Circuito Eco Rural de Rio das Ostras esquecido | Rio das Ostras Jornal

Circuito Eco Rural de Rio das Ostras esquecido



Restaurantes, pousadas e áreas de lazer fecham as portar por falta de incentivo
A mediocridade de vender pacotes turísticos em Rio das Ostras só se destina as praias e Costazul do litoral riostrense

O circuito rural de Rio das Ostras encontra se esquecido totalmente por falta de incentivos e principalmente pela propaganda institucional, gasta se milhões de reais em propagandas chamando a atenção para a qualidade de vida dos seus moradores, que sem dúvida é uma propaganda enganosa e se esquecem que existem turistas que deixam recursos em todos os locais por onde passam. A mediocridade de vender pacotes turísticos em Rio das Ostras só se destina as praias e Costazul do litoral riostrense, em quanto os moradores e investidores da área rural aguardam as migalhas deste centralismo inoportuno para com o turismo.

Como o próprio nome diz, ECORURAL convida ao lazer e entretenimento na área da montanha ou simplesmente a visita aos sítios e fazendas da nossa serra. Mas o Circuito Eco Rural está esquecido, campos, montanhas, restaurantes com fogão a lenha, pousadas em Rocha Leão e Cantagalo parece que não fazem parte de Rio das Ostras.

O município já tinha uma vocação para o turismo bem antes de inventar o falecido Circuito Rural, confirmado pelos turistas vindos da capital e dos grandes centros urbanos do Brasil e do mundo, os proprietários do interior ampliaram com grandes investimentos suas áreas de lazer, colocando a disposição dos visitantes e contando com o apoio do governo municipal de incentivar o turismo rural, que até então era feita apenas para garantir a sobrevivência.


Em 2003 equipes da Prefeitura Municipal, do Sebrae, do Movimento Ecológico local, Emater e da Associação Brasileira de Turismo Rural do Rio de Janeiro. Compactuaram em realizar um turismo de qualidade que não deu certo, tanto que o valor para o Fomento do Turismo é de 90 mil reais descrito no orçamento da Secretaria de Turismo para 2012, valor irrisório para quem quer fomentar o seu turismo local, como forma de desenvolvimento da área rural.

As placas indicativas do Circuito Rural colocadas pela estrada que conduzem a Cantagalo, uns dos caminhos tão sonhados da Zona Rural de Rio das Ostras se encontram deterioradas, enferrujadas, totalmente esquecidas nas estradas rurais do município.

O turismo rural é uma atividade econômica diferenciada que tem como objetivo mostrar a vida simples e garantir a sobrevivência do homem no campo, e até promover o processo inverso do êxodo rural. Investidores estão saindo do local praticamente pelo não compromisso do gestor municipal em apoiar, incentivar, realizar campanhas de propagandas institucionais e a falta de participação em eventos turísticos nacionais e internacionais para promover a cidade, e principalmente a Zona Rural de Rio das Ostras.

O gerenciamento do turismo riostrense praticamente esqueceu a Zona Rural e se projetou a eventos consolidados do passado, como o encontro de Motociclistas, Festival Jazz e Blues e Festival de Frutos do Mar, todos eles com seus formatos originais descaracterizados com o passar do tempo para tentar poupar custos de investimentos.

O incentivo maciço na área rural é primordial para a sobrevivência de seus moradores e investidores locais, que oferecerá um turismo de qualidade para os turistas nacionais e internacionais. 
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE