2/12/2025

Avião Russo Viola Espaço Aéreo da Polônia no Mar Báltico, Diz Exército Polonês

(Imagem ilustrativa/ Gazeta Brasil)

O exército da Polônia informou que um avião russo violou brevemente o espaço aéreo sobre as águas territoriais do país, membro da OTAN, na terça-feira, no mais recente incidente sobre o Mar Báltico, uma região estrategicamente importante.

A Polônia, um aliado fiel da Ucrânia devastada pela guerra, faz fronteira com o enclave russo de Kaliningrado e tem pedido maior proteção do Mar Báltico contra atos de sabotagem.

 “Um avião Su-24MR das Forças Armadas da Federação Russa violou o espaço aéreo sobre as águas territoriais da Polônia”, disse o Comando Operacional do país em um comunicado.

O exército afirmou que o avião, que estava voando de Kaliningrado, permaneceu no espaço aéreo polonês por um minuto e 12 segundos e chegou a voar até 6,5 quilômetros (quatro milhas) dentro do território polonês.

 “Os serviços de controle do espaço aéreo polonês entraram em contato com a parte russa, que confirmou a violação do espaço aéreo polonês”, acrescentou o comunicado.

A Polônia afirmou que o exército russo atribuiu a violação a uma “falha no sistema de navegação do avião Su-24MR”.

O incidente ocorreu um dia após o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, anunciar um plano de investimentos recorde focado em segurança e falar sobre a necessidade de “proteger o Mar Báltico de atos de desvio e sabotagem”.

Nos últimos meses, vários cabos submarinos de telecomunicações e eletricidade foram cortados em águas do Mar Báltico.

 “O Mar Báltico se tornou praticamente um mar interno dos países da OTAN, do mundo ocidental”, afirmou Tusk na segunda-feira.

Em 2023, a Polônia afirmou que um míssil russo atravessou seu espaço aéreo ao passar pela fronteira com a Ucrânia, enquanto Moscou bombardeava a Ucrânia com uma série de ataques de drones e mísseis.

Em novembro de 2022, um míssil de defesa aérea ucraniano caiu na aldeia polonesa de Przewodow, perto da fronteira, matando dois civis.

Inicialmente, houve dúvidas sobre se o míssil era russo, o que gerou preocupações de que a OTAN pudesse se envolver diretamente na guerra.

 Com informações da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!