A plataforma moderniza os processos do Banco de Empregos,
proporcionando maior agilidade tanto para empregadores quanto para
cidadãos em busca de oportunidades. Fotos: Matheus Müller
Nova plataforma SIBEM
moderniza cruzamento de dados e facilita acesso de candidatos, empregadores e
trabalhadores
Diminuir o desemprego e facilitar a inserção da população no mercado de trabalho são algumas das prioridades da atual gestão. Para atender a essa demanda, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a equipe de Desenvolvimento e Soluções de Sistema da Tecnologia da Informação da Prefeitura, lançou o novo Sistema do Banco de Emprego – SIBEM.
A plataforma moderniza os processos do Banco de Empregos, proporcionando maior agilidade tanto para empregadores quanto para cidadãos em busca de oportunidades.
Com tecnologia de ponta, o novo SIBEM permite um alto desempenho e integração simplificada, trazendo maior eficiência ao processo seletivo. Entre as novidades está o cadastro online para empregadores, que poderão se registrar no site da Prefeitura, criar login e senha para disponibilizar e gerenciar vagas.
O sistema também oferece autonomia no cadastro de vagas, permitindo que empresas detalhem benefícios, cursos exigidos, conhecimentos extras, carga horária, tipo de vaga e tempo de experiência desejado.
Para aprimorar o direcionamento das oportunidades, o sistema cruza dados para encaminhar candidatos que atendam ao perfil especificado pelos empregadores, reduzindo encaminhamentos indevidos. Além disso, os empregadores poderão visualizar a lista de candidatos encaminhados e registrar informações como comparecimento à entrevista, desclassificação ou efetivação do profissional.
Já os trabalhadores terão acesso a um cadastro de currículo detalhado, incluindo cargos desejados, cursos complementares, tempo de experiência, escolaridade e categoria de habilitação. Também poderão realizar o cadastro online, efetuar login e visualizar as vagas compatíveis com seu perfil profissional.
O novo sistema traz ainda ferramentas para a gestão do Banco de Empregos, como um painel de controle com gráficos, estatísticas e relatórios gerenciais, permitindo a tomada de decisão baseada em dados. Outras funcionalidades incluem auditoria e notificações em tempo real, garantindo que empregadores, candidatos e novas vagas sejam cadastrados de forma monitorada.
Segundo o programador responsável pelo projeto, Isaque Neves, o novo sistema representa um avanço significativo para a plataforma. “O sistema foi desenvolvido com tecnologia de ponta, uma revolução tecnológica em comparação ao sistema anterior, que estava totalmente defasado e era utilizado na prefeitura há mais de dez anos”, afirmou.
A analista de sistemas Cintia Santos destacou a otimização do processo de seleção proporcionada pela nova ferramenta. “Com esses novos recursos, o novo SIBEM otimizará o processo de seleção, aproximando de modo mais eficaz empregadores e candidatos. Além disso, permitirá um controle maior da gestão”, explicou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo
Peleteiro, ressaltou a importância da modernização do Banco de Empregos para a
economia local. “Estamos investindo em tecnologia para facilitar o acesso da
população ao mercado de trabalho e garantir que as empresas encontrem os
profissionais mais qualificados de forma ágil e eficiente”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!