Para evitar prejuízos aos
consumidores, o Procon de Rio das Ostras vai realizar, no dia 29 de novembro, a
Operação Black Friday, uma ação em parceria com a 52a Subseção da Ordem dos
Advogados do Brasil (OAB).
Neste dia, data da Black Friday,
será montado um Posto Avançado de Atendimento na Praça José Pereira Câmara, no
Centro, das 9h às 16h, que ficará à disposição de toda população, tirando
dúvidas e distribuindo material informativo.
O objetivo da operação é orientar
os consumidores sobre os seus direitos e fiscalizar os estabelecimentos
comerciais, para garantir o cumprimento das ofertas e evitar práticas abusivas,
como maquiagem de preços, propaganda enganosa, venda casada e a comercialização
de produtos com defeito.
“Desconfie de promoções muito
vantajosas. Uma das orientações importantes é que o consumidor compre em sites
confiáveis”, esclarece o coordenador executivo do Procon de Rio das Ostras, Gil
Natividade.
DICAS PARA OS CONSUMIDORES –
O Procon de Rio das Ostras destacou algumas dicas para os consumidores não
caírem em golpes. Confira:
– Guarde provas da oferta: Salve
capturas de tela das promoções, com o preço, o nome do produto e as condições
anunciadas para eventual necessidade de reclamação;
– Desconfie se o valor do produto
estiver muito abaixo do preço de mercado, mesmo sendo uma Black Friday, pois
pode ser indício de golpe;
– Pesquise sobre a loja online e
verifique se há reclamações;
– Evite acessar sites por links
recebidos em mensagens;
– Fique atento à URL dos sites em
que você fornece dados pessoais, observe se a conexão é segura, verificando se
há um pequeno cadeado no canto superior ou inferior da página;
– Desconfie de links encaminhados
via WhatsApp ou SMS e tenha cuidado com ofertas tentadoras ou anunciadas nas
redes sociais, especialmente se vierem de lojas desconhecidas;
– Ao efetuar as compras, dê
preferência ao cartão de crédito. Cuidado com sites que somente aceitam receber
por boleto, PIX ou transferência bancária, pois, se houver algum problema com a
compra, será mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco;
– Se optar em pagar por boleto ou
PIX, antes de concluir o pagamento, certifique os dados do beneficiário;
– Nunca informe dados do cartão
de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicitar essas
informações;
– Todo site deve exibir o CNPJ da
empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico ou o
endereço eletrônico em que a loja pode ser encontrada;
– A página on-line também é
obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o Serviço de
Atendimento ao Consumidor (SAC);
– Prefira comprar de lojas
conhecidas ou indicadas por amigos e familiares. Pesquise a reputação em sites
que avaliam lojas virtuais. Os comentários de consumidores nas redes sociais
podem servir de suporte nesse caso.
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