Desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, iniciativa visa ampliar a frota de veículos pesados abastecidos a GNV no Rio
A Naturgy, distribuidora de gás
natural do estado do Rio de Janeiro, investe continuamente no mercado de GNV e
acaba de anunciar investimentos na ordem de R$ 300 milhões em infraestrutura
para atender ao projeto dos Corredores Sustentáveis. Coordenada pela Secretaria
de Estado de Energia e Economia do Mar, a iniciativa pioneira permite que caminhões
e ônibus abasteçam com GNV e trafeguem entre os estados da região Sudeste,
emitindo menos gases poluentes e de efeito estufa e, também, gerando menos
poluição sonora. O primeiro corredor foi implantado na Dutra e a rodovia
Washington Luís também já conta com postos adaptados. Atualmente, já são 11
postos nas duas rodovias. Com a conversão dos veículos pesados, a expectativa é
aumentar ainda mais a demanda por GNV no estado do Rio, que é o maior
consumidor do combustível no país.
“A expectativa é que outras
rodovias que ligam o Rio de Janeiro aos estados de São Paulo (BR 101 / Rio -
Santos), Minas Gerais (BR 040) e Espírito Santo (BR 101 / Rio – Vitória) também
tenham novos postos adaptados. Está no planejamento ainda o abastecimento de
rodovias estaduais com grande circulação de caminhões, como RJ 104, RJ 106, RJ
124, entre outras. Existem mais de 100 postos de combustíveis nestas rodovias.
No nosso mapeamento inicial, identificamos que mais de 30 postos já teriam as
condições mínimas para abastecimento de veículos pesados”, explica Giselia
Pontes, diretora comercial da Naturgy.
Hoje, o Rio de Janeiro já é líder
em GNV, com aproximadamente 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de
700 postos instalados. Ao ampliar o mercado para atender a frota pesada, além
do desenvolvimento econômico, o estado contribui para uma solução mais
sustentável no transporte de cargas e de passageiros. A substituição do diesel
pelo gás natural representa redução de emissão de CO2 em torno de 20%, além de
diminuição de mais de 90% de material particulado (fumaça preta), contribuindo
para a melhora da qualidade do ar e consequentemente para a saúde das pessoas.
“Sabemos que existem mais de
1.000 caminhões movidos a GNV circulando nas rodovias que interligam os estados
do Sudeste diariamente. Para que este número continue aumentando, é preciso
investir em infraestrutura de abastecimento e, neste sentido, a Naturgy está
desempenhando um papel fundamental. O Rio de Janeiro já é referência em
abastecimento de GNV para veículos leves e temos certeza que ter uma ampla rede
preparada para os pesados incentivará cada vez mais a venda de caminhões
movidos a GNV”, afirma a executiva.
Entre as características para
atender aos veículos pesados, os estabelecimentos precisam contar com área de
manobra e testeira com altura mínima de 6 metros. Além disso, é necessário
adaptar o sistema para alta vazão ou investir em novo sistema de abastecimento.
Postos que não ainda não abastecem a GNV podem solicitar análise de viabilidade
para ligação no site da Naturgy.
Naturgy também é
parceira do RJ Mobilidade Sustentável
No último dia 16 de dezembro, o
Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de
Energia e Economia do Mar, da Secretaria de Estado de Transportes e do
Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ), foi lançado o projeto-piloto
RJ Mobilidade Sustentável. Desde esta data, as linhas Rio de Janeiro x Barra
Mansa e Duque de Caxias x Barra da Tijuca contam com ônibus movidos a GNV.
Durante a cerimônia de lançamento
do programa, Katia Repsold, destacou a importância da iniciativa em termos de
sustentabilidade e desenvolvimento para o estado do Rio. “Resultado da parceria
entre diferentes secretarias e a iniciativa privada, estes ônibus que vamos
conhecer hoje serão a pedra fundamental de um caminho para um transporte
público mais verde. A transição energética é mais que uma demanda da sociedade,
é uma necessidade do planeta. O Rio de Janeiro vem dando um grande exemplo para
o país, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa”,
ressaltou a executiva.
Considerando apenas a frota de
ônibus intermunicipais, há possibilidade de adaptar até 6 mil ônibus.
“Inicialmente, os ônibus destas duas linhas do projeto piloto serão abastecidos
em postos de combustíveis já adaptados para frota pesada. Ainda não existem
garagens abastecidas com GNV, mas isto é totalmente possível. Com o sucesso do
projeto e futura compra de mais ônibus movidos a GNV para circulação diária nas
linhas municipais ou intermunicipais, a Naturgy poderá abastecer garagens que
já estejam sobre a rede de gás ou ainda levar infraestrutura de rede até as
mais distantes”, explica Giselia Pontes.
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