Com chegada do período chuvoso atenção deve ser redobrado para evitar doenças transmitidas pelo mosquito
A Secretaria de Saúde de Rio
das Ostras, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, realiza um
trabalho diário de combate ao vetor da dengue, inclusive aos finais
de semana. Os mais de 100 agentes de saúde visitam domicílios de todo o
Município, principalmente os lugares com maior incidência
de infestação de mosquitos.
O Município também realiza
a verificação quando um caso de dengue é
notificado. A equipe de agentes vai até o local e faz
o bloqueio a fim de evitar a proliferação do mosquito. Além disso, a
Secretaria de Saúde faz a busca ativa, com agentes na UPA, Pronto-Socorro e
Hospital Municipal para identificar pacientes com sintomas da dengue. Assim que
são identificados, a equipe vai à localidade onde o paciente mora para a
vistoria.
O pior período de notificações de
casos na Cidade este ano foi entre os meses de abril a
julho. Mas, prontamente, o trabalho de rotina foi
ainda mais intensificado e nos últimos meses (setembro e
outubro) houve queda de notificações em 62%.
Os servidores também visitam
os estabelecimentos comerciais, mas a contribuição
da população é fundamental, já que o único jeito de prevenir a
dengue é o combate coletivo ao Aedes aegypti. Alguns cuidados são
essenciais para manter o ambiente sempre limpo,sem acúmulo de
água em locais abertos, evitando assim a proliferação de mosquitos.
CRIADOROS - O Aedes
aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam
acumular água parada, domiciliares e peridomiciliares. Os mais comuns são pneus
sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água
descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários sem uso. A fêmea do mosquito
pode, também, depositar seus ovos nas paredes internas de bebedouros de animais
e em ralos desativados, lajes e em plantas como as bromélias.
CUIDADOS PARA EVITAR A
PROLIFERAÇÃO – Algumas orientações contribuem para evitar a
proliferação do mosquito. Dentre elas, estão:
– Evite usar pratos nos
vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
– Guarde garrafas com o
gargalo virado para baixo;
– Mantenha lixeiras
tampadas;
– Deixe os tanques
utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura,
principalmente as caixas d’água;
– Plantas como bromélias
devem ser evitadas, pois acumulam água;
– Trate a água da piscina
com cloro e limpe-a uma vez por semana;
– Mantenha ralos fechados e
desentupidos;
– Lave com escova os potes
de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
– Retire a água acumulada em
lajes;
– Limpe as calhas, evitando
que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
– Dê descarga, no mínimo uma
vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre
fechada;
– Evite acumular entulho,
pois podem se tornar criadouros do mosquito.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!