9/10/2025

Hugo Motta prometeu ao PT que não pautará anistia a réus do 8 de janeiro, diz deputado

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) afirmou nesta terça-feira (9) que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), prometeu à bancada do Partido dos Trabalhadores que não colocaria em pauta o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

A declaração foi dada a jornalistas na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, logo após o ministro Alexandre de Moraes votar pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de sete réus por crimes como tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.

 “A população brasileira tem de estar atenta para não permitir que projetos como esse avancem. Hugo Motta prometeu à bancada do PT que não colocaria a anistia em votação e Davi Alcolumbre [presidente do Senado] também tem dado bons sinais de que não pautará o tema”, disse Correia.

O deputado, que estava acompanhado de outros parlamentares de partidos aliados, como Jandira Feghali (PC do B-RJ) e Ivan Valente (Psol-SP), classificou o julgamento como um “game over para Bolsonaro e para o golpismo”, mas ressaltou que isso não significa o fim da “extrema-direita”.

 “É mais fácil confiar no povo brasileiro. Eles não querem anistia, e os parlamentares vão ter que ceder”, afirmou.

A fala de Correia contrasta com a articulação da oposição. Apesar da promessa de Hugo Motta, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou na última segunda-feira (8) que já reuniu 264 assinaturas de deputados para que a proposta seja pautada. Além disso, a oposição defende que há clima para a discussão.

Versões alternativas de anistia, como a mencionada por Davi Alcolumbre, presidente do Senado, para reduzir penas sem beneficiar Bolsonaro, também estão em discussão. No entanto, Rogério Correia já se manifestou contra qualquer tipo de negociação, incluindo essa “anistia light”. “Sou contrário a qualquer medida que dê a entender que os bolsonaristas conseguiram uma vitória pela força bruta, reacionária, que tenta levar o país ao atraso”, afirmou.

Gazeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!