6/10/2025

Senac abre vagas para curso gratuito em Comércio Exterior para pessoas negras de baixa renda


No total, são 220 vagas distribuídas por 10 cidades do país

Em uma nova etapa do projeto Raízes Comex, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), está oferecendo o curso gratuito de Assistente de Serviços de Comércio Exterior. São 220 vagas, em 10 municípios do país. As aulas serão presenciais, com carga horária de 160 horas e com certificação reconhecida nacionalmente. A intenção é promover a capacitação profissional de pessoas negras de baixa renda, na área de Comércio Exterior, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Os interessados devem ter 16 anos ou mais, ensino médio completo ou em curso, e atender aos critérios de renda e raça definidos pelo programa. A formação capacita para atuação em operações de importação e exportação, com foco em logística, despacho aduaneiro, gestão de custos e documentação — áreas com crescente demanda por profissionais qualificados.

São dois períodos distintos de inscrições, conforme a localidade: o primeiro período, até o dia 30 de junho, é para as pessoas que moram nas cidades de Rio Grande (RS), Fortaleza (CE), Joinville e Itajaí (SC), Santos (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). Já em Paranaguá (PR) e Vitória (ES) as inscrições poderão ser feitas de 01 a 31 de julho. A data de início das aulas e os horários variam de acordo com a cidade. Estão sendo ofertadas 20 vagas para cada turma.

Mais informações sobre critérios, documentação e inscrições estão disponíveis na página oficial do programa Raízes Comex

Esta nova fase representa um aprimoramento da estratégia definida no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre Senac e MDIC, que busca oferecer formação profissional acessível a pessoas negras com renda per capita de até 2 salários-mínimos.

“A oferta desses cursos está totalmente afinada à missão do Senac de educar para o trabalho, de forma inclusiva e inovadora, alcançando um número cada vez maior de brasileiros. Assim, ampliamos as possibilidades de inserção profissional da população negra neste setor estratégico para o desenvolvimento do país e impulsionamos nossa cultura exportadora”, completa o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

“O Raízes Comex é uma ponte para reduzir desigualdades e conectar talentos a um setor vital para a economia. Cada vaga ocupada por uma pessoa negra em Comércio Exterior é uma porta aberta para que talentos antes invisibilizados possam contribuir com o país, mostrando ao mundo que o Brasil valoriza sua diversidade como ativo econômico “, afirma Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC.

  Serviço:

Inscrições para o curso gratuito de Assistente de Serviços de Comércio Exterior

As vagas estão distribuídas em duas fases. São 20 vagas por cidade:

* de 3 a 30 de junho: Rio Grande (RS); Fortaleza (CE); Joinville e Itajaí (SC); Santos (SP); Recife (PE); Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA);

* de 1 a 31 de julho: Paranaguá (PR) e Vitória (ES).


Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Senac Departamento Nacional

Ex-Libris Comunicação Integrada

Cristina Freitas (21) 99431-0001 – cristina@libris.com.br

Andreia Constâncio (24) 99857-1818 - andreia@libris.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!