Atos eletrônicos já somam 22% dos serviços prestados em Cartórios do Rio de Janeiro | Rio das Ostras Jornal

Atos eletrônicos já somam 22% dos serviços prestados em Cartórios do Rio de Janeiro

Passados cinco anos da criação da plataforma e-Notariado, atos online de compra e venda de imóveis, divórcios, testamentos, procurações, inventários e até reconhecimento de firmas cresce a cada ano 

A preferência do fluminense pelo uso da tecnologia chegou de vez a um dos setores mais tradicionais da sociedade. Cinco anos após o início da prática de atos online em Cartórios de Notas do Rio de Janeiro, a busca por serviços eletrônicos de escrituras de compra e venda de imóveis, divórcios, inventários, testamentos, procurações, entre outros do dia a dia da população, já representa 22% do total de atos realizados no estado, totalizando mais de 133 mil atos praticados desde maio de 2020.

Levantamento inédito realizado pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), entidade que reúne os mais de 8 mil Tabelionatos de Notas brasileiros, mostra que o percentual de atos online vem crescendo rapidamente ano a ano no estado, passando de 5% no segundo ano de vigência da norma para 9% no terceiro ano, saltando para 15% no quarto ano, até representar, neste quinto ano, 22% do total de atos praticados.

"A evolução contínua dos atos notariais eletrônicos evidencia a integração da sociedade à tecnologia. A possibilidade de realizar serviços de forma remota, com total validade jurídica, trazendo mais conforto e segurança, tem impulsionado a adesão da população e reforçado a confiança no sistema notarial”, destaca a presidente do CNB/RJ, Edyanne Frota. “Esse avanço reflete o compromisso permanente do notariado com a modernização e com a oferta de serviços eficientes, acessíveis e seguros para toda a sociedade."

Regulamentada nacionalmente por uma norma do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável pela fiscalização dos Cartórios em todo o país, a plataforma nacional unificada e-Notariado (www.e-notariado.org.br) surgiu em maio de 2020, durante a pandemia da Covid-19. Desde então, incorporou novos módulos e hoje permite a prática de 100% dos atos notariais em meio eletrônico. Isto é, desde um inventário com múltiplos herdeiros, passando por uma procuração, ou mesmo um reconhecimento de firma, podem ser feitos de forma online, sem qualquer tipo de deslocamento ou intermediário.

Em números absolutos, entre maio de 2020 e maio de 2021 foram realizados 4.464 atos digitais no Rio de Janeiro. No período seguinte, o número passou para 13.298, um aumento de 197%. Já no terceiro intervalo de anos, o total saltou para 23.459 atos digitais, um crescimento de 76%. O quarto intervalo anual trouxe novo crescimento, desta vez para 37.609 atos eletrônicos, atingindo, neste último período, a marca de 54.966 serviços online, um aumento de mais de 1.131% em relação ao primeiro ano.

O modelo de atos notariais eletrônicos implantado no Brasil tem se tornado referência em âmbito global, tendo sido indicado pela União Internacional do Notariado (UINL), entidade que reúne 92 países que adotam o mesmo sistema notarial que o brasileiro, a indicar a experiência do país para a Conferência “Law, Justice and Development Week 2025”, promovida pelo Banco Mundial, em Washington DC, em novembro deste ano.

Atos Digitais

Para realizar os serviços dos Cartórios de Notas de forma online, o usuário deverá emitir um certificado digital notarizado – que pode ser feito gratuitamente e online pela plataforma www.e-notariado.org.br -, procedimento no qual o tabelião fará a identificação do cidadão e o vinculará àquele certificado para assinar seus documentos online, e que terá validade de três anos. A partir daí ele pode solicitar qualquer ato online, agendando uma videoconferência com o tabelião de notas de sua preferência e assinando eletronicamente seus documentos, inclusive por meio de seu aparelho celular.

No caso dos reconhecimentos de firmas, o cidadão deverá acessar a plataforma www.enotassina.com.br, enviar o documento que necessita ter a assinatura reconhecida, indicar quais são as pessoas que precisam assina-lo, realizar a assinatura de forma eletrônica e remeter o documento ao destinatário final, em um serviço que levará poucos minutos e terá o mesmo preço que o ato físico, feito no balcão dos Cartórios e que é tabelado por lei estadual em cada um dos Estados do país.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade