátrica”, destacou.
Apesar do funcionamento ser considerado bom, ferramentas do programa Lean nas Emergências têm sido aplicadas para otimizar o trabalho.
Sobre o Lean nas Emergências
O Lean nas Emergências é uma filosofia de gestão que utiliza princípios e técnicas para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado. O objetivo é reduzir riscos à saúde de pacientes e profissionais do setor em unidades hospitalares acometidas pelo problema da superlotação e aumentar a oferta de serviços através da otimização dos fluxos de atendimento utilizando a metodologia Lean Healthcare.
O Lean nas Emergências começou a ser implantado no HGG no dia 3 de
outubro de 2024. Ele faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento
Institucional (Proadi) que busca repassar expertise de hospitais de excelência
para os hospitais do SUS.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!