Um grupo de 34 brasileiros que
aguarda em Khan Younis, na Faixa de Gaza, para voltar ao Brasil ficou fora da
terceira lista de estrangeiros autorizados a deixar a região pela passagem de
Rafah, no Egito, nesta sexta-feira (3).
A passagem foi aberta na
quarta-feira (1º) para permitir que os portadores de passaportes estrangeiros
possam sair do território palestino, que foi bombardeado por Israel em maio
deste ano.
Os países contemplados nesta
terceira lista foram Alemanha, Estados Unidos, Itália, Indonésia, México e
Reino Unido. No total, 571 pessoas foram autorizadas a deixar Gaza, incluindo
367 norte-americanos e 127 britânicos.
A liberação dos estrangeiros é
resultado de um acordo entre o governo do Catar com Israel, Egito e o Hamas.
O ministro das Relações
Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou por telefone na quinta-feira (2)
com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry. Segundo o Itamaraty, Vieira reiterou o
pedido da liberação para os brasileiros para que possam entrar em território
egípcio e serem repatriados.
Com esse contato, já são cinco as
vezes em que o ministro se reuniu com as autoridades egípcias para tratar da
liberação dos brasileiros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!