
A Marinha do Brasil realizou nesta sexta-feira, 26 de junho de 2026, o lançamento da Fragata Cunha Moreira em Itajaí, Santa Catarina. O evento, que marca um avanço significativo na capacidade de defesa do país, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enfatizou a importância de fortalecer a segurança nacional contra ameaças externas.
A nova embarcação, um navio de guerra veloz projetado para operações de defesa e escolta, é vista como um passo crucial para a soberania do Brasil em um cenário internacional de crescentes tensões. A cerimônia reuniu autoridades e representantes da indústria naval, celebrando a produção nacional e a transferência de tecnologia.
Lula defende soberania e alerta para cenário global
Durante o lançamento, o presidente Lula destacou a necessidade de o Brasil estar preparado para proteger seus interesses, mesmo sem buscar conflitos. “Eu não quero guerra. Mas eu também não quero ser pego de surpresa. Eu tenho que me cuidar. Tá cheio de maluco no mundo. Agora mesmo, o presidente americano quer tomar a Groenlândia, o Canadá, o Canal do Panamá. Aonde que nós estamos?”, questionou Lula, sublinhando a imprevisibilidade do cenário geopolítico atual.
O presidente classificou a fragata como um símbolo da defesa da soberania nacional. “Isso não é [só] um navio. É o começo de um país que vai assumir, de fato e de direito, o direito de ser soberano, de tomar conta do seu nariz e estar preparado. É isso que temos que fazer daqui pra frente”, afirmou. Ele ainda defendeu a criação de um projeto estratégico de defesa robusto, mencionando o atual momento como o de “maior concentração de conflito da história da humanidade depois da 2ª Guerra Mundial”.
Lula reforçou que a iniciativa visa garantir a proteção do vasto território brasileiro. “Para as pessoas saberem que não queremos briga com ninguém, mas que estaremos preparados para defender nossos 8,5 milhões de quilômetros quadrados e nossos 215 milhões de habitantes”, acrescentou. A segurança da extensa costa brasileira, que abrange desde o Norte Fluminense até a Região dos Lagos, é um dos pilares dessa estratégia de defesa.
Fragata Cunha Moreira: tecnologia e produção nacional
A Fragata Cunha Moreira é um exemplo da capacidade industrial brasileira. Construída em Itajaí, Santa Catarina, ela empregou mão de obra nacional e contou com significativa transferência de tecnologia. Além dela, outras duas fragatas da Classe Tamandaré, a Tamandaré e a Jerônimo de Albuquerque, já foram lançadas. A quarta embarcação da classe, a Mariz e Barros, está atualmente em fase de construção.
Esses navios impressionantes possuem 107 metros de comprimento e são capazes de atingir a velocidade de 25 nós, o equivalente a cerca de 47 km/h. Dotadas de convoo, hangar de helicóptero, radares avançados, sensores e armamentos modernos, as fragatas têm um deslocamento de até 3.465 toneladas, garantindo sua eficácia em diversas operações marítimas.
O Programa Fragata Classe Tamandaré
O Programa Fragata Classe Tamandaré é fruto de uma parceria estratégica entre a Marinha do Brasil e a Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis, um consórcio formado pelas renomadas empresas TKMS, Embraer e Atech. A gestão do programa é realizada pela empresa Emgepron, garantindo a coordenação e o sucesso do projeto.
O Comandante da Marinha, Marcos Olsen, ressaltou a importância estratégica do poder naval. “O poder naval, pilar à proteção de recursos, fluxos logísticos e instrumento de tempestiva resposta do Estado, adquire centralidade ao se analisar disputas atuais na conjuntura internacional e crescentes inclinações de atores soberanos em mobilizar vetores navais visando intimidar nações”, afirmou Olsen, destacando o papel fundamental dessas embarcações na projeção de força e defesa dos interesses nacionais. Para mais detalhes sobre o evento, leia a matéria completa na Agência Brasil.
O Rio das Ostras Jornal acompanha os desdobramentos da política de defesa nacional e seu impacto para o interior do RJ.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!