quinta-feira, dezembro 26, 2024

Ucrânia Acusa Rússia de Derrubar Avião no Cazaquistão


O Conselho de Segurança e Defesa da Ucrânia apontou a Rússia como responsável pela queda de um avião da Azerbaijan Airlines, que caiu nesta quarta-feira (25) nas proximidades de Aktau, no Cazaquistão, deixando 38 mortos e cerca de 30 feridos. A aeronave fazia o trajeto de Baku, capital do Azerbaijão, para Grozny, na região russa da Chechênia.

De acordo com Andri Kovalenko, chefe do Centro de Combate à Desinformação do Conselho de Segurança e Defesa da Ucrânia, o avião foi atingido por um sistema de defesa aérea russo. “Nesta manhã, o avião ‘Embraer 190’ da Azerbaijan Airlines, que voava de Baku para Grozny, foi derrubado por um sistema de defesa aérea russo”, afirmou Kovalenko por meio de seu canal no Telegram.

O incidente ocorreu enquanto a defesa antiaérea russa supostamente estava ativa em resposta a um ataque ucraniano em Grozny. As declarações recentes das autoridades ucranianas parecem apoiar parcialmente essa hipótese.

O avião havia solicitado um pouso de emergência após duas horas de voo, mas foi negado devido à névoa em Grozny. Nesse contexto, foi redirecionado para Majachkalá, em Daguestão, e finalmente para Aktau, no Cazaquistão, onde acabou se estrellando.

Kovalenko criticou as autoridades russas, afirmando que elas deveriam ter “fechado o espaço aéreo sobre Grozny”. Ele acrescentou que o avião “danificado pelos russos” foi enviado para o Cazaquistão, em vez de ser facilitado um “aterrissagem de emergência em Grozny”, o que poderia ter “salvado vidas”.

O acidente está sendo investigado, e as autoridades cazaques e azeris já forneceram explicações preliminares. Enquanto algumas versões indicam que o avião foi atingido por uma revoada de pássaros, outras sugerem a explosão de uma garrafa de oxigênio a bordo, o que teria causado a perda de controle pelos pilotos.

O Ministério dos Transportes do Cazaquistão informou que a bordo do avião estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos. Entre os 29 sobreviventes, estão dois crianças e cidadãos do Azerbaijão, Rússia, Cazaquistão e Quirguistão, todos transferidos para hospitais.

Segundo a agência de notícias estatal russa Ria Novosti, 11 dos feridos estão em estado grave. O Azerbaijão declarou luto nacional para esta quinta-feira (26).

O acidente ocorre em um contexto de alta tensão entre Ucrânia e Rússia, onde as operações militares e os incidentes envolvendo sistemas de defesa aérea têm se intensificado. As declarações da Ucrânia adicionam um novo nível de controvérsia ao caso, enquanto se aguarda uma resposta oficial das autoridades russas.

(Com informações da Europa Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!