segunda-feira, janeiro 06, 2025

Mais de 30 golfinhos são encontrados mortos após vazamento de petroleiro na Rússia


Trinta e dois golfinhos foram encontrados mortos após entrarem em contato com óleo combustível vazado de dois navios-tanque atingidos por uma tempestade no Estreito de Kerch, que separa a Península da Crimeia, ocupada pela Rússia, da região de Krasnodar. O acidente ocorreu há três semanas.

O Centro de Pesquisa e Resgate de Golfinhos de Delfa, na Rússia, afirmou que as mortes dos animais estão “muito provavelmente relacionadas ao vazamento de óleo combustível”, conforme informou a rede americana CBS News. Desde o início da emergência, 61 cetáceos foram registrados, mas 29 deles já apresentavam sinais de morte anterior ao vazamento.

Segundo o Ministério de Emergências da Rússia, mais de 96 mil toneladas de areia e solo contaminados foram removidas por autoridades e voluntários ao longo da costa das regiões de Anapa e Temryuk. Apesar dos esforços de limpeza, ventos fortes e ondas levaram óleo para algumas praias, dificultando a contenção do desastre ambiental.

O incidente teve início quando o navio Volgoneft-212, carregando 4,3 mil toneladas de petróleo, foi severamente danificado durante uma tempestade, liberando cerca de 4 mil toneladas de óleo a 8 quilômetros da costa. A embarcação se partiu ao meio antes de começar a afundar. Dos 14 tripulantes, um morreu e 11 foram hospitalizados em Anapa com hipotermia, sendo que dois permanecem em estado grave.

Pouco depois, o petroleiro Volgoneft-239 ficou à deriva e encalhou a cerca de 80 metros da costa de Krasnodar. Apesar da carga de 4 mil toneladas de petróleo, não foram registrados vazamentos. Os 14 tripulantes permanecem a bordo, mas estão em contato com a Marinha russa e não correm risco imediato.

As autoridades investigam as causas do acidente e trabalham na limpeza da área. O mau tempo é apontado como um fator determinante para o desastre, que, além de danos ambientais significativos, deixou uma vítima fatal e dois feridos graves entre os tripulantes.

Gazeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!