8/27/2025

Argentina Declara “Cartel de los Soles” de Maduro como Organização Terrorista


O governo argentino, sob a gestão de Javier Milei, declarou o “Cartel de los Soles” como uma organização terrorista e o incluiu no Registro Público de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo e seu Financiamento (RePET). A medida visa reforçar o combate ao grupo, liderado pelos ditadores venezuelanos Nicolás Maduro e Diosdado Cabello, em uma ação alinhada com esforços internacionais, especialmente dos Estados Unidos.

A decisão, tomada após coordenação entre os ministérios de Relações Exteriores, Segurança e Justiça, responde a compromissos internacionais da Argentina de combate ao terrorismo e busca proteger o sistema financeiro nacional de atividades ilícitas. A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, publicou em sua conta no X (antigo Twitter): “Declaramos o Cartel de los Soles como organização terrorista e narcocrimanosa. Maduro e seu séquito são narcoterroristas. Nem na Argentina nem em nenhum lugar do mundo vão poder levar a cabo suas atividades criminosas. Para este governo, quem faz, paga. Aqui ou onde seja.”

Relatórios oficiais que sustentam a decisão apontam que o “Cartel de los Soles” realiza atividades ilícitas transnacionais como narcotráfico, contrabando e exploração ilegal de recursos naturais. O grupo, que ganhou o nome das insígnias de sol usadas por generais da Guarda Nacional Bolivariana, é acusado há décadas pelo governo dos Estados Unidos de uma série de crimes.

Segundo investigações de agências como a DEA e o Departamento de Justiça dos EUA, o cartel é uma rede dentro das Forças Armadas e do governo venezuelano que facilita o tráfico de cocaína para a América Central, Caribe, México e EUA, em parceria com as FARC e outros grupos criminosos.

A inclusão do grupo no RePET permitirá à Argentina aplicar sanções financeiras e restrições operacionais para limitar a capacidade de ação da organização. A medida também fortalece a cooperação internacional em segurança e justiça. Com essa decisão, a Argentina reafirma seu “compromisso com a paz, a estabilidade e a segurança hemisférica”.

Gazeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!