11/07/2025

Feira Quilombola recebe Encontro de Mestras e Mestres das Culturas Populares e Tradicionais de Cabo Frio


Programação alusiva ao Mês da Consciência Negra acontece no dia 15 de novembro, das 9h às 17h, no Horto Municipal

Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o Horto Municipal de Cabo Frio recebe, no sábado, dia 15 de novembro, uma edição especial da Feira Quilombola. O evento acontecerá das 9h às 17h, com atividades dedicadas à conscientização sobre a cultura afro-brasileira e a promoção da igualdade racial. A programação contará com Encontro de Mestras e Mestres das Culturas Populares e Tradicionais de Cabo Frio e atendimentos gratuitos em saúde do Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra.

A feira é uma realização das cooperativas das Comunidades Quilombolas da Região dos Lagos (Cooperquilombo) e da Agricultura Familiar da Região dos Lagos (CoopaLagos), com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Clima e Saneamento; de Cultura; e de Saúde. A entrada é gratuita.

Ao longo da Feira, o público poderá adquirir uma variedade de produtos artesanais e orgânicos, da agricultura quilombola e de pequenos produtores rurais, além de degustar gastronomia típica. No comando da música ao vivo estarão os artistas Junior Carriço e Jisele Gaspar. O evento reúne feirantes de Tamoios e da Região dos Lagos, dentre quilombolas, agricultores familiares e artesãos, além de coletivos culturais locais.

Um dos destaques desta edição será o Encontro de Mestras e Mestres das Culturas Populares e Tradicionais de Cabo Frio – Região das Baixadas Litorâneas, que vai reunir expressões culturais, vivências, rodas de conversa, caracterização de Mestras e Mestres e apresentações que celebram a diversidade e a força das tradições populares.

O Encontro é uma ação do Pontão de Cultura Ubuntu – Valorizando Trajetórias, Preservando Memórias, com realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa integra a Rede Cultura Viva RJ e carrega o Selo Cultura Viva, reforçando o apoio às iniciativas da sociedade civil na promoção da cultura como direito.

“A proposta do Encontro vai além do entretenimento. É um momento de afirmação cultural, protagonismo comunitário e articulação entre gerações. Queremos reforçar o papel da cultura como direito e como potência de transformação social”, destacou o Mestre Paulão Kikongo, membro do Pontão Ubuntu.

A Feira também terá a participação da Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, por meio do Programa de Saúde Integral da População Negra. Até as 13h, a equipe multiprofissional de saúde oferecerá, gratuitamente, serviços de aferição de pressão arterial e glicose, orientações nutricionais e de vigilância ambiental, orientações sobre a saúde da pessoa idosa e atendimento psicológico, além do atendimento do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

A Feira Quilombola é também um dos projetos contemplados pelo edital Territórios em Foco, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, com realização por meio da Política Nacional Aldir Blanc e do Ministério da Cultura. O evento já se consolidou como um espaço de convivência e de valorização cultural das comunidades quilombolas de Cabo Frio e da Região dos Lagos.

O Horto Municipal Antônio Ângelo Trindade Marques fica localizado na Avenida Henrique Terra, s/n, bairro Portinho. A entrada é gratuita.

Fotos: Arquivo/Mari Ricci/Cogecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!