9/18/2024

Aeronave da Marinha envolvida em incidente no RJ participou de missões humanitárias em 30 anos de atividade

Helicóptero da Marinha bate em fios, em São Pedro da Aldeia, 
e deixa trânsito parado — Foto: Rodrigo Marinho/g1

Helicóptero, do modelo UH-14 Super Puma, foi incorporado a Marinha no ano de 1987 e operou até 2017. Na quinta-feira (12), aeronave agarrou em fios ao ser transportada por um caminhão em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.

A aeronave envolvida em um incidente em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, atuou durante 30 anos na Marinha do Brasil.

O helicóptero, do modelo UH-14 Super Puma, foi incorporado a Marinha no ano de 1987 e operou até 2017.

De acordo com a Marinha, ela foi muito utilizada em diversas missões em prol da população brasileira, como missões humanitárias no Brasil e no exterior.

Além de ter atuado como apoio, em 2011, em Nova Friburgo, durante a maior tragédia climática da cidade, a o helicóptero também foi usado no contingente brasileiro no Haiti, além de Evacuações Aeromédicas (EVAM), combate a incêndio, Busca e Salvamento (SAR), entre outras.

A aeronave agarrou em fios ao ser transportada por um caminhão na quinta-feira (12). Vários fios ficaram agarrados no rotor da aeronave - peça que fica próximo às hélices, que foram removidas para o transporte - e ficaram espalhados pela pista sentido Iguaba Grande.

O helicóptero estava sendo transportada para Itajubá, em Minas Gerais, quando o incidente aconteceu.

A Marinha do Brasil explicou que a aeronave não está mais em uso e por isso, foi cedida para a prefeitura de Itajubá e ficará em exposição na cidade.

A exemplo de como tem em São Pedro da Aldeia, onde duas aeronaves da Marinha estão em exposição em dois lugares diferentes.

A mais recente foi inaugurada em 2020, quando a aeronave militar modelo AF-1 Skyhawk foi instalada na orla da Praia do Centro.

Aeronave AF-1 Skyhawk é instalada em exposição permanente
 em São Pedro da Aldeia, no RJ — Foto: André Dias/Inter TV

Por Larissa Vilarinho, g1 — São Pedro da Aldeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!