Bolsonaro critica tarifa de 50% dos EUA e cobra reação do governo: “A solução está nas mãos das autoridades brasileiras” | Rio das Ostras Jornal

Bolsonaro critica tarifa de 50% dos EUA e cobra reação do governo: “A solução está nas mãos das autoridades brasileiras”

Foto: Açan Santos

O ex-presidente Jair Bolsonaro se pronunciou neste domingo (13) sobre a tarifa de 50% que os Estados Unidos vão aplicar sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Bolsonaro afirmou que não se alegra com sanções que atingem pessoas ou setores da economia brasileira e defendeu que a resolução do impasse passa pela atuação das autoridades nacionais.

“Não me alegra ver sanções pessoais, ou familiares, a quem quer que seja. Não me alegra ver nossos produtores do campo ou da cidade, bem como o povo, sofrer com essa tarifa de 50%”, escreveu o ex-presidente.

Bolsonaro também sugeriu que o país precisa de harmonia entre os Poderes para enfrentar o momento. “O tempo urge, as sanções entram em vigor no dia 1° de agosto. A solução está nas mãos das autoridades brasileiras. Em havendo harmonia e independência entre os Poderes nasce o perdão entre irmãos e, com a anistia, também a paz para a economia.”

Na mesma publicação, ele fez referência ao estilo de negociação do presidente americano Donald Trump e a uma fala recente do vice-presidente dos EUA sobre cortar apoio a países que, segundo ele, abandonaram valores comuns. “Todos conhecem a forma como o chefe da maior potência do mundo negocia. Há pouco seu vice disse na Europa, que não mais colocaria recursos do contribuinte americano para defender países que deixaram de lado valores comuns a seus povos”, comentou.

A tarifa anunciada pelos EUA atinge especialmente exportações brasileiras de aço e alumínio, e tem sido alvo de críticas de representantes do setor produtivo.

Também neste domingo, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo federal está atuando para reverter a taxação. Durante agenda em Francisco Morato (SP), Alckmin informou que o Brasil vai aplicar a lei de reciprocidade, aprovada pelo Congresso, e que a regulamentação será feita por decreto ainda nesta semana.

 “O Congresso Nacional aprovou uma lei importante, chamada de reciprocidade, dizendo: ‘O que tarifar lá, tarifa aqui’. E esta lei permite, não só questões tarifárias, mas também não tarifárias. A regulamentação, que é por decreto, deve estar saindo amanhã ou terça-feira”, afirmou o vice-presidente.

Eis a íntegra da declaração de Bolsonaro:

O que falta para o Brasil ser a Terra Prometida do Ocidente, por Jair Bolsonaro:

  1. A carta do presidente @realDonaldTrump tem muito mais — ou quase tudo — a ver com valores e liberdade, do que com economia.
  2. Não me alegra ver sanções pessoais, ou familiares, a quem quer que seja. Não me alegra ver nossos produtores do campo ou da cidade, bem como o povo, sofrer com essa tarifa de 50%.
  3. Todos conhecem a forma como o chefe da maior potência do mundo negocia. Há pouco, seu vice disse na Europa que não mais colocaria recursos do contribuinte americano para defender países que deixaram de lado valores comuns a seus povos.
  4. O tempo urge. As sanções entram em vigor no dia 1° de agosto. A solução está nas mãos das autoridades brasileiras. Em havendo harmonia e independência entre os Poderes, nasce o perdão entre irmãos e, com a anistia, também a paz para a economia.

— Jair Bolsonaro

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade