quinta-feira, janeiro 02, 2025

Caixas-pretas do avião da Embraer que caiu no Cazaquistão chegam ao Brasil


As caixas-pretas com as gravações da cabine do avião que caiu no Cazaquistão na última semana chegaram ao Brasil e serão analisadas por técnicos da Força Aérea Brasileira (FAB). A chegada das caixas foi confirmada pela FAB nesta quinta-feira (02). A aeronave, um Embraer 190 da Azerbaijan Airlines, decolou de Baku, no Azerbaijão, no dia 25 de dezembro, e caiu ao tentar pousar em Aktau, no Cazaquistão.

O avião tinha como destino a cidade russa de Grózni, capital da Chechênia, mas foi forçado a realizar um pouso de emergência perto de Aktau. O acidente resultou na morte de 38 pessoas, e outras 29 ficaram feridas.

As caixas-pretas serão degravadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), referência mundial na investigação de acidentes aeronáuticos. Técnicos da FAB informaram que investigadores do Cazaquistão, Azerbaijão e Rússia acompanharão o processo de degravação dos dados, que será conduzido no Brasil.

Os dados extraídos serão entregues à Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão, responsável pela análise e investigação do acidente. Embora ainda não se saiba a causa exata do incidente, existe a suspeita de que disparos russos tenham derrubado a aeronave. No sábado (28), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, entrou em contato com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, para se desculpar pelo que classificou como um trágico incidente no espaço aéreo russo. Embora não tenha assumido responsabilidade pelo ocorrido, o Kremlin informou que, naquele momento, três cidades russas estavam sob ataque de drones ucranianos, o que teria levado os sistemas de defesa a agir para repelir os ataques.

Em nota, a FAB explicou que o domínio de tecnologias de animação em realidade virtual 3D, com visualização completa do voo, permitirá aos investigadores compreender com maior precisão vários parâmetros do acidente, como a trajetória da aeronave, sua velocidade, altitude, funcionamento dos sistemas e a atuação dos comandos de voo.

Gazeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!