8/25/2025

Maduro Convoca “Jornada de Alistamento” de milicianos para Confrontar os EUA


O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou uma “jornada de alistamento” para unir forças e enfrentar as supostas “ameaças” recentes dos Estados Unidos. As declarações foram feitas através do canal estatal Venezolana de Televisión (VTV) e ocorrem após os EUA anunciarem que usarão “todos os seus recursos” para “pôr fim ao narcotráfico”.

“Considerei oportuno que sábado e domingo tenhamos uma grande jornada de alistamento e chamada às fileiras de todos os milicianos e milicianas, de todos os reservistas e de todos os cidadãos que queiram dar um passo à frente para dizer ao imperialismo que já chega de ameaças”, disse Maduro. “A Venezuela te rejeita, a Venezuela quer paz.”

Essa jornada de alistamento será realizada em quartéis militares, praças e bases militares do Exército e da Milícia Bolivariana em todo o país. Segundo Maduro, o objetivo é “respeitar o direito da América Latina e do Caribe a serem verdadeiramente independentes e a construir seus próprios modelos econômicos, militares e populares sem imposições externas”.

A Milícia Bolivariana, que faz parte das Forças Armadas do país, teria mais de quatro milhões de membros, segundo o regime. A milícia é frequentemente descrita como o “povo de a pé uniformizado”. A convocação de Maduro vem pouco depois de ele anunciar o envio de 4,5 milhões de milicianos para defender a “tranquilidade e soberania” do país, uma medida que coincide com o reforço militar dos EUA no Caribe para combater o narcotráfico.

As tensões entre EUA e Venezuela se intensificaram após o governo de Donald Trump ordenar um operativo militar no Caribe para combater o tráfico de drogas, que envolve o Cartel de los Soles, considerado uma organização terrorista. Além disso, os EUA aumentaram para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à prisão de Maduro, que, segundo a embaixada americana, é um risco de “detenção ilegal, tortura durante a detenção, terrorismo, sequestro, práticas policiais injustas, crimes violentos e distúrbios civis”.

Gazeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!