1/05/2024

Defesa Civil de Petrópolis aciona sirenes no Distrito de Itaipava e monitora risco de inundação

Região do Vale do Cuiabá, em Itaipava, acumulou o maior 
índice pluviométrico — Foto: Reprodução redes sociais

Choveu a madrugada inteira desta quinta-feira (4). A região do Vale do Cuiabá acumulou o maior índice pluviométrico.

A Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, acionou as sirenes na manhã desta quinta-feira (4) na região do Vale do Cuiabá, no distrito de Itaipava.

A área atingiu os protocolos de risco de inundação e foi preciso, inclusive, abrir um ponto de apoio, localizado na quadra do Boa Esperança. Mas em nova atualização, divulgada na manhã desta quinta, a Prefeitura disse que ponto de apoio foi desmobilizado, já que houve diminuição dos acumulados de chuva.

Na cidade, choveu a madrugada toda e o maior índice pluviométrico foi registrado no Vale do Cuiabá, onde ocorreu o acionamento das sirenes.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado na região, em 24 horas, já ultrapassa 83 milímetros.

O secretário de Defesa Civil, Cel. Gil Kempers, explicou que monitora o risco hidrológico (inundação), já que a região também recebe as águas das montanhas.

Nenhuma ocorrência foi registrada no município até a última atualização desta reportagem.

Emissão de alerta

A Defesa Civil emitiu, às 9h desta quinta-feira (4), alerta via SMS de previsão de chuva de intensidade fraca a moderada contínua. Além disso, também estão previstas ocasionais pancadas de chuva, de maior intensidade, devido à atuação de um sistema de baixa pressão na região costeira, o que mantém o tempo instável em Petrópolis.

A Defesa Civil pede que a população fique atenta às próximas atualizações.

Pede para que os moradores evitem áreas alagadas e fiquem atentos aos sinais de deslizamentos.

Em caso de emergência, é preciso ligar para o 199 da Defesa Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros.

Para cadastrar o CEP para receber os alertas é preciso enviar mensagem de texto para o número 40199. O boletim meteorológico atualizado pode ser acessado no link: www.petropolis.rj.gov.br/boletim.

Por Carlos Miranda, g1 — Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!