1/28/2026

Prevenção e cuidado: Rede pública de Rio das Ostras oferece recursos modernos contra o HIV e ISTs

Foto: Mauricio Rocha

Rio das Ostras está vivendo uma atmosfera de calor, esporte, música e diversão nesta alta temporada. Aproveitando a movimentação intensa, a Prefeitura quer combinar lazer com Saúde, levando ao público a consciência de prevenção de doenças e proteção contra a exposição a vírus como o HIV e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis -ISTs.

“Janeiro é um mês de férias e eventos. Um período alegre, mas que requer nossa atenção dado o aumento do fluxo de pessoas na Cidade, o que leva à maior exposição e possível circulação de vírus, como o HIV. Nesse cenário, é muito importante que a população saiba como ter acesso à Prevenção Combinada, que inclui a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), recursos disponíveis na Rede Municipal de Saúde”, explica Bianca Monteiro, coordenadora do Programa IST/HIV/Aids/ Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde.

CONHECIMENTO É SAÚDE - Quando se fala em prevenção à Aids e ao HIV, é de conhecimento geral a importância do uso de preservativos masculino e feminino nas relações sexuais.

O que muita gente ainda desconhece é que a Rede Pública de Saúde dispõe gratuitamente de dois recursos importantes para proteção contra a Aids: a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que, junto com o uso de preservativos e a realização de exames periódicos, compõem a prevenção contra a doença.

PREVENÇÃO COMBINADA – A PrEP e a PEP são estratégias comprovadamente eficazes de prevenção à Aids. No entanto é indispensável o uso dos preservativos masculino e feminino – que, além de barreiras físicas contra o HIV, protegem contra outras ISTs e gravidez indesejada.

Complementando essas estratégias, a Prevenção Combinada inclui a testagem regular para HIV e IST, vacinação contra Hepatite B e HPV e o uso de estratégias para redução de danos, diagnóstico precoce e o tratamento oportuno das pessoas vivendo com HIV.

Todos esses métodos estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O QUE É PrEP - O termo profilaxia é usado na Saúde para designar medidas ou cuidados preventivos que buscam evitar doenças. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não têm o vírus antes da exposição, na relação sexual.

A PrEP pode ser utilizada com uso contínuo de medicamentos (PrEP diária), indicada para pessoas a partir de 15 anos com maior vulnerabilidade ao HIV, incluindo quem têm relações sexuais sem uso consistente de preservativo, quem se relaciona sexualmente com quem tem o vírus, pessoas com histórico de ISTs ou que estão em situações de exposição frequente ao risco de infecção pelo HIV.

Para quem não está frequentemente exposto ao HIV existe a PrEP sob demanda - que utiliza o protocolo 2+1+1: dois comprimidos de retrovirais de 2 a 24 horas antes da relação sexual, um comprimido 24 horas depois e outro 48 horas após. Trata-se de uma estratégia de alta efetividade se utilizada corretamente.

PrEP sob demanda é indicada exclusivamente para homens (cisgênero) que fazem sexo com homens, adultos, que tenham relações sexuais eventuais e possam prever a relação sexual com antecedência mínima de duas horas.

A PrEP sob demanda NÃO é indicada para mulheres, pessoas trans, pessoas que usam drogas injetáveis ou adolescentes. Essa profilaxia deve ser prescrita e acompanhada por um serviço de Saúde habilitado e requer testagem regular para HIV e outras ISTs.

ONDE OBTER: Para ter acesso ao PrEP a população pode se dirigir ao Serviço de Assistência Especializada (SAE), às terças-feiras pela manhã, quando é feito o atendimento para início de utilização. O SAE funciona na Unidade Nilson Marins, na Alameda Campomar, s/n, Cidade Beira Mar.

O QUE É PEP – Mesmo para quem já teve relações sexuais com pessoas que vivem com HIV é possível se proteger. Neste caso é indicada a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

A PEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais após a exposição ao vírus com o objetivo de reduzir o risco de infecção.

Essa estratégia de prevenção deve ser iniciada o mais rápido possível - de preferência nas primeiras duas horas após o possível contato com o vírus e até 72 horas após a exposição. O tratamento dura 28 dias consecutivos.

A PEP é indicada em casos de violência sexual, relação sexual sem uso do preservativo, exposição ocupacional a material biológico, compartilhamento de instrumentos perfurocortantes ou seringas.

 

ONDE OBTER: Em Rio das Ostras, a PEP está disponível no Pronto-Socorro Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento UPA-24h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!